Observe a imagem a seguir:
Disponível em www.eliteazulebranca.com.br. Página acessada em maio de 2010.
O filme “The Day After” (O dia seguinte) foi lançado em 1983, no período da Guerra Fria. Nele, o diretor Nicholas Meyer, mostra a devastação que aconteceria se os Estados Unidos e a União Soviética tivessem chegado a um confronto nuclear
a) Explique como o poderio bélico dos EUA e URSS possibilitou o “equilíbrio do terror”.
b) Cite três acontecimentos que fizeram com que a Guerra Fria se tornasse mais tensa. Explique um deles.
Questões relacionadas
- Matemática | 12.1 Triângulos
Um balão atmosférico foi lançado próximo a grande parque industrial do Nordeste brasileiro e tem como objetivo estudar os efeitos de alguns gases poluentes na atmosfera. Após alguns dias de estudo, percebeu-se que o balão estava 15 km ao norte e 20 km ao leste do local onde foi lançado.
Se nesse momento, o balão estava a 60 km de altura, então a distância, em linha reta, do ponto em que o balão foi lançado até a sua posição atual é de
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Miguel possui uma empresa de aterramento de terrenos e certa empreiteira contratou os serviços da empresa dele para aterrar um grande terreno para, em seguida, construir um shopping em Fortaleza. Em 8 horas de trabalho, 20 caminhões conseguem descarregar 160 m³ de areia para iniciar a obra.
Nas próximas 5 horas de trabalho, quantos caminhões serão necessários para descarregar 125 m³?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que falem tudo o que estão observando na 1ª imagem.
1.2. Pergunte aos alunos se eles já foram ao oftalmologista. Explique a eles que a imagem que está ao fundo é aquela que os oftalmologistas utilizam para fazer exames para saber se precisamos usar óculos de grau.
1.3. Peça aos alunos que expliquem o que há em comum entre a imagem com os óculos e a frase “Enxergar oportunidades”.
Disponível em:<https://porto40.files.wordpress.com/2014/08/sem-tc3adtulo-1.png> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://scalpertrader.com.br/files/2016/10/2-abordagens-day-trade.png> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, apresente aos alunos a tirinha do Armandinho.
2.2. Peça aos alunos que leiam os dois primeiros quadrinhos e respondam no terceiro quadrinho o que as pessoas que passam ocupadas, com pressa, não param e reparam deixam de enxergar?
2.3. Peça aos alunos que criem o último quadrinho para finalizar a tirinha. Apresentem o resultado dos trabalhos para os colegas.
Disponível em:<https://cantinholiterariososriosdobrasil.files.wordpress.com/2015/04/pressa_armandinho.png> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia com os alunos um trecho do texto “Ver as dificuldades como oportunidades” de Cátia Bazzan.
3.2. Peça aos alunos que escolham uma frase que mais gostaram e expliquem o motivo da escolha.
“Poderia também ver as situações de maneira positiva para enfrentar desafios... Enfim, comecei a achar que todos os acontecimentos da minha vida, são oportunidades. Quero ver uma porta se abrindo, onde ninguém vê. E tenho certeza de que essa mudança irá ajudar e muito a concretização dos meus sonhos. Por isso, comece hoje mesmo a rever seus conceitos e a se abrir para as oportunidades que se apresentam. Mas lembre-se: não fique preso apenas a uma forma de ver as coisas, expanda sua visão.
Disponível em:<http://www.luzdaserra.com.br/ver-as-dificuldades-como-oportunidades > Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
- Química | 1.7 Gases
(MACKENZIE) Uma amostra de 20g de um gás ideal foi armazenada em um recipiente de 15,5L sob pressão de 623 mmHg a uma temperatura de 37°C. Dentre os gases elencados abaixo, aquele que podia representar esse gás ideal é o
Dados: massas molares (g.mol ¹) H = 1, N= 14,O = 16 e S = 32
constante universal dos gases ideais (R) = 62,3 mmHg . L . mol¹ . K¹
- Física | 4.4 Lentes e Visão
Um estudante dispunha de um espelho côncavo e de uma lente biconvexa de vidro para montar um dispositivo que amplia a imagem de um objeto. Ele então montou o dispositivo, conforme mostrado no diagrama. O foco do espelho é F e os das lentes são f e f’ O objeto O é representado pela seta.
Após a montagem, o estudante observou que era possível visualizar duas imagens. As características dessas imagens são: