Texto base: Leia os textos a seguir e faça o que se pede na questão.
Texto 1 Ver o filho tomar um copo de leite faz a alegria da mãe, seja qual for a idade de ambos. Essa fama nutricional do leite obedece à lógica de aparência cristalina: somos animais mamíferos. (...) Para arrematar, é fonte inigualável de cálcio, indispensável para a formação do esqueleto e para impedir que mais tarde a osteoporose acabe com ele.
Os vegetais, principalmente as verduras de folhas escuras, como o brócolis, podem fornecer 250 miligramas de cálcio diárias para quem faça uso generoso deles. Mas, essa quantidade é insuficiente para as exigências do organismo: um grama por dia. Como um copo de leite, iogurte ou uma fatia de queijo contém de 250 a 300 miligramas, com os laticínios fica mais fácil atender às necessidades do nosso corpo. (Disponível em www.drauziovarella.com.br, acesso em 14/01/2010)
Texto 2 Nossos ossos parecem feitos de mármore, mas, na verdade, são porosos. Ao contrário do que se pode imaginar, eles estão em constante processo de recomposição, uma vez que são formados por células que vão sendo absorvidas e renovadas permanentemente. Com o passar da idade, a velocidade de absorção aumenta e a velocidade de formação das células ósseas diminui. Resultado: o esqueleto vai ficando progressivamente mais poroso, perde resistência aos esforços e começam a surgir fraturas especialmente no pulso, na coluna e nos quadris, às vezes causadas por pequenos impactos. Esse processo de rarefação que caminha do osso normal até o mais poroso chama-se osteoporose, doença para a qual existe prevenção e tratamento. (Disponível em www.drauziovarella.com.br, acesso em 14/01/2010)
Enunciado:
As pessoas idosas são propensas à osteoporose.
Escreva:
a) Um cuidado alimentar que pode contribuir para a prevenção a essa doença.
b) Uma medida que pode evitar quedas que gerem fraturas.