Leia os textos a seguir
Texto 1
Revolta de senhores de engenho de Olinda contra a elevação de Recife à vila pelos comerciantes portugueses de Recife. Os olindenses pegaram em armas contra os recifenses, mas foram vencidos e a autonomia de Recife foi mantida.
Texto 2
Revolta de Vila Rica, atual Ouro Preto (MG) , envolvendo mineradores e comerciantes contrários à taxação de imposta pela coroa a partir das casas de fundição( para onde seria levado o ouro explorado da região e dele descontado o quinto).
Os movimentos de resistências na América Portuguesa foram amplos e diversos. Os dois movimentos relatados respectivamente são:
Questões relacionadas
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
Em seus projetos, para construir rampas com inclinação x e comprimento l, um engenheiro civil utiliza a função h(x) = l · sen(x) para determinar a altura h ideal que a rampa deve ter para atender seus objetivos, sendo l uma constante e 0º < x < 90º. Há um ano, ele construiu uma rampa com 4 metros de comprimento e 2 metros de altura e, agora, deseja construir uma nova rampa com mesmo comprimento, mas com o dobro da inclinação.
Use 1,7 como aproximação de √ 3. Com relação à altura da primeira rampa, a altura da nova rampa deve ter um aumento de
- Física
Duas cargas pontuais q1 = 3 µC e q2 = 6 µC são colocadas a uma distância de 1,0 m entre si.Calcule a distância, em metros, entre a carga q1 e a posição, situada entre as cargas, onde o campo elétrico é nulo.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Material - Papel cartão – vermelho, azul e amarelo - Aparelho completo para reprodução de vídeo - (Youtube) - Pano para limpar - Recipiente com água - Tinta guache nas cores vermelha e azul - Papel ofício - Papel amarelo (para recorte da mão) PROCEDIMENTOS - O professor poderá começar a aula apresentando um vídeo sobre as cores. Disponível: http://criancasdecoracao.blogspot.com.br/p/videos.html - Cores Primárias - Música Infantil -Eric Tamari publicado em 23/fevereiro/2012 - Neste exercício, vamos apresentar as crianças a origem das cores. - Com antecedência , o professor deverá recortar no papel cartão, retângulos grandes nas cores primárias : vermelho, azul e amarelo. - Mostrar estes retângulos para as crianças e explicar o porquê estas cores são chamadas de primárias. - Forrar a mesa com jornal. - Com antecedência, o professor deverá recortar algumas formas de mãos na cor amarela e colar no centro do papel ofício. - Distribuir a folha ofício para os alunos. - Com o rolinho, o professor deverá passar tinta nas mãos das crianças. Uma mão pintada de azul e a outra de vermelho. - Pedir as crianças que carimbem as mãos uma de cada lado da mão amarela que já está colada no centro da folha. Fonte:https://escolangelo.wordpress.com/atividades/artes/
Enunciado:
CORES PRIMÁRIAS
- Física | A. Escalar
(CPS) Um escritório utiliza uma fragmentadora de papéis, que corta em tiras muito finas documentos cujo conteúdo não se deseja tornar público. Suponha que a fragmentadora desse escritório só aceite uma folha por vez, sendo capaz de fazer sua função a uma velocidade de 3 metros por minuto. Sendo assim, para que um documento com 25 folhas seja fragmentado, levando em consideração que cada folha desse documento tem comprimento de 30 cm o tempo mínimo para realizar a completa fragmentação desse documento é de
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
A carreira do crime
Estudo feito por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz sobre adolescentes recrutados pelo tráfico de drogas nas favelas cariocas expõe as bases sociais dessas quadrilhas, contribuindo para explicar as dificuldades que o Estado enfrenta no combate ao crime organizado.
O tráfico oferece ao jovem de escolaridade precária (nenhum dos entrevistados havia completado o ensino fundamental) um plano de carreira bem estruturado, com salários que variam de R$ 400,00 a R$ 12.000 mensais. Para uma base de comparação, convém notar que, segundo dados do IBGE de 2001, 59% da população brasileira com mais de dez anos que declara ter uma atividade remunerada ganha no máximo o ‘piso salarial’ oferecido pelo crime. Dos traficantes ouvidos pela pesquisa, 25% recebiam mais de R$ 2.000 mensais; já na população brasileira essa taxa não ultrapassa 6%.
Tais rendimentos mostram que as políticas sociais compensatórias, como o Bolsa-Escola (que paga R$ 15 mensais por aluno matriculado), são por si só incapazes de impedir que o narcotráfico continue aliciando crianças provenientes de estratos de baixa renda: tais políticas aliviam um pouco o orçamento familiar e incentivam os pais a manterem os filhos estudando, o que de modo algum impossibilita a opção pela deliquência. No mesmo sentido, os programas voltados aos jovens vulneráveis ao crime organizado (circo-escola, oficinas de cultura, escolinhas de futebol) são importantes, mas não resolvem o problema.
A única maneira de reduzir a atração exercida pelo tráfico é a repressão, que aumenta os riscos para os que escolhem esse caminho. Os rendimentos pagos aos adolescentes provam isso: eles são elevados precisamente porque a possibilidade de ser preso não é desprezível. É preciso que o Executivo federal e os estaduais desmontem as organizações paralelas erguidas pelas quadrilhas, para que a certeza de punição elimine o fascínio dos salários do crime.
Editorial. Folha de São Paulo. 15 jan. 2003.
Com base nos argumentos do autor, o texto aponta para