. A imagem a seguir, retrata quando, em março de 1917, a multidão comemora a queda do Czar Nicolau II. Na bandeira está escrito: “Liberdade para a Rússia”.
Fonte: SCHMIDT, Mário. História Crítica, São Paulo: Editora Atual, 2000, p. 58.
Sobre as razões que favoreceram a queda do Czar, é INCORRETO afirmar que
Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(FUVEST 2007 1ª FASE) A tuberculose voltou a ser um problema de saúde em todo o mundo, devido ao aparecimento de bacilos que sofreram mutação genética (mutantes) e que se revelaram resistentes à maioria dos medicamentos utilizados no tratamento da doença. Atualmente, há doentes infectados por bacilos mutantes e por bacilos não-mutantes.
Algumas substâncias (A, B e C) inibem o crescimento das culturas de bacilos não-mutantes. Tais bacilos possuem uma enzima que transforma B em A e outra que transforma C em A. Acredita-se que A seja a substância responsável pela inibição do crescimento das culturas.
O crescimento das culturas de bacilos mutantes é inibido por A ou C, mas não por B. Assim sendo, dentre as enzimas citadas, a que está ausente em tais bacilos deve ser a que transforma
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
FUVEST 2020 1º FASE) Um objeto é formado por 4 hastes rígidas conectadas em seus extremos por articulações, cujos centros são os vértices de um paralelogramo. As hastes movimentam-se de tal forma que o paralelogramo permanece sempre no mesmo plano. A cada configuração desse objeto, associa-se ϴ, a medida do menor ângulo interno do paralelogramo. A área da região delimitada pelo paralelogramo quando ϴ = 90º é A.
Para que a área da região delimitada pelo paralelogramo seja A/2, o valor de ϴ é, necessariamente, igual a
- Biologia | 13. Genética
Em pacientes portadores de astrocitoma pilocítico, um tipo de tumor cerebral, o gene BRAF se quebra e parte dele se funde a outro gene, o KIAA1549. Para detectar essa alteração cromossômica, foi desenvolvida uma sonda que é um fragmento de DNA que contém partículas fluorescentes capazes de ragir com os genes BRAF e KIAA1549 fazendo cada um deles emitir uma cor diferente. Em uma célula normal, como os dois genes estão em regiões distintas do genoma, as duas cores aparecem separadamente. Já quando há a fusão dos dois genes, as cores aparecem sobrepostas.
A alteração cromossômica presente nos pacientes com astrocitoma pilocítico é classificada como:
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
(FUVEST) Leia o trecho abaixo.
O território brasileiro possui algum grau de suscetibilidade aos processos erosivos devido a uma série de fatores tais como: diferentes classes de solos, com suas respectivas propriedades físico-químicas; tropicalidade dos climas; tipo de cobertura vegetal; forma, declividade e comprimento das encostas e, finalmente, o uso e manejo inadequado dos solos.
Fonte: CUNHA, S.B. e GUERRA, A.J.T. Geomorfologia do Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
Nesse contexto, é correto afirmar que a suscetibilidade do território brasileiro aos processos erosivos pode ser acentuada pela presença de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o fragmento de reportagem.
Os trombeteiros do "socialismo americano" começaram a se agitar porque, para domar a crise, o governo americano está drenando oceanos de dinheiro público na economia, despertando o perigo do gigantismo estatal. Uma única seguradora, a AIG, já deu 180 bilhões de dólares. (...) O mais pedestre raciocínio ideológico concluiu que, se a Casa Branca está se metendo em diversos setores da economia, o socialismo chegou à América. Ou, se ainda não chegou, está a caminho. (...)
A coisa piorou quando Obama entregou ao Congresso sua proposta de Orçamento para o ano fiscal de 2010. Com 3,6 trilhões de dólares, a proposta é ousada. (...) Obama propõe universalizar o sistema de saúde. (...) Quer ampliar o papel do governo na educação primária (...) e implantar uma política de proteção ambiental inteiramente diferente, que força a redução da emissão de poluentes à base de taxações.
A intervenção estatal, por si só, tem uma diferença crucial de natureza quando é aplicada em países socialistas e capitalistas. No socialismo, o estado intervém para excluir e eliminar o mercado. No capitalismo, dá-se o contrário. A intervenção contempla o mercado, e só ocorre para corrigir defeitos onde o próprio mercado não conseguiu fazê-lo. É o que está sendo debatido nos Estados Unidos e nos países europeus, sobretudo na Inglaterra e na Alemanha. (...)
Para financiar tudo isso, em parte, Obama pretende aumentar os impostos dos 5% mais ricos – os que ganham acima de 250 000 dólares anuais. Tudo muito socialista para os defensores mais férreos do estado mínimo. Para completar, veio a conversa de estatizar os bancos. Foi a gota-d’água. (...)
PETRY, André. Socialismo? Qual? Onde?. Veja.com. São Paulo: Abril, 18 mar. 2009. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/180309/p_082.shtml>. Acesso em: 23 jul. 2013.
Em meio à crise econômica de 2008-2009, o presidente dos EUA, Barak Obama, foi acusado de colocar o país no rumo do socialismo.
Responda.
A) Aponte três pospostas do governo Obama que estimularam essas acusações.
B) As propostas do governo, de certa forma, contradizem o receituário Neoliberal? Apresente um argumento para justificar a sua resposta.
C) Conforme o texto, as acusações dirigidas a Obama são pertinentes? Justifique a sua resposta.