Texto base: Observe a charge a seguir e responda a questão. Fonte: FONTE: NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César: História do Brasil para Principiantes: 500 anos de idas e vindas. São Paulo: Ática. 2007. p
Enunciado:
A charge satiriza a tendência econômica do governo JK.
a) Explique a semelhança e a diferença entre os governos JK e Getúlio Vargas com relação à tendência econômica adotada.
b) Explique a postura adotada pelo Governo Dutra
Questões relacionadas
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UNIT) Pela primeira vez, especialistas conseguiram transformar células adultas humanas em células-tronco embrionárias. O feito foi realizado por meio de uma técnica de clonagem e recebido pela comunidade científica como um grande avanço e uma nova esperança para o tratamento de doenças hoje incuráveis.
(PELA primeira..., 2014).
Com base nos conhecimentos sobre diferenciação celular e células-tronco, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Quanto mais especializada é a célula, menor a sua capacidade de regeneração.
( ) O processo de diferenciação celular é universal em todos os reinos de seres vivos.
( ) Células cancerosas são exemplos de células desdiferenciadas, uma vez que realizam o processo inverso à diferenciação.
( ) As células humanas adultas apresentam a expressão de todo o genoma humano, uma vez que se originaram de uma mesma célula embrionária.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Matemática | 05. Matrizes
(FUVEST 2012 1ª FASE) Considere a matriz
em que a é um número real. Sabendo que A admite inversa A-1 primeira coluna é
a soma dos elementos da diagonal principal de A-1 é igual a
- História | 5.8 Independência dos EUA
(ESPM) Em 1773, procurando aliviar as dificuldades financeiras da Companhia das Índias Orientais, o governo britânico concedeu-lhe o monopólio do chá nas colônias. Os colonos reagiram e disfarçados de índios, patriotas de Boston, abordaram navios que transportavam chá, lançando a mercadoria nas águas do porto.
(H. C. Allen. História dos Estados Unidos da América)
A ação descrita pelo texto levou o parlamento britânico a promulgar, em 1774, as Leis Coercitivas ou, como foram chamadas pelos colonos, Intoleráveis. Tais leis:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
A absorção e o transporte de substâncias tóxicas em sistemas vivos dependem da facilidade com que estas se difundem através das membranas das células.Por apresentar propriedades químicas similares,testes laboratoriais empregam o octan-1-ol como modelo da atividade das membranas.A substância a ser testada é adicionada uma mistura bifásica do octan-1-ol com água,que é agitada e,ao final,é medido o coeficiente de partição octan-1-ol: água (Koa):
Koa =
Em que Coct é a concentração da substância na fase do octan-1-ol,e Ca a concentração da substância na fase aquosa.
Foram avaliados cinco poluentes de sistemas aquáticos: benzeno,butano,éter dietílico,fluorobutano e metanol.
O poluente que apresentou Koa tendendo a zero é o
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Conforme as vitórias militares aumentavam, cada vez mais Roma dependia do trabalho escravo. Para os romanos, os escravos eram simples "coisas" que se diferenciavam dos bois somente porque falavam. Grande parte deles tinha uma vida muito difícil, descansando apenas nos dias de festa. Comiam mal e vestiam-se com roupas muito simples.
Trabalhavam no plantio, na colheita, no pastoreio, na exploração das minas e nas pedreiras. Realizavam a construção de obras públicas, a limpeza das ruas, atividades artesanais e serviços domésticos. Havia também os escravos que trabalhavam para o divertimento do povo, como os gladiadores, os dançarinos e os músicos. Os escravos de origem grega eram considerados sábios e cultos; geralmente trabalhavam como professores para as famílias mais ricas e importantes.
Ter a palma das mãos ou a língua queimadas com ferro em brasa, ser surrado com varas ou até morrer ou ser crucificado eram castigos corporais comuns aos escravos que não respeitassem seus donos e suas ordens.
AQUINO, Rubim Santos Leão de. Fazendo a história: da pré-história ao mundo feudal. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1989.
O objetivo principal do texto é