Observe a imagem a seguir:
Disponível em www.eliteazulebranca.com.br. Página acessada em maio de 2010.
O filme “The Day After” (O dia seguinte) foi lançado em 1983, no período da Guerra Fria. Nele, o diretor Nicholas Meyer, mostra a devastação que aconteceria se os Estados Unidos e a União Soviética tivessem chegado a um confronto nuclear
a) Explique como o poderio bélico dos EUA e URSS possibilitou o “equilíbrio do terror”.
b) Cite três acontecimentos que fizeram com que a Guerra Fria se tornasse mais tensa. Explique um deles.
Questões relacionadas
- Física | 1.2 Vetores
Um barco pode viajar a uma velocidade de 11 km/h em um lago em que a água está parada. Em um rio, o barco pode manter a mesma velocidade com relação à água. Se esse barco viaja no Rio São Francisco, cuja velocidade da água, em relação à margem, assume-se 0,83 m/s, qual é sua velocidade aproximada em relação a uma árvore plantada na beira do rio quando seu movimento é no sentido da correnteza e contra a correnteza, respectivamente?
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(BAHIANA)
MARQUES, Adriana Benetti et al. Ser Protagonista: Física 3: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2009, p. 59.
A figura representa a variação de potencial elétrico entre as partes externa e interna de uma célula, denominado potencial de membrana. Esse potencial é medido posicionando-se um dos polos de um medidor de voltagem no interior de uma célula e o outro no líquido extracelular.
Com base nessa informação e considerando-se a intensidade do campo elétrico em uma membrana celular igual a 7,5. 106 N/C e a carga elétrica fundamental igual a 1,6.10-19C, é correto afirmar:
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UNESP) A complexa organização social das formigas pode ser explicada pelas relações de parentesco genético entre os indivíduos da colônia. É geneticamente mais vantajoso para as operárias cuidarem das suas irmãs que terem seus próprios filhos e filhas. No formigueiro, uma única fêmea, a rainha, que é diploide, põe ovos que, quando fertilizados, se desenvolvem em operárias também diploides. Os ovos não fertilizados dão origem aos machos da colônia. Esses machos, chamados de bitus, irão fertilizar novas rainhas para a formação de novos formigueiros. Como esses machos são haploides, transmitem integralmente para suas filhas seu material genético. As rainhas transmitem para suas filhas e filhos apenas metade de seu material genético.
Suponha um formigueiro onde todos os indivíduos são filhos de uma mesma rainha e de um mesmo bitu. Sobre as relações de parentesco genético entre os indivíduos da colônia, é correto afirmar que
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
O 2,2,4-trimetilpentano, conforme a fórmula estrutural representada abaixo, é um alcano isômero do octano. Ele é o padrão (100) na escala de octanagem da gasolina e é impropriamente conhecido por iso-octano. Quanto maior é o índice de octanagem, melhor é a qualidade da gasolina.
Sobre a cadeia do iso-octano, afirma-se que ela é
- História - Fundamental | 07. Colonização Inglesa na América
Texto base: Observe a ilustração abaixo, referente à relação da Inglaterra com suas 13 colônias na América, no século XVIII: Disponível em: <www.gettyimages.com/license/53071471>.
Enunciado:
Na ilustração, podemos identificar um colono americano lendo o anúncio que trata da criação de um imposto sobre o chá.
Considerando o que você estudou sobre o processo de independência das colônias inglesas na América, leia as afirmativas a seguir.
I. Por volta de 1760, a Inglaterra procurou aumentar o controle e a exploração sobre suas colônias na América, estabelecendo uma série de leis e impostos.
II. A Inglaterra sempre manteve uma ativa exploração e forte regulação e controle sobre o lucrativo comércio do chá entre suas colônias na América.
III. A criação de taxas e de medidas que visavam um maior controle da Inglaterra sobre suas colônias provocou descontentamentos e rebeliões.
São corretas as afirmativas: