Leia o texto, analise as figuras e resolva a questão.
Os jabutis formam um grupo de tartarugas que passam o tempo todo na terra e não na água. Justamente por isso, suas patas são adaptadas a uma vida de caminhadas e possuem a forma de colunas, lembrando as patas de elefantes.
Os jabutis têm grande longevidade. Vivem cerca de 80 anos, mas há espécies
que chegam aos 120 ou mais. (foto: Geoff Gallice / Creative Commons).
Atualmente, os cientistas conhecem cerca de 60 espécies de jabutis no mundo. Mas a caça ilegal e a destruição dos habitats onde esses animais vivem fez com que algumas espécies desaparecessem para sempre, e quase todas as outras estão ameaçadas de extinção.
Gigantes ilhados
Na costa do Equador, na América do Sul, existe um arquipélago chamado Galápagos. Lá vivem jabutis gigantes, com mais de 1,2 metro de comprimento, que podem pesar 300 quilos! O interessante é que quase todas as ilhas de Galápagos possuem sua própria espécie de jabuti gigante, mas algumas, infelizmente, foram extintas pelos seres humanos no passado. Galápagos são o lar do jabuti mais famoso do mundo: o “Solitário George”, último sobrevivente da espécie Chelonoidis abingdonii, nativa da ilha de Pinta, também conhecida como Ilha de Abingdon (daí o nome científico deste tipo de jabuti).
O nome Galápagos tem origem em uma palavra em espanhol antigo cujo significado é “sela”. Isso porque a forma do casco de algumas espécies de jabutis do arquipélago lembra uma sela de cavalo, como a espécie do Solitário George, Chelonoidis abingdonii.
Disponível em: http://chc.cienciahoje. Acesso em: 26 mar. 2012.
Muitas espécies de jabuti estão ameaçadas de extinção devido à caça ilegal e à destruição do habitat desses animais.
Explique por que o ambiente é importante para a manutenção das espécies.