Texto base: Leia as imagens. Elas fazem parte de uma fonte histórica riquíssima em informações sobre o dia-a-dia dos indivíduos durante a Idade Média.
Enunciado:
- A) Identifique qual atividade está sendo desempenhada em cada uma das imagens.
- B) Analise quais foram os impactos da atividade econômica realizada na segunda imagem durante o período conhecido como Baixa Idade Média.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
Texto base: Leia o trecho do documento, escrito no Concílio de Trento, convocado pela Igreja Católica durante dos anos de 1545 a 1563. Havendo Jesus Cristo concedido à Igreja o poder de conceder indulgência, e tendo a Igreja usado essa faculdade que Deus lhe concedeu [...], ensina e ordena o sacrossanto Concílio que o uso das indulgências [...] deve conservar-se pela Igreja. Não obstante, deseja que se proceda com moderação na sua concessão [...] a fim de que, pela facilidade de concedê-las, não decaia a disciplina eclesiástica. E ansiando para que se emendem e corrijam os abusos que se introduziram nelas, motivo que leva os hereges a blasfemarem contra elas; estabelece em geral, pelo presente decreto, que se exterminem de forma absoluta todos os lucros ilícitos que se cobram dos fiéis para que as consigam; pois disto se originaram muitos abusos no povo cristão. (Sessão XXV do Concílio de Trento. In: Adhemar Marques, Flávio Berutti e Ricardo Faria. História Moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 1997) (Fragmento).
Enunciado:
Com base no texto, qual foi o papel desempenhado pela Contrarreforma católica?
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(INSPER) Quem nunca fotoxopou?
FALA-SE HOJE em Facebook, Google e iPhone com a mesma combinação de fascínio e terror que um dia já se falou de Motorola e Nokia. Tudo se move rápido demais no mundo digital, e são poucas as empresas que conseguem permanecer competitivas ao longo dos anos. Apesar de o Vale do Silício ter aquele ar hollywoodiano de terra de oportunidades, contam-se nos dedos empresas longevas como uma Adobe, uma Dell, uma Amazon.
Por ter grande mobilidade, a concentração de poder e influência no mundo digital surge tão rápido quanto desaparece, a ponto de ser cada vez mais difícil encontrar quem fique na liderança por uma mísera década. Na virada do século não havia Friendster, Myspace nem Orkut, o grande buscador era o Yahoo!, seguido pelo Lycos. E a internet móvel estava a cargo de empresas inovadoras como Palm e Kyocera.
O usuário de produtos digitais é cada vez mais volúvel e pragmático. Novos produtos e serviços podem até seduzi-lo com propaganda, design e preço. Mas a relação dificilmente será mantida se a marca não se renovar com a velocidade esperada, pouco importa sua fatia de mercado. Kodak e Sony que o digam. Mesmo que ainda sejam gigantescas, já não têm o apelo de outrora.
A melhor lição de empresas bem-sucedidas em relacionamentos de longo prazo é a do bom e velho Photoshop, vendendo saúde em seus 22 anos de idade e 12 plásticas (oops, versões). Como o Google, ele é sinônimo de categoria e verbo. Mas também é adjetivo, substantivo, pejorativo e indicativo de retoques fotográficos, mencionado com familiaridade até por quem não faça ideia de como ele funciona. Ao contrário do AutoCAD, que é oito anos mais velho, mas desconhecido fora de seu nicho, o Photoshop é unanimidade.
Folha de S. Paulo, 26/03/2012.
Quanto às variações exploradas a partir do termo "Photoshop", é correto afirmar que:
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
Um enfeite para berço é constituído de um aro metálico com um ursinho pendurado, que gira com velocidade angular constante. O aro permanece orientado na horizontal, de forma que o movimento do ursinho seja projetado na parede pela sua sombra.
Enquanto o ursinho gira, sua sombra descreve um movimento
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
A imagem abaixo representa um portal de entrada de uma cidade cuja forma e um arco de parábola. A largura da base (AB) do portal e 8m e sua altura é de 10m. A largura MN em metros, de um vitral colocado a 6,4 metros acima da base é:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Meu povo, meu poema
Meu povo e meu poema crescem juntos
Como cresce no fruto
A árvore novaNo povo meu poema vai nascendo
Como no canavial
Nasce verde o açúcarNo povo meu poema está maduro
Como o sol
Na garganta do futuroMeu povo em meu poema
Se reflete
Como espiga se funde em terra fértilAo povo seu poema aqui devolvo
Menos como quem canta
Do que plantaFERREIRA GULLAR. Toda poesia. José Olympio: Rio de Janeiro, 2000.
O texto Meu povo, meu poema, de Ferreira Gullar, foi escrito na década de 1970. Nele, o diálogo com o contexto sociopolítico em que se insere expressa uma voz poética que: