TEXTO:
Biodiversidade = conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada região ou época.
Sensibilizar = chamar a atenção de alguém para causar uma reação nesta pessoa.
Um professor viu esse texto e queria fazer uma visita ao Parque Estadual da Serra do Mar. De acordo com o texto lido, o que ele deveria fazer para agendar a visita?
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 7.03 Principais Atividades Econômicas da Região Norte
Enunciado:
- a) Indique uma vantagem fiscal para uma empresa que produz na Zona Franca de Manaus.
- b) Explique a concentração de muitas indústrias de bens duráveis em Manaus.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Senhora
— Mãe, noosssa! Esse seu cabelo novo ficou lindo! Parece que você é, tipo, mais jovem!
— Jura, minha filha? Obrigada!
— Mas aí você vira de frente e aí a gente vê que, tipo, não é, né?
— Coisa linda da mamãe!
Esse diálogo é real. Claro que achei graça, mas o fato de envelhecer já não é mais segredo para ninguém.
Um belo dia, a vendedora da loja te pergunta: "A senhora quer pagar como?" Senhora? Como assim?
Eu sempre fui a Marcinha! Agora eu sou a dona Márcia! Sim, o porteiro, o motorista de táxi, o jornaleiro, o garçom, o mundo inteiro resolveu ter um respeito comigo que eu não pedi!
CABRITA, M. Disponível em: www.istoe.com.br. Acesso em: 11 ago. 2012 (fragmento).
A exploração de registros linguísticos é importante estratégia para o estabelecimento do efeito de sentido pretendido em determinados textos. No texto, o recurso a diferentes registros indica:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.7 Pronome
Texto para a questão.
O burro e o cãozinho Um homem tinha um cão e um burro. Gostava muito de brincar com o cão. Jogava-lhe gulodices e fazia-lhe muitas festas. O burro foi ficando com ciúmes: — Afinal, que faz esse cãozinho para ter tantas regalias? Ele salta em volta do nosso dono, lambe suas mãos, dá a patinha. Nada de extraordinário. Posso fazer igual. E se bem pensou, melhor fez: assim que o dono se aproximou, começou a saltar-lhe ao redor e logo lhe pôs as duas patas no peito. O dono, é claro, machucou-se. Furioso, mandou que recolhessem o burro a pauladas e o amarrassem na cerca. Muito desapontado, nosso amigo lá ficou a tarde inteira. No fim do dia, tinha concluído: — Não adianta querermos ter talentos que não temos. Nada sai com graça. Hans Gärtner. 12 fábulas de Esopo. 7 ed. São Paulo: Ática, 2009.
No trecho “Jogava- lhe gulodices e fazia- lhe muitas festas.”, lhe refere-se ao:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.4 Advérbio
O termo destacado poderia ser substituído por qual palavra sem prejuízo para a compreensão do texto?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Look at the picture.
The body parts that are used to play frisbee are