Veja os dois diagramas a seguir.
Cada um desses diagramas apresenta características de um uma diferente organização socioeconômica. Esses diagramas referem-se, RESPECTIVAMENTE
Questões relacionadas
- Literatura | 5.2 Modernismo
(UFRGS) No bloco à esquerda, estão listados os títulos de alguns contos do Murilo Rubião; no bloco à direita, aspectos e/ou temas relacionados aos contos.
Associe adequadamente o bloco da esquerda com o da direita.
1. O ex-mágico da Taberna Minhota
2. Bárbara
3. A cidade
4. A flor de vidro
5. O lodo
( ) O conto está disposto de trás para frente, apresentando a história de Eronides e Marialice.
( ) O conto narra a viagem de Cariba, único passageiro de um trem que para na penúltima estação do destino final.
( ) Um suicida narra sua trajetória de fracassos, até tornar-se funcionário público.
( ) O conto narra a relação de Galateu com seu médico, doutor Pink da Silva, apresentado, ambiguamente, como assustador e cômico.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Meu povo, meu poema
Meu povo e meu poema crescem juntos
Como cresce no fruto
A árvore novaNo povo meu poema vai nascendo
Como no canavial
Nasce verde o açúcarNo povo meu poema está maduro
Como o sol
Na garganta do futuroMeu povo em meu poema
Se reflete
Como espiga se funde em terra fértilAo povo seu poema aqui devolvo
Menos como quem canta
Do que plantaFERREIRA GULLAR. Toda poesia. José Olympio: Rio de Janeiro, 2000.
O texto Meu povo, meu poema, de Ferreira Gullar, foi escrito na década de 1970. Nele, o diálogo com o contexto sociopolítico em que se insere expressa uma voz poética que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Leia a tirinha a seguir. Disponível em: <http://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/page/2>. Acesso em 21 out. 2015.
Enunciado:
Explique o valor argumentativo dos recursos multimodais da tirinha para o entendimento do texto, levando em consideração a expressão “pé de coelho”.
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto.
[...] As cinzas expelidas pelo vulcão Puyehue, adormecido há 51 anos, se espalharam pelo céu causando confusão até nos países vizinhos. [...]
“O vulcão é formado a partir de placas terrestres que se movem e, por isso, batem umas nas outras. As placas carregam rochas que, por causa de toda essa movimentação, acumulam calor e pressão durante muito tempo. Em algum momento, essa pressão tem que ser liberada. É aí que vem a erupção.”
As consequências da erupção de um vulcão não param nas cinzas. Eles também podem causar raios devido à energia liberada pela lava e chuva ácida por causa das substâncias presentes na poeira vulcânica, que ficam na atmosfera.
Você acredita que pode haver algo de bom na explosão de um vulcão? Pois acredite: “Por causa da lava do vulcão, podem se formar novas rochas que darão origem a um solo fértil, muito bom para a plantação.” [...]
Disponível em: "http://chc.cienciahoje.uol.com.br/". Acesso em: 25 mar. 2013. (Fragmento)
A erupção de um vulcão pode possibilitar a melhoria das condições ambientais quando
- Física | 7.1 Relatividade
(UPE) Uma régua cujo comprimento é de 50 cm está se movendo paralelamente à sua maior dimensão com velocidade 0,6 c em relação a certo observador. Sobre isso, é CORRETO afirmar que o comprimento da régua, em centímetros, para esse observador vale