Texto base: As imagens a seguir foram compostas em períodos muito diferentes. A primeira pertence ao período medieval e a segunda aos nossos dias.
Enunciado:
- A) Qual é o tema principal presente em cada uma das imagens?
- B) Identifique qual é a intenção de cada uma destas imagens, isto é, o que elas querem comunicar àqueles que as estão vendo.
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
(Unicamp) O crescimento das plantas é afetado pelo balanço entre a fotossíntese e a respiração. O padrão de resposta desses dois importantes processos fisiológicos em função da temperatura é apresentado nos gráficos abaixo, relativos a duas espécies de plantas.
Sobre as espécies X e Y, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte em pontos
Materiais:
- Imagem da obra Alguns Círculos do artista russo Wassily Kandinsky
- Papéis colorset ou fantasia de cores variadas
- Cartolina branca para composição da colagem recortada em diferentes formatos e tamanhos
- Cola e tesoura
Desenvolvimento:
Sugiro para a sensibilização desta atividade a apresentação da obra Alguns Círculos, do artista russo Wassily Kandinsky:
Alguns Círculos – Wassily Kandinsky - 1926
Esta obra certamente despertará questões curiosas no grupo de alunos. Passada a euforia inicial e as primeiras discussões, o professor deverá retomar o conceito do ponto como possibilidade de construção de uma imagem recordando com os alunos o que já foi visto e realizado por eles em sala de aula. Em seguida poderá encaminhar algumas reflexões a partir de perguntas, tais como:
- Como Kandinsky usou os pontos nesta composição?
- O que ela faz lembrar? O que você sente ao vê-la?
- Será que a maneira como o artista posiciona as formas é pensada por ele?
- Se as cores fossem outras, o resultado seria o mesmo?
- Se a posição dos pontos fosse outra, o resultado seria o mesmo?
Enquanto desenvolve as questões o professor poderá ilustrar seus argumentos invertendo a composição de Kandinky, por exemplo, de cabeça para baixo; o que poderá ser enriquecedor na elaboração das idéias sobre composição pelos alunos.
Em seguida, o professor convidará os alunos para a realização de um trabalho que faça uso apenas do ponto como elemento composicional. Distribuirá aos alunos as folhas de papel coloridas e pedirá a eles que recortem círculos coloridos de diferentes cores e tamanhos (se julgar conveniente leve os círculos recortados!).
Terminados os recortes, peça a seus alunos que façam algumas pesquisas com os círculos sobre a carteira posicionando-os de diferentes formas em busca do resultado que esperam alcançar.
Em seguida ofereça ao aluno duas opções de papéis em tamanhos, cores e formas diferentes para que ele cole seus círculos/pontos. Use o bom senso de acordo com a maturidade da turma.
Ao final da atividade uma roda de novas perguntas (as mesmas perguntas feitas sobre o trabalho de Kandinsky podem servir de referência) devem ser discutidas pelo grupo e as conclusões registradas.
Observações:
- As cartolinas recortadas que servirão de suporte à colagem podem obedecer ao formato geométrico, orgânico e devem variar os tamanhos.
- Se o professor julgar conveniente esta atividade poderá ser feita por grupos ou duplas.
- Seria enriquecedora a possibilidade de variação das cores do suporte e, neste caso, a cartolina branca poderia ser substituída ou acompanhada de colorset colorido. (a cartolina colorida não é adequada a esta experiência).
Referências:
- Sobre Kandinsky:
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1433-biografia-9,00.jhtm
http://www.infoescola.com/artes/kandinsky/
mestres.folha.com.br/pintores/18/
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
O esquema a seguir representa uma sequência reacional praticada por um aluno de química em uma aula prática na universidade. O aluno observou que produção do composto B formava como subproduto uma substância gasosa, que a solução C apresentava pH neutro e que o composto E era um sólido precipitado.
Após a análise das observações feitas pelo aluno é possível inferir que o meio F é
- Geografia - Fundamental | 2.01 O Uso das Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis
Observe o gráfico abaixo.
Com base na sua interpretação do gráfico e em seus conhecimentos, o modo como o consumo de energia de combustíveis fósseis nos Estados Unidos se desenvolveu se deve
- Física
Considere que em um refrigerador, o fluido refrigerante passa por processos termodinâmicos que permitem que o calor seja removido de um ambiente à baixa temperatura e levado para outro de temperatura maior. Nesse processo, ora o trabalho é realizado sobre o fluido refrigerante, ora é ele que realiza trabalho sobre o meio.Esquematicamente, as etapas de tais processos são representadas a seguir.
Nesse ciclo, ocorrem uma expansão adiabática e uma compressão adiabática, respectivamente, entre ;