Michelangelo foi um importante artista plástico italiano (1475 – 1564). É autor de uma famosa pintura no teto da Capela Sistina, na cidade do Vaticano, na Itália, que retrata a criação do ser humano por Deus.
Escreva a diferença que existe entre o criacionismo e a teoria da evolução das espécies.
Questões relacionadas
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(UFG) A planta sensitiva, Mimosa pudica, responde ao toque, um estímulo mecânico, fechando os folíolos. Esse fechamento consiste de uma resposta iônica que promove a queda da pressão osmótica devido à
- Matemática | 13.6. Circunferência
No plano cartesiano, está representada a circunferência de centro P e raio 2.
O ponto Q da circunferência, que é o mais distante da origem, tem coordenadas iguais a:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
O brinquedo pula-pula (cama elástica) é composto por uma lona circular flexível horizontal presa por molas à sua borda. As crianças brincam pulando sobre ela, alterando e alternando suas formas de energia. Ao pular verticalmente, desprezando o atrito com o ar e os movimentos de rotação do corpo enquanto salta, uma criança realiza um movimento periódico vertical em torno da posição de equilíbrio da lona (h = 0), passando pelos pontos de máxima e de mínima altura, hmáx e hmin,
Esquematicamente, o esboço do gráfico da energia cinética da criança em função de sua posição vertical na situação descrita é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Considere o texto para responder à questão.
No texto, o conflito foi gerado pelo fato de
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
Alguns animais, como o peixe elétrico, conseguem gerar corrente elétrica pela simples migração de íons de metais alcalinos através de uma membrana. O órgão elétrico desse peixe é formado por células chamadas de eletroplacas, que são similares às musculares, mas não se contraem. Essas células são discos achatados, nos quais uma das superfícies é inervada por terminações nervosas colinérgicas. Quando estimuladas, apenas a superfície inervada é despolarizada. Milhares de eletroplacas empilham-se em série formando conjuntos que, por sua vez, se dispõem em paralelo.
O esquema abaixo, representando esses conjuntos, detalha também a estrutura básica da eletroplaca e mostra os potenciais de repouso da membrana e a sua inversão na face inervada, quando o nervo é estimulado.
Como também ocorre na célula muscular, a inversão do potencial da superfície inervada da eletroplaca é conseqüência da rápida difusão para o interior dessa célula do seguinte íon: