Texto base: Analise os cartazes que foram produzidos durante a Primeira Guerra Mundial
Enunciado:
A partir das informações dos cartazes, analise os impactos da Primaria Guerra Mundial para a população civil europeia.
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
Em 1968, o físico russo Victor Veselago chamou a atenção para o fato de que nenhum princípio fundamental proíbe a existência de materiais com índice de refração negativo. (...) O fenômeno mais interessante previsto por Veselago aconteceria na interface entre um meio com índice de refração negativo e outro com índice positivo. Um raio de luz que incidisse sobre a fronteira entre os dois meios seria refratado para o lado “errado” da linha normal. Usando a lei de Snell, ao invés de cruzar essa linha, como ocorre quando ambos os meios têm índices de refração positivos, o raio permaneceria sempre do mesmo lado da normal.
Fonte: http://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/material_didatico/2011/refracao_negativa/refracao_negativa.html,
Acessado e adaptado em: 11 de julho de 2017.
Considere uma radiação monocromática que se propaga de um meio com índice de refração positivo, n1 = 1,0 para um meio com índice de refração negativo, n2 = - (3)-1/2, de espessura igual a h= 1,0 mm. Se o raio incidente forma um ângulo θ = 30°, segundo ilustra a figura, determine a coordenada x do ponto de onde o feixe emerge do meio 2.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Leia o poema.
Hospitalidade
Se seu país é assim –
tão bom –
por que não volta?
Alvim, Francisco. Elefante, São Paulo:
Companhia das Letras, 2000, p. 35.
O eu poético se dirige a alguém que:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Apresente para os alunos imagens da obra Vocabulário, de 1989, do artista argentino Leon Ferrari. Faça um debate breve com as impressões dos alunos e aponte para a não literalidade da obra, sobre a poesia das linhas e seus possíveis significados. Se quiser, apresente outras imagens deste ou de outros artistas para a inspiração.
- Peça para que cada aluno monte um alfabeto imaginário, pensado a partir das linhas.
- Depois de prontos os trabalhos devem ser afixados nas folhas maiores, centralizado, para uma exposição.
- Façam uma roda de conversas. Pode haver uma pequena brincadeira de adivinhar os significados das formas, como também vemos nos caracteres orientais.
Obra sugerida:
León Ferrari, Vocabulario, do livro do artista Imagens. 1989. Nanquim sobre papel. Disponível em: < http://66.media.tumblr.com/tumblr_lhdut1oxsa1qct9kxo1_r1_1280.jpg> , acesso 28 nov. 2016.
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Em uma sala de aula, três alunos resolveram fazer uma brincadeira de medição. Cada um escolheu um objeto próprio para medir o comprimento da lousa. O primeiro foi até a lousa e, usando o comprimento de um livro, verificou que era possível enfileirar 13 deles e ainda sobrava um pequeno espaço igual à metade do comprimento do livro. O segundo pegou seu lápis e começou a medir a lousa. No final, percebeu que esse comprimento era igual a 20 lápis. O terceiro, para economizar tempo, pegou uma régua graduada e mediu o comprimento do livro que o colega havia usado, obtendo 28 cm.
Com base nessas informações, qual é a medida mais aproximada do comprimento do lápis?
- Física | 4.4 Lentes e Visão
Durante as várias etapas exigidas para a liberação habilitação para condutores de veículos, uma que está diretamente relacionada com a saúde visual do futuro condutor é o exame oftalmológico. Apesar de ocorrer em uma parcela menor da população a hipermetropia é um defeito visual que pode ser causado por uma deformação do globo ocular ou por uma menor vergência do cristalino, e pode ser corrigida utilizando-se uma lente convergente.
Qual o esquema que melhor representa a formação da imagem (i) de um objeto distante, nesse tipo de problema visual?