A ilustração seguinte refere-se a uma estrutura celular.
NÃO é funçãoo realizada por essa estrutura, a(o):
Questões relacionadas
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Em exames de ultrassonografia, utilizam-se ondas mecânicas de frequência 3,0 × 106 Hz. Sabendo que essas ondas se propagam no tecido gorduroso com velocidade aproximada de 1,5 × 103 m/s, seu comprimento de onda, em metros, ao se propagar nesse tecido vale
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.2 Sinestesia, Metonímia e Catacrese
Texto base: Texto para a questão 2 Aquarela Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela; chovendo
Cheiro de chão que amanhece.
Estavas sob a latada
Quando te abri a janela. Cheiro de jasmim-laranja
Pelos jardins anoitece;
Junto a papoulas dobradas,
Num canteiro florescendo,
A tua saia singela. Macaibeiras
Cheiro de flor amarela... Não sei se és tu, se eras outra,
Não sei se és esta ou aquela,
A que não quis nem me quer,
Fugindo sob a latada
Nessa tarde de aquarela. Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela... CARDOZO, Joaquim. Signo Estrelado. In: Poesia completa e prosa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008, p. 193. Vocabulário:
Macaibeira ou macaubeira – palmeira comum desde a América Central até a região Sudeste do Brasil.
Latada – caramanchão, alpendre de casa rústica.
Enunciado:
Para descrever o jardim ao entardecer, o eu lírico mistura as sensações ou as percepções pelos cinco sentidos (sinestesia).
Assinale a alternativa que contém sinestesia:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
PAPAI NOEL EXISTE!
Gurilândia entrevista o bom velhinho
Como o tema do concurso Repórter Guri Fotográfico é Papai Noel dos meus sonhos, o Gurilândia resolveu entrevistar alguém especial: o bom velhinho!!!
Como é a vida de Papai Noel?
É uma vida voltada para as crianças. É preciso ter dom. Algumas crianças são esclarecidas e outras chegam aqui com um certo temor. Pensam que sou um juiz e que vou julgá-las pelos erros que tenham praticado.
Você dá todos os presentes que lhe pedem?
Não sou de prometer. Quando pedem determinadas coisas digo: “Não sei se tenho na reserva”. Digo que, se não levar no fim do ano, posso levar no meio do ano. Sempre respondo em comunhão com o pai e a mãe.
CRUZ, Márcia Maria.Papai Noel existe! Jornal Estado de Minas. 27 de nov. de 2010. Disponível em:
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2010/11/27/interna_gerais,194992/gurilandia-entrevista-o-bom-velhinho.shtml Acesso em: 27 de nov. de 2010.
Considerando a entrevista com o Papai Noel, as crianças
- Literatura | 5.2 Modernismo
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto*. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos, Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
*lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
(FUVEST 2016 1° FASE) Costuma se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
- Matemática | 10. Estatística
O índice pluviométrico é uma medida, em milímetro, que fornece a quantidade de precipitação de chuva num determinado local e num intervalo de tempo (hora, dia, mês e/ou ano). Os valores mensais do índice pluviométrico de uma cidade brasileira, no primeiro semestre, são mostrados no gráfico.
De acordo com a previsão meteorológica, o índice pluviométrico no mês de julho será igual ao índice do mês de junho somado à variação correspondente ao maior acréscimo, em milímetro, do índice pluviométrico entre dois meses consecutivos do semestre apresentado.
O índice pluviométrico, em milímetro, previsto para o mês de julho, na cidade considerada, será igual a