Disponível em: <http://clubedamafalda.wordpress.com/>. Acesso em 08 out. 2012.
Leia a frase: É triste ter que bater em alguém que tem razão.
Explique por que Mafalda bateu na amiga mesmo reconhecendo que ela tinha razão.
Questões relacionadas
- História | 4.2 Baixa Idade Média
Paris, cidade do rei, primeira cidade na Europa medieval a tornar-se verdadeiramente capital – o que Roma desde há muito tempo tinha deixado de ser. Capital não dum império, nem duma cristandade, mas dum reino, o Reino. A arte urbana que culmina em Paris nas formas a que chamamos de góticas aparece como uma arte régia. Os seus temas principais celebram uma soberania, a de Cristo e da Virgem. Na Europa das catedrais afirma-se o poder dos reis que se liberta da asfixia feudal e se impõe.
DUBY, G. A catedral, a cidade, a escola. In: A Europa na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1988. VOT2021.
O texto do historiado Georges Duby retrata um período de grandes transformações na Europa Ocidental. De acordo com o texto, a França presenciou o (a):
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UEPB) A ingestão de bebida alcoólica bem como ar rarefeito (pouco denso) possibilitam que a oxigenação do cérebro de um homem adulto normal seja reduzida. Sobre estes dois aspectos (ingestão de álcool e ar rarefeito), considere a situação hipotética deste homem viajando de avião comercial à altitude de cruzeiro (11 mil metros), o qual ingeriu bebida alcoólica durante o voo. Analisando-se esta situação, leia as seguintes proposições:
I. Os efeitos do álcool durante o voo serão maiores que em terra firme porque, nessa situação, o organismo produz uma quantidade menor de oxihemoglobina, uma substância responsável pela oxigenação de todo o corpo, incluindo o cérebro.
II. Os efeitos do álcool serão anulados porque, apesar de parte do oxigênio que sai dos alvéolos pulmonares e chega ao sangue ser transportada pelos eritrócitos ligados à hemoglobina, a maior parte desse oxigênio começa a ser transportada e dissolvida no plasma sanguíneo.
III. O efeito do álcool será o esperado em condições de terra firme porque o gás carbônico produzido combinado com a hemoglobina, no lugar do oxigênio, formando a carbohemoglobina, contribui para a queda do pH no sangue e consequentemente anula o efeito da baixa pressão em altitudes elevadas.
IV. Os efeitos da ingestão alcoólica e da altitude sobre a absorção do oxigênio pela hemoglobina serão somados, sendo o indivíduo levado a inalar menos oxigênio, o que dificulta a absorção do gás pelas hemácias do sangue.
V. Os efeitos de saturação da hemoglobina em pressão de altitude e ingestão de álcool serão potencializados porque a hemoglobina é uma proteína que apresenta sítios de ligação com o O2, nos quais surge uma ligação fraca e reversível, quando a pressão parcial de O2 é elevada, como ocorre na passagem do sangue pelos pulmões: o oxigênio se liga à hemoglobina e, quando a pressão parcial de O2 é baixa, o oxigênio é liberado.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the song lyric below.
If you leave me now
You'll take away the biggest part of me
OOh no, baby please don't go
And if you leave me now
You'll take away the very heart of me
OOh no, baby please don't go
OOh girl, I just want you to stay
Vagalume
Available at: <http://www.vagalume.com.br/chicago/if-you-leave-me-now.html#ixzz2w4mGthvY>. Accessed on: Mar. 13, 2014. (Extract)
The singer is telling his girlfriend that if she leaves him
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Artistas, penitentes e outros temas
Todo mundo é “artista” no Brasil. Põe a perna de fora num show de boate, é “artista”. Aparece na revista Caras, é “artista”. Faz papel em novela, é “artista”. Nunca se viu país tão aquinhoado de talentos. Nem a Itália do Renascimento, nem a França de Baudelaire, Rimbaud e dos impressionistas. O ator americano Morgan Freeman, que visitou o Brasil na semana retrasada, provou-se, além de bom ator, um sábio, ao observar: “Não aceito que digam que o que faço é arte. Faz arte quem cria: o pintor que cria um quadro, o compositor que cria uma música, o escritor que cria um texto. Eu interpreto o que outros criam”. No Brasil a palavra foi aviltada a ponto de nomear o programa de TV chamado Casa dos Artistas. Se aquelas pessoas são “artistas”, que serão Michelangelo e Shakespeare, Villa-Lobos e Guimarães Rosa? Uns e outros não cabem, não podem caber, na mesma palavra.
TOLEDO, Roberto Pompeu de. Artistas, penitentes e outros temas. Veja. São Paulo: Abril, mai. 2002.
O texto ressalta
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
(UNESP) Admite-se de maneira geral que o século XVII sofreu, e realizou, uma radicalíssima revolução de que a ciência moderna é, ao mesmo tempo, a raiz e o fruto. Alguns historiadores viram seu aspecto mais específico na secularização da consciência. O homem perdeu seu lugar no mundo; perdeu o próprio mundo em que vivia e sobre o qual pensava, e teve de transformar e substituir não só seus conceitos e atributos fundamentais, mas até mesmo o quadro de referência de seu pensamento.
Alexandre Koyré. Do mundo fechado ao universo infinito, 2006. Adaptado.
No texto, Alexandre Koyré ressalta uma mudança radical no processo do conhecimento que ocorreu no século XVII, que consiste na