Com a Constituição de 1891 o Brasil passava a ser uma República Federativa, composta por 20 estados. A nova Constituição estabelecia:
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Uma torneira gotejando diariamente é responsável por grandes desperdícios de água. Observe o gráfico que indica o desperdício de uma torneira:
Se y representa o desperdício de água, em litros, e x representa o tempo, em dias, a relação entre x e y é
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
Quando a Corte chegou ao Rio de Janeiro, a Colônia tinha acabado de passar por uma explosão populacional. Em pouco mais de cem anos, o número de habitantes aumentara dez vezes.
GOMES, L. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.
São Paulo: Planeta do Brasil, 2008 (adaptado).
A alteração demográfica destacada no período teve como causa a atividade
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
O ácido etanoico, conhecido como ácido acético - constituinte do vinagre -, pode ser produzido a partir do etanol, como mostrado no esquema:
No processo de síntese, o composto representado por X é um intermediário que será transformado no produto final desejado: o ácido etanoico. Considerando as reações envolvidas no processo, é incorreto afirmar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Linguagem
Texto base: Considere o texto a seguir para responder a questão.
Enunciado:
Esse gênero de texto apresenta um grau maior de formalidade, pois nele predomina a impessoalidade e a falta de intimidade entre os correspondentes. A impessoalidade é reconhecida por causa
- História | 6.12 Nazifascismo
A palavra “ariano”, até então um termo linguístico que se referia a um grupo de línguas indo-europeias, assumiu, no livro de Hitler, um novo significado. Hitler foi influenciado pelo racista britânico Houston S. Chamberlain, que deu um novo conceito para a palavra “ariano”, empregando para designar uma superioridade sobre as demais raças. Da mesma forma, o termo “semítico” não era originalmente racial e sim linguístico, representando um grupo que incluía o hebraico e o árabe. Para Hitler, “ariano” era sinônimo de “puro” e “semítico” era sinônimo de “judeu”, portanto, “impuro”.
Gilbert, Martin. A história do século XX. Tradução de Carolina Barcellos e Ebreia de Castro Alves. 1ª edição. São Paulo: Editora Planeta, 2016. Texto adaptado. VOT2021
O texto do historiador Martin Gilbert mostra que na Alemanha nazista as palavras “ariano” e “semítico” ganharam novos significados com o objetivo de