Analise a charge a seguir:
Fonte: SCHMIDT, Mário. História Crítica, 8ª série. São Paulo: Editora Atual, 2000, p. 119
A charge satiriza um dos fatores que permitiram explicar a Crise de 1929 que abalou os Estados Unidos e, posteriormente, todo mundo capitalista. A alternativa que explica CORRETAMENTE a sátira feita é:
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Com base nas informações do texto, o que caracteriza a forma de governo adotada pelo Brasil a partir de 1889?
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UNICENTRO) O vanádio é utilizado na composição de aços para dar resistência e ductibilidade na fabricação de molas e ferramentas de corte rápido. Em relação a esse elemento químico, é correto afirmar:
- Física | 2.5 Estática
(UFPR) Uma mola de massa desprezível foi presa a uma estrutura por meio da corda “b”. Um corpo de massa “m” igual a 2,000 g está suspenso por meio das cordas “a” , “c” e “d”, de acordo com a figura abaixo, a qual representa a configuração do sistema após ser atingido o equilíbrio. Considerando que a constante elástica da mola é 20 N/cm e a aceleração gravitacional é 10 m/s², assinale a alternativa que apresenta a deformação que a mola sofreu por ação das forças que sobre ela atuaram, em relação à situação em que nenhuma força estivesse atuando sobre ela. Considere ainda que as massas de todas as cordas e da mola são irrelevantes.
- Química | 3.8 Bioquímica
Nos tempos atuais, grandes esforços são realizados para minimizar a dependência dos combustíveis derivados de fontes fosseis, buscando alternativas como compostos provenientes de fontes renováveis, biodegradáveis e que causem menos impacto na atmosfera terrestre. Um combustível! renovável ( X ) de grande importância econômica a obtido a partir da equação genérica:
Sacarose --> C6 H12O6 --> X + CO2
Com base na equação, o referido combustível renovável é o:
- Geografia | 6.4 Transportes
Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.
FLEURY P. F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ. 2005 (adaptado).
No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria a