(Unimontes) Socialização é um conceito-chave utilizado na Sociologia para reconhecer que identidades sociais, papéis e trajetórias de indivíduos e grupos sociais são construídos por meio de um processo contínuo de transmissão cultural. Portanto, é CORRETO afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Pronomes
Leia o texto a seguir.
Para saber até que ponto dinheiro compra felicidade, estatísticos analisaram um banco de dados gigantesco nos EUA. Descobriram um valor a partir do qual mais riqueza não significa mais bem-estar: R$ 11 mil por mês.
Para ser feliz, então, o importante não é ser rico, mas sim não ser pobre, revelam entrevistas feitas com mais de 450 mil americanos.
Os pesquisadores Daniel Kahneman e Angus Deaton, da Universidade de Princeton (EUA), descobriram que gente solitária se sente muito infeliz até em comparação com quem tem um problema crônico de saúde. Ter filhos, por outro lado, traz felicidade. Mas, curiosamente, em média, o efeito é menor do que o de ter um plano de saúde.
A pesquisa feita mostra também uma correlação entre envelhecer e se sentir mais feliz. Aparentemente, os anos fazem com que as pessoas aprendam a lidar com as dificuldades.
O fator campeão de bem-estar, porém, é ser uma pessoa religiosa. Angus Deaton esboçou uma explicação sobre isso: “Quem vai à igreja faz amigos por lá, e isso tem um impacto muito bom. A religião também ajuda os fiéis a entender algumas questões mais difíceis da vida e isso pode servir de apoio em tempos difíceis. Além disso, muitas igrejas oferecem cuidado médico e apoio social.” A fé é o único fator que consegue ganhar até do dinheiro na busca pela felicidade.
MIOTO, R. A felicidade custa R$ 11 mil. Folha de São Paulo. São Paulo, 07 set. 2010. Ciência. p. A13.
(Fragmento)
Assinale a alternativa em que o pronome em destaque foi usado para retomar uma ideia anteriormente mencionada.
- Literatura | 4.2 Realismo(FGV-RJ) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Texto para a(s) questão(ões) a seguir
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
Ao configurar as Memórias póstumas de Brás Cubas como narrativa em primeira pessoa, conforme se verifica no trecho, Machado de Assis
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Ao realizar uma prova com 45 questões e uma redação, suponha que um candidato gaste 20% do tempo desta prova com a redação e distribua o restante do tempo igualmente entre todas as questões. Em relação ao tempo total da prova, o tempo gasto por esse candidato com as 10 questões de matemática foi de, aproximadamente:
- Biologia | 10.5 Cordados
Observe o lagarto a seguir.
Nessa situação, o benefício conseguido por esse animal é a
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(UFF) Em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr mostrou que as leis da Física Clássica não eram válidas para sistemas microscópicos, tais como o átomo e suas partículas constituintes. Bohr criou um novo modelo atômico, fundamentado na teoria dos quanta de Max Planck, estabelecendo alguns postulados.
Assinale a opção que apresenta corretamente um dos postulados de Bohr.