Meu pequeno planeta
Materiais:
- Copinhos para tinta e água;
- Tinta guache nas cores azul ciano, amarelo e magenta;
- Pincéis diversos;
- Bandejas de isopor;
- Palitos de picolé para pegar as tintas;
- Fotocópia da ilustração apresentada ao final da descrição desta atividade;
- Papel branco.
Atividade:
1 - A partir do preenchimento da ilustração, os alunos vão descobrir facilmente quais são e como obter as cores primárias, secundárias e terciárias.
- Divida a sala em grupos de quatro alunos;
- Distribua em cada mesa pincéis, copinhos com cada uma das tintas, copinhos com água, bandejas de isopor para fazer as misturas e papéis;
- Na ilustração estão os números 1, 2 e 3. Onde estão os números 1, eles devem pintar com as três cores primárias: azul ciano, amarelo e magenta;
- Misturando cada uma delas, na mesma medida, obtemos as cores secundárias. É preciso cuidado para não misturar os palitos e os pincéis sujos e afetar as misturas. As misturas serão compartilhadas na mesa, nas bandejas de isopor. Com essa primeira mistura, eles devem preencher os campos com o número 2;
- Mais uma vez, repete-se a mistura, somando a uma cor secundária uma cor primária. Não devem ser misturadas duas cores secundárias. Com as cores obtidas, preencham os campos numerados com 3.
2 - No papel em branco, os alunos devem fazer uma pintura livre com as cores obtidas.
3 - Instrua os alunos a guardarem a folha de cores para que eles se lembrem sempre de como produzi-las.