Marque a única opção que traz em destaque a palavra correta para que a frase faça sentido.
Questões relacionadas
- Matemática | 15.2 Reta
(UEMG) Dadas as equações de reta r : x + y – 6 = 0 e s : 2x – y = 0 em um dado plano cartesiano de centro O. As retas r e s são concorrentes no ponto P e a reta r intercepta o eixo das abscissas no ponto Q. O volume do sólido formado pela rotação da figura plana formada pelos pontos OPQ em torno do lado OQ é: (use π ≡ 3)
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
José Dias precisa sair de sua casa e chegar até o trabalho, conforme mostra o Quadro 1. Ele vai de ônibus e pega três linhas: 1) de sua casa até o terminal de integração entre a zona norte e a zona central; 2) deste terminal até outro entre as zonas central e sul; 3) deste último terminal até onde trabalha. Sabe-se que há uma correspondência numérica, nominal e cromática das linhas que José toma, conforme o Quadro 2
José Dias deverá, então, tomar a seguinte sequência de linhas de ônibus, para ir de casa ao trabalho:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Uma nova modalidade de conservação surgiu da associação entre movimentos sociais que lutam pelo direito de acesso à terra e aos recursos naturais por camponeses, pescadores, ribeirinhos, povos da floresta e de setores do ambientalismo do Terceiro Mundo para os quais a crise ambiental está profundamente associada à crise do modelo de desenvolvimento, à miséria crescente e à degradação ambiental. O ambientalismo nos países do Norte surge com a rejeição do industrialismo e dos seus valores consumistas. Muito raramente incluem o problema da pobreza e, principalmente, a má distribuição de renda.
Nesse sentido, parte considerável do ambientalismo dos anos 1960 e 1970, nos países industrializados, nasceu com a opulência das nações ricas.
DIEGUES, A. C. O mito da natureza intocada. São Paulo: Hucitec;
Nupaub-USP/CEC, 2008 (adaptado).
De acordo com a análise do texto, tanto nos países centrais quanto nos periféricos, os movimentos ambientalistas tiveram como origem o(a)
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(UFPB) Futebol é emoção no ar, ou melhor, no campo. É um espetáculo que mexe com todos e quase tudo, inclusive com a Química, que forma uma “verdadeira equipe” de produtos presentes nos estádios e sem a qual o espetáculo certamente seria menos colorido. Por exemplo, no gramado, podem estar os fertilizantes agrícolas como o cloreto de potássio e o sulfato de amônio, que, em conjunto com a água, mantêm verde, firme e uniforme a base em que rola a polêmica “jabulani”. Mas há outros integrantes na equipe química: para os pés dos jogadores, está escalado o ABS utilizado na fabricação das travas das chuteiras, que permitem dribles e passes que encantam (ou desencantam) a torcida; para os uniformes, estão escalados tecidos mais leves e confortáveis, porém, mais resistentes a puxões; para segurar a bola, evitar dúvidas e liberar o grito de gol, está escalado o náilon da rede que cobre a meta. Na equipe química, também estão presentes as tintas especiais que pintam os rostos dos torcedores e os materiais sintéticos dos barulhentos tambores e “vuvuzelas”. E para completar a festa, a Química, é claro, também vai saudar as equipes com o nitrato de potássio, empregado na fabricação de fogos de artifício. Como se pode ver, a Química tem participação garantida em qualquer campeonato.
Disponível em: http://www.abiquim.org.br/vceaquim/tododia/14.asp.Acesso em: 05 jul. 2010. Adaptado.
O ABS é um termoplástico formado pelas três diferentes unidades moleculares: (A) acrilonitrila, (B) buta-1,3-dieno ou 1,3-butadieno e (S) estireno (S, do inglês styrene), cuja fórmula estrutural é dada abaixo:Sobre o estireno, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Meu pequeno planeta
Materiais:
- Copinhos para tinta e água;
- Tinta guache nas cores azul ciano, amarelo e magenta;
- Pincéis diversos;
- Bandejas de isopor;
- Palitos de picolé para pegar as tintas;
- Fotocópia da ilustração apresentada ao final da descrição desta atividade;
- Papel branco.
Atividade:
1 - A partir do preenchimento da ilustração, os alunos vão descobrir facilmente quais são e como obter as cores primárias, secundárias e terciárias.
- Divida a sala em grupos de quatro alunos;
- Distribua em cada mesa pincéis, copinhos com cada uma das tintas, copinhos com água, bandejas de isopor para fazer as misturas e papéis;
- Na ilustração estão os números 1, 2 e 3. Onde estão os números 1, eles devem pintar com as três cores primárias: azul ciano, amarelo e magenta;
- Misturando cada uma delas, na mesma medida, obtemos as cores secundárias. É preciso cuidado para não misturar os palitos e os pincéis sujos e afetar as misturas. As misturas serão compartilhadas na mesa, nas bandejas de isopor. Com essa primeira mistura, eles devem preencher os campos com o número 2;
- Mais uma vez, repete-se a mistura, somando a uma cor secundária uma cor primária. Não devem ser misturadas duas cores secundárias. Com as cores obtidas, preencham os campos numerados com 3.
2 - No papel em branco, os alunos devem fazer uma pintura livre com as cores obtidas.
3 - Instrua os alunos a guardarem a folha de cores para que eles se lembrem sempre de como produzi-las.