Texto base: Disponível em: <http://www.estudopratico.com.br/o-que-foi-o-tratado-de-tordesilhas/>. Acesso em: 06 nov. 2015.
Enunciado:
O mapa ilustra a linha imaginária traçada nas terras do chamado “Novo Mundo” que deu forma a um acordo assinado entre Portugal e Espanha denominado Tratado de Tordesilhas. O principal motivo que levou à assinatura desse tratado foi
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A questão refere-se a uma das canções da cantora brasileira de rock, conhecida atualmente – Pitty, nome artístico de Prsicilla Novais Leone, nascida na cidade de Salvador/BA. Leia-a e observe-a com atenção. Admirável Chip Novo Pane no sistema, alguém me desconfigurou Aonde estão meus olhos de robô? Eu não sabia, eu não tinha percebido Eu sempre achei que era vivo Parafuso e fluído em lugar de articulação Até achava que aqui batia um coração Nada é orgânico, é tudo programado E eu achando que tinha me libertado Mas lá vêm eles novamente E eu sei o que vão fazer: Reinstalar o sistema Pense, fale, compre, beba, Leia, volte, não se esqueça Use, seja, ouça, diga Tenha, more, gaste e viva Pense, fale, compre, beba, Use, seja, ouça, diga... Não, senhor, sim, senhor (2x) Canção e composição: Pitty. Fonte: http://letras.terra.com.br/pitty/67413/ - 17/10/2009 – adaptado.
Observando o contexto e as palavras utilizadas na canção Admirável Chip Novo (chip, pane, desconfiguração etc.), descreva os principais objetivos da informação indicada, conforme experiências e pensamentos do personagem na moderna sociedade.
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
TEXTO I
Porta de colégio
[1] Passando pela porta de um colégio, me veio
a sensação nítida de que aquilo era a porta da
própria vida. Banal, direis. Mas a sensação era
tocante. Por isso, parei, como se precisasse ver
[5] melhor o que via e previa.
Primeiro há uma diferença de clima entre
aquele bando de adolescentes espalhados pela
calçada, sentados sobre carros, em torno de
carrocinhas de doces e refrigerantes, e aqueles
[10] que transitam pela rua. Não é só o uniforme.
Não é só a idade. É toda uma atmosfera, como
se estivessem ainda dentro de uma redoma ou
aquário, numa bolha, resguardados do mundo.
Talvez não estejam. Vários já sofreram a
[15] pancada da separação dos pais. Aprenderam
que a vida é também um exercício de
separação. Um ou outro já transou droga, e
com isso deve ter se sentido
(equivocadamente) muito adulto. Mas há uma
[20] sensação de pureza angelical misturada com
palpitação sexual, que se exibe nos gestos
sedutores dos adolescentes.
Onde estarão esses meninos e meninas
dentro de dez ou vinte anos?
[25] Aquele ali, moreno, de cabelos longos
corridos, que parece gostar de esporte, vai se
interessar pela informática ou economia;
aquela de cabelos louros e crespos vai ser dona
de boutique; aquela morena de cabelos lisos
[30] quer ser médica; a gorduchinha vai acabar
casando com um gerente de multinacional;
aquela esguia, meio bailarina, achará um
diplomata. Algumas estudarão Letras, se
casarão, largarão tudo e passarão parte do dia
[35] levando filhos à praia e à praça e pegando-os
de novo à tardinha no colégio. [...]
Estou olhando aquele bando de adolescentes
com evidente ternura. Pudesse passava a mão
nos seus cabelos e contava-lhes as últimas
[40] histórias da carochinha antes que o lobo feroz
as assaltasse na esquina. Pudesse lhes diria
daqui: aproveitem enquanto estão no aquário e
na redoma, enquanto estão na porta da vida e
do colégio. O destino também passa por aí. E a
[45] gente pode às vezes modificá-lo.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Affonso Romano de Sant’Anna: seleção e prefácio de Letícia Malard. Coleção Melhores Crônicas. p. 64-66.
A crônica é um gênero, digamos, aberto. Dentro dessa rubrica cabem vários conceitos. As quatro opções abaixo apresentam características de crônica, mas só uma expressa as características apresentadas pelo texto de Sant’Anna. Assinale essa opção.
- Geografia | 6.1 Agricultura
O desenvolvimento da agricultura brasileira vem sofrendo constantes mudanças. Um acontecimento de destaque foi a chamada Revolução Verde, que aconteceu a partir da década de 60. Essa tal revolução impôs um novo ritmo à agricultura, principalmente pela evolução tecnológica à qual as técnicas agrícolas foram expostas. Assim, torna-se evidente que o uso de tecnologias está sempre presente e agora, mais do que nunca, tem papel relevante para o avanço e crescimento da agricultura. O momento atual é a evolução desse ciclo, com a contribuição da área da eletrônica, informática, sensoriamento remoto e sistema geográfico de informações para o uso de alta tecnologia na produção agropecuária.
