Texto base: Analise a fotografia da cidade de Paris no início do século XX. Disponível em: <http://goo.gl/WDsZS8>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
a) Identifique três elementos na foto que podem ser caracterizados como típicos do período da Belle Époque.
b) Explique os principais motivos para o desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural que marcou o final do século XIX e o início do século XX.
Questões relacionadas
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Logo após a aula de ecologia, no caminho de volta para sua casa, uma estudante imaginou a seguinte cadeia alimentar:
goiaba → larvas → pássaro → gato
Nesse exemplo elaborado pela estudante,
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Leia o poema abaixo, de Fernando Pessoa.
Pobre velha música!
Pobre velha música!
Não sei porque agrado,
Enche-se de lágrimas
Meu olhar parado.
Recordo outro ouvir-te.
Não sei se te ouvi
Nessa minha infância
Que me lembra em ti.
Com que ânsia tão raiva
Quero aquele outrora!
E eu era feliz? Não sei:
Fui-o outrora agora.
Considere as seguintes afirmações sobre o poema.
I. O sujeito-lírico elege a "pobre velha música" para expressar o desejo de recuperar a infância.
II. O verso final indica que a felicidade passada pode ser uma memória vivida no presente.
III. A musicalidade do poema, de métrica tradicional, traduz uma luta contra a poesia moderna, através da nostalgia presente em outros heterônimos.
Quais estão corretas?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Leia os textos.
Texto I
[...] e como os imperialistas, esses monstros sem entranhas, porque não lhes interessa mais que a quantidade de ouro que puderem acumular dia a dia, mês a mês e ano a ano; porque a nenhum imperialista, a nenhum capitalista, a nenhum explorador lhe interessa outra coisa, [...] não lhe interessa nem lhe interessará jamais outra coisa que seu proveito, seu próprio benefício.
Discurso de Fidel Castro na Universidade de Havana em 13 de março de 1963.
Disponível em: <www.cuba.cu/gobierno/discursos/1963/esp/f130363e.html>. Acesso em: 30 maio 2017.
Texto II
Agora, a trombeta nos conclama novamente – não um chamado para empunhar as armas, embora delas precisemos; não um chamado para a batalha, embora estejamos entrincheirados – mas um chamado para suportar o peso de uma longa e incerta luta, ano após ano, “regozijando-nos na esperança, paciente nas tribulações” – uma luta contra os inimigos comuns do homem: a tirania, a pobreza, a doença e a própria guerra.
Discurso de posse de John Fitzgerald Kennedy em 20 de janeiro de 1961. Disponível em: <www.jfklibrary.org/JFK/Historic-Speeches/Multilingual-Inaugural-Address/Multilingual-Inaugural-Address-in-Brazilian-Portuguese.aspx>. Acesso em: 30 maio 2017.
Os dois discursos exemplificam bem a polarização política da Guerra Fria, porque mostram
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
“O Plenário da Câmara aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/01, do Senado, que permite a expropriação de imóveis rurais e urbanos onde a fiscalização encontrar exploração de trabalho escravo, e os destina à reforma agrária e a programas de habitação popular. A proposta é oriunda do Senado e, como foi modificada na Câmara, volta para exame dos senadores”.
(“Aprovada PEC do trabalho escravo”. Notícias online no sítio da Comissão Pastoral da Terra. Disponível em http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/49-trabalhoescravo/1099-aprovada-pec-do-trabalho-escravo. Acessado em 04/08/2012.)
Embora o Brasil esteja plenamente inserido na era da denominada sociedade digital e do consumo, e a população tenha conquistado algumas garantias para o exercício de sua cidadania, o país ainda enfrenta relações de exploração de trabalho análogas às do período da escravidão. Sobre o trabalho escravo no Brasil, pode-se afirmar que:
- Física
Um recipiente cilíndrico de raio R e eixo vertical contém álcool até uma altura H. Ele possui, à meia altura da coluna de álcool, um tubo de eixo horizontal cujo diâmetro d é pequeno comparado à altura da coluna de álcool, como mostra a figura. O tubo é vedado por um êmbolo que impede a saída de álcool, mas que pode deslizar sem atrito através do tubo. Sendo m a massa específica do álcool, a magnitude da força F necessária para manter o êmbolo em sua posição é: