http://2.bp.blogspot.com/_rgiuJWM5IAI/S8dnP9aZxbI/AAAAAAAAAMs/uHYhMaIKqjE/s1600/Descobrimento+do+Brasil+4.jpg. Acesso em 21/11/2010
Quem me dera, ao menos uma vez,
Ter de volta todo o ouro que entreguei
A quem conseguiu me convencer
Que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha.
(...)
Nos deram espelhos e vimos um mundo doente
Tentei chorar e não consegui.
http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/indios.html#ixzz15wS0ubLu. Acesso em 21/11/2010
A charge e o trecho da música “Ìndios”da banda Legião Urbana se aproximam na medida em que
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- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A TURMA DA MÔNICA ESTÁ SE DIVERTINDO.
Disponível em: <https://turmadamonica.com.brbrincadeiras> Acesso em 09 jan. 2019.
ELES ESTÃO BRINCANDO DE:
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
(UECE) O conceito de sarcômero engloba o de estruturas como sarcolema e retículo sarcoplasmático e está associado a um determinado tipo de tecido. Nessa estrutura temos a abundante presença de
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UDESC) Assinale a alternativa incorreta a respeito das características gerais dos vírus.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text about some dinosaurs. And answer the question.
www.kids-dinosaurs.com
A meat eating dinosaur likes to eat:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Dia Mundial Sem Carro – Dal Marcondes
19.09.2012 14:02
Mobilidade urbana, vamos “de a pé”
Como diz o prefeito de Bogotá, cidade avançada não é aquela onde os pobres andam de carro, mas sim aquela onde os ricos andam no transporte público.
Em 22 de setembro comemora-se o Dia Mundial sem Carro, uma iniciativa para estimular as pessoas a repensarem a (i)mobilidade urbana. No entanto, a queixa principal dos que se recusam a abandonar o carro é a “falta de transporte público de qualidade”, esgrimida até mesmo por quem sequer sabe por qual porta se entra em um ônibus.
Deixar o carro em casa é uma necessidade para a melhoria na mobilidade. Uma pergunta ainda sem resposta é como seria possível melhorar a mobilidade urbana sem investimento em calçadas e equipamentos públicos que permitam o caminhar seguro de pedestres?
O ex-prefeito de Bogotá, capital da Colômbia, cunhou uma frase excelente: “Cidade avançada não é aquela onde os pobres andam de carro, mas sim aquela onde os ricos andam no transporte público”. Não é fácil, mas é possível e apenas assim as cidades podem ter mobilidade sustentável, aquela que inclui pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, metrô, trem e táxis, além dos carros em trajetos necessários e urgentes. A construção de “Caminhos Urbanos” para caminhantes, espaços com padronização de piso, iluminação, segurança, sombreamento, água potável e outros confortos para os cidadãos pode ser uma forma de estimular as pessoas a deixarem os carros em casa.
As cidades precisam tornar-se mais amigáveis para caminhantes, aquelas pessoas que optam por uma mobilidade mais saudável e que contribuem para a qualidade de vida da sociedade onde estão inseridas.
É possível reverter a tendência de agravamento dos congestionamentos nas cidades. Em São Paulo, por exemplo, há dados que apontam uma perda de tempo de até 3 horas por dia em trajetos casa-trabalho-casa feitos de automóvel, e até 5 horas por dia em transportes públicos de baixa qualidade. São números impossíveis de serem mantidos ou aumentados sem o colapso da estrutura econômica da cidade. Pesquisa feita pela Secretaria Estadual de Transportes mostra que os congestionamentos já custam perto de R$ 5 bilhões ao ano para a cidade. Portanto, esse é um número que deveria ser levado em conta na hora de planejar a mobilidade.
Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sociedade/mobilidade-urbana-vamos-de-a-pe/?autor=75>.
Acesso em 14 out. 2012.
Tendo em vista os problemas apontados no artigo de Dal Marcondes, escreva um parágrafo apontando o assunto abordado e as soluções indicadas pelo escritor.
Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico DefinidoDia Mundial Sem Carro – Dal Marcondes
19.09.2012 14:02
Mobilidade urbana, vamos “de a pé”
Como diz o prefeito de Bogotá, cidade avançada não é aquela onde os pobres andam de carro, mas sim aquela onde os ricos andam no transporte público.
Em 22 de setembro comemora-se o Dia Mundial sem Carro, uma iniciativa para estimular as pessoas a repensarem a (i)mobilidade urbana. No entanto, a queixa principal dos que se recusam a abandonar o carro é a “falta de transporte público de qualidade”, esgrimida até mesmo por quem sequer sabe por qual porta se entra em um ônibus.
Deixar o carro em casa é uma necessidade para a melhoria na mobilidade. Uma pergunta ainda sem resposta é como seria possível melhorar a mobilidade urbana sem investimento em calçadas e equipamentos públicos que permitam o caminhar seguro de pedestres?
O ex-prefeito de Bogotá, capital da Colômbia, cunhou uma frase excelente: “Cidade avançada não é aquela onde os pobres andam de carro, mas sim aquela onde os ricos andam no transporte público”. Não é fácil, mas é possível e apenas assim as cidades podem ter mobilidade sustentável, aquela que inclui pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, metrô, trem e táxis, além dos carros em trajetos necessários e urgentes. A construção de “Caminhos Urbanos” para caminhantes, espaços com padronização de piso, iluminação, segurança, sombreamento, água potável e outros confortos para os cidadãos pode ser uma forma de estimular as pessoas a deixarem os carros em casa.
As cidades precisam tornar-se mais amigáveis para caminhantes, aquelas pessoas que optam por uma mobilidade mais saudável e que contribuem para a qualidade de vida da sociedade onde estão inseridas.
É possível reverter a tendência de agravamento dos congestionamentos nas cidades. Em São Paulo, por exemplo, há dados que apontam uma perda de tempo de até 3 horas por dia em trajetos casa-trabalho-casa feitos de automóvel, e até 5 horas por dia em transportes públicos de baixa qualidade. São números impossíveis de serem mantidos ou aumentados sem o colapso da estrutura econômica da cidade. Pesquisa feita pela Secretaria Estadual de Transportes mostra que os congestionamentos já custam perto de R$ 5 bilhões ao ano para a cidade. Portanto, esse é um número que deveria ser levado em conta na hora de planejar a mobilidade.
Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sociedade/mobilidade-urbana-vamos-de-a-pe/?autor=75>.
Acesso em 14 out. 2012.
Tendo em vista os problemas apontados no artigo de Dal Marcondes, escreva um parágrafo apontando o assunto abordado e as soluções indicadas pelo escritor.