Disponível em: www2.ufpel.edu.br/cic/2003/relatorios/conteudo_EN.html. Acesso em: 16 ago. 2016.
A implementação de sistemas tecnológicos na produção agrícola está inserida em uma forma de produção no campo, a qual se enquadra principalmente no (na)
- História | 6.04 Doutrinas Sociais
O século XIX, ao mesmo tempo em que viu consolidar o capitalismo, também assistiu ao surgimento de teorias que procuravam minimizar, atenuar ou encerrar a exploração da força de trabalho sobre o capital. Tais teorias receberam o nome de socialismo, que possuem duas tipificações: uma que preconiza o entendimento entre capitalistas e proletários e outra que alega que não há conciliação entre os interesses dos capitalistas e dos proletários.
Com base nessa afirmativa, relacione o pensador, na coluna da esquerda, ao tipo de socialismo por ele defendido, na coluna da direita.
(I) Graco Babeuf.
(II) Saint-Simon.
(III) Karl Marx.
(IV) Friedrich Engels.
(A) Socialismo utópico.
(B) Socialismo científico.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto e responda a questão.
CORTINA FECHADA. CAI LUZ DA PLATEIA. MÚSICA.
Voz de Zezé – ( Off) A gente vinha de mãos dadas, sem pressa de nada pela rua. Totoca vinha me ensinando a vida. Mas ensinando as coisas fora de casa. Porque em casa eu aprendia descobrindo sozinho e fazendo sozinho, fazia errado e fazendo errado acabava sempre tomando umas palmadas. Até bem pouco tempo ninguém me batia. Se não estivesse na rua eu começava a cantar. Cantar era bonito. (Ao fundo ouve-se a introdução da música: “Marinheiro, Marinheiro”). Mas como eu não podia cantar por fora, fui cantando por dentro. (Ouve-se a voz de Zezé e da mãe cantando juntos). Eu estava me lembrando de uma música que mamãe cantava quando eu era bem pequenininho. (Começa abrir cortina lentamente). Era bonito quando ela cantava e eu ficava junto aprendendo... FICAM ZEZÉ E TOTOCA DE MÃOS DADAS NO CENTRO DO PALCO. NUM LADO DO PALCO A CADEIRA DO TIO EDMUNDO, NO OUTRO LADO UMA JANELA AZUL E UM BANCO COMPRIDO. SOM DE ESTRADA MOVIMENTADA. TOTOCA CUTUCA ZEZÉ. Totoca — Que é que você tem, Zezé? Zezé — Nada. Estava cantando. Totoca — Cantando? Zezé — É. Totoca — Então eu devo estar ficando surdo. (Pausa. Aponta a “estrada”). A gente primeiro olha bem. Para um lado e depois para o outro. Agora! CORREM E PARAM, AGITADOS. Totoca — Teve medo? (Zezé quer dizer sim, mas faz “não” com a cabeça). Agora você está sozinho. Nada de medo que você já está ficando um homenzinho. ZEZÉ VAI E VOLTA. NA VOLTA ABRE UM FOCO SOBRE A JANELA AZUL. Totoca — É ali. Você gosta? Zezé — Gosto. Mas por que a gente tem que mudar para cá? Totoca — É bom a gente sempre se mudar. SENTAM-SE NO BANCO. Zezé — Totoca, idade da razão pesa? Totoca — Que besteira é essa? Zezé — Tio Edmundo quem falou. Disse que eu era “precoce” e que ia entrar logo na idade da razão. E eu não sinto diferença. Totoca — Tio Edmundo é um bobo. Vive metendo coisas na sua cabeça. Zezé — Ele não é bobo. Ele é sábio. E quando eu crescer quero ser sábio e poeta e usar gravata de laço. Totoca — Por que gravata de laço? Zezé — Porque ninguém é poeta sem gravata de laço. Quando tio Edmundo me mostra retrato de poeta na revista, todos têm gravata de laço. Totoca — Zezé, deixe de acreditar em tudo que ele fala para você. Tio Edmundo é meio trongola. Meio mentiroso. O meu pé de laranja lima, adaptação de Luciano Luppi. Disponível em: <http://oficinadeteatro.com/
conteudotextos-pecas-etc/pecas-de-teatro/viewdownload/11-pecas-infanto-juvenis/
363-o-meu-pe-de-laranja-lima>. Acesso em: 21 abr. 2017.
No trecho “Totoca — Tio Edmundo é um bobo. Vive metendo coisas na sua cabeça.”, quem é o falante da frase? Como é possível identificá-lo?