Analise a estrutura do sistema respiratório.
(A) Cite o nome da estrutura desse sistema que antecede a estrutura representada pelo número 1.
(B) Nomeie as substâncias representadas pelos números 2 e 3, respectivamente.
(C) Descreva o processo que ocorre na estrutura indicada pelo número 4.
Questões relacionadas
- Física | 2. Mecânica
Duas caixas, A e B, estão apoiadas, em repouso, sobre uma barra homogênea reta presa pelo seu ponto médio (ponto O) ao teto por meio de um fio inextensível. A caixa A está colocada a uma distância x do ponto O e a caixa B a uma distância y desse ponto. Nessa situação, a barra exerce sobre a caixa A uma força
e, sobre a caixa B, uma força
.
Uma matriz quadrada M é construída de forma que seus elementos são as intensidades de
e
e as distâncias x e y, tal que
, Sendo Mt a matriz transposta de M e considerando-se o sentido anti-horário como o positivo para a rotação, para que a barra permaneça em equilíbrio na horizontal é necessário que
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
TEXTO I
Ideologia. É toda a crença usada para o controle dos comportamentos coletivos, entendendo-se o termo crença, em seu significado mais amplo, como noção de compromisso da conduta, que pode ou não ter validade objetiva. [...] O que transforma uma crença em ideologia não é a sua validade ou falta de validade, mas unicamente sua capacidade de controlar os comportamentos em determinadas situações.
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
TEXTO II
A relação entre os dois textos permite a compreensão da ideologia como elemento que
- Geografia | A. Globalização
Até 1970, a região metropolitana de São Paulo foi a “Pasárgada” brasileira: ali se instalaram as principais indústrias, com os melhores empregos. Com a crise de 1980 e a interrupção do ciclo de expansão econômica do país, ocorreu uma reestruturação do mercado de trabalho, e o mapa migratório brasileiro começou a apontar para novas direções.
L. P. Juttel. Rotas migratórias: norte e centro-oeste, novos polos de migração. In: Ciência e Cultura, v. 59, n.o 4, 2007 (com adaptações).
Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue o item subsequente.
Em 1973, a crise do petróleo, em decorrência de mais um conflito árabe-israelense, interferiu no ritmo do denominado milagre brasileiro, o que abriu espaço a ação oposicionista mais contundente.
- História | 3.2 Era Vargas
A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade.
Milton Santos. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2008, p. 233-4 (com adaptações).
Tendo como referência o fragmento de texto acima, de Milton Santos, faça o que se pede no item.
A Era Vargas (1930-1945) promoveu a decolagem do Brasil na direção da modernidade econômica. Após a II Guerra Mundial e a queda do Estado Novo, o país avançou na industrialização e na urbanização, produzindo o que Milton Santos chamou, no texto, de “substituição de um meio natural” por um “cada vez mais artificializado”. Relativamente ao período da história brasileira a partir de meados dos anos 1940, assinale a opção correta.
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Dois engenheiros chegam à entrada de uma mina de extração de sal que se encontra em grande atividade. Um deles está portando um decibelímetro e verifica que a intensidade sonora é de 115 decibéis. Considerando as qualidades fisiológicas do som, qual é a definição de intensidade sonora?