(Upe-ssa) Observe a imagem a seguir:
A relação social estabelecida ocorre entre dois agentes sociais. Aparentemente um dos lados exerce influência significativa sobre o outro. A Sociologia classifica essa ação como:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia a mensagem de final de ano do ex-presidente dos EUA, Ronald Reagan, ao líder soviético, Mikhail Gorbatchev, em 01 de janeiro de 1990.
Prezado Mikhail
Ao chegar ao final da década dos anos 80, permita-me parabenizá-lo por ter sido escolhido o “homem da década” (pela revista norte americana Time). A sua liderança na URSS contribuiu para a viabilização de mudanças importantes e necessárias no seu país e em outros países em todo o mundo.
Fiquei feliz ao tomar conhecimento dos detalhes do bem-sucedido encontro de cúpula em Malta, que foi um passo importante para a melhora das relações entre EUA e URSS. Espero que a década dos 90 aproxime ainda mais os nossos países.
Nancy (Mulher de Reagan) e eu transmitimos a você e a Raísa (mulher de Gorbatchev) os mais calorosos votos de um Ano Novo com boa saúde e felicidades. Esperamos vê-los em breve.
Ron (Ronald Reagan)
Publicado em United Press Internation. Reproduzido pelo Jornal Folha de São Paulo. Primeiro Caderno. p. 8, 01 jan. 1990.
Disponível em:< http://acervo.folha.com.br>. Acesso em: 23 jul. 2013.
As relações pessoais entre os homens mais poderosos do mundo na década de 1980 deixam transparecer importantes detalhes sobre acontecimentos que impactaram o mundo.
Entre as razões que projetaram o líder soviético mundialmente, destaca-se o seu empenho para
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
São Paulo gigante, torrão adorado
Estou abraçado com meu violão
Feito de pinheiro da mata selvagem
Que enfeita a paisagem lá do meu sertão
Tonico e Tinoco, São Paulo Gigante.
(FUVEST 2013 1° FASE) Nos versos da canção dos paulistas Tonico e Tinoco, o termo “sertão” deve ser compreendido como
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.2 Outras Pontuações e Seus Usos
Leia o texto a seguir para responder à questão.
A menina e o leite A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez iria à cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça. Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata. E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça. “Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos.” “Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos.” “Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas.” “Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos.” “Choco os ovos e terei mais galos e galinhas.” “Vendo tudo e compro uma cabrita.” “Se cada cabrita me der três cabritinhos, vendo dois, fico com um e…” A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as cabritinhas pelos ares. Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.
Jean de La Fontaine. Fábulas de Esopo. São Paulo: Scipione, 1998.
O uso de aspas no texto indica
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
CERCA DE 100 MILHÕES DE MENINAS TRABALHAM AO INVÉS DE ESTUDAR
Um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que, atualmente, cerca de 100 milhões de meninas trabalham, em todo o mundo.
Com relação ao trabalho infantil, as meninas são sempre mais prejudicadas que os meninos. Por isso, a organização decidiu dedicar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deste ano --realizado no dia 12 de junho-- às meninas, que são a maioria dos menores que se dedicam ao trabalho doméstico (em casa ou fora) e à agricultura. Entre os 5 e os 11 anos, há mais meninas que trabalham que meninos. As meninas trabalham em funções mais perigosas e, além disso, trabalham mais horas que os meninos.
Comparadas com os meninos, as meninas abandonam a escola mais frequentemente. Quando as famílias se afundam cada vez mais na pobreza e têm que escolher entre enviar seus filhos ou suas filhas à escola, são as meninas que saem perdendo. No mundo, cerca 75 milhões de crianças não estão na escola. Delas, mais da metade são meninas.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u579361.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
A reportagem mostra que há diferenças entre meninos e meninas que trabalham. Escreva as diferenças apontadas pelo texto entre meninos e meninas que trabalham
- Literatura | 5.2 Modernismo
(UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a peça Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues.
( ) A polícia, após a mote de Boca de Ouro, soluciona todos os crimes misteriosos em que o bicheiro estava envolvido.
( ) Caveirinha é o repórter do jornal sensacionalista O Sol, que entrevista Guiomar, esposa do assassino de Boca de Ouro.
( ) Boca de Ouro era um homem astuto, sensual e cruel, não medindo esforços para conseguir o que queria.
( ) As rubricas da peça Indicam que D. Guigui cria urna narrativa emocional, o que confere um tom mítico à personagem Boca de Ouro.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é