11. Texto base:
CLICK MAGAZINE. London: September/October, 2013. p15
Enunciado:
This text is
Questões relacionadas
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
Considere o texto abaixo.
“Do ponto de vista territorial, uma pólis se divide em duas partes: a acrópole [...] e a ágora [...]. No entanto, se perguntássemos a um grego da época clássica o que era a pólis, provavelmente esta não seria sua definição: para ele a pólis não designava um lugar geográfico, mas uma prática política exercida pela comunidade de seus cidadãos. [...] Se no caso da pólis o conceito de cidade não se referia à dimensão espacial da cidade e sim à sua dimensão política, o conceito de cidadão não se refere ao morador da cidade, mas ao indivíduo que, pode participar da vida política.”
(ROLNIK, Raquel. O que é cidade. In: PETTA, Nicolina L. e OJEDA, A. B. História, uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, s\d, p. 17)
O conhecimento histórico e o texto permitem afirmar que na Grécia Antiga:
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
(FGV) Reverendo padre reitor, eu, Manoel Beckman, como procurador eleito por aquele povo aqui presente, venho intimar a vossa reverência, e mais religiosos assistentes no Maranhão, como justamente alterados pelas vexações que padece por terem vossas paternidades o governo temporal dos índios das aldeias, se tem resolvido a lançá-los fora assim do espiritual como do temporal, então e não tem falta ao mau exemplo de sua vida, que por esta parte não tem do que se queixar de vossas paternidades; portanto, notifico a alterado povo, que se deixem estar recolhidos ao Colégio, e não saiam para fora dele para evitar alterações e mortes, que por aquela via se poderiam ocasionar; e entretanto ponham vossas paternidades cobro em seus bens e fazendas, para deixá-las em mãos de seus procuradores que lhes forem dados, e estejam aparelhados para o todo tempo e hora se embarcarem para Pernambuco, em embarcações que para este efeito lhes forem concedidas.
João Felipe Bettendorff, Crônica dos Padres da Companhia de Jesus no Estado do Maranhão. 2ª Edição, Belém: SECULT, 1990, p.360.
O movimento liderado por Manuel Beckman no Maranhão, em 1684, foi motivado pela:
- Matemática - Fundamental | 04. Frações
Artur, Beto, Carlos e Diego têm álbuns de figurinhas de futebol e estão tentando completá-los. Artur já colou 7/9 das figurinhas, Beto precisa de 1/4 de figurinhas para completar o álbum, Carlos colou 5/6 das figurinhas, enquanto Diego precisa de 2/9 das figurinhas para completar o seu álbum. A pessoa mais próxima de completar o álbum é:
- História | 1.2 Início da Colonização
LOBO, C.; NOVAES, C. E. História do Brasil para principiantes: de Cabral a Cardoso, 500 anos de novela. São Paulo: Ática, 1997. VOT2022
Em 1534, o governo lusitano se viu diante de uma séria ameaça de perder as terras do Brasil para piratas franceses. Era preciso investir em segurança e efetivar a colonização de suas terras americanos, mas o governo não tinha recursos. De acordo com a charge, a solução encontrada foi
- Matemática | 1.11 Produtos Notáveis e Fatoração
(IFCE) Se
então é verdade que: