Read the text.
Available at: http://www.olympic.org/en/content/Olympic-Games/Vancouver-2010/Vancouver-2010/
Accessed on May 11th 2010.
Read the answer and choose the best question.
A – _____________________________________________________________________________?
B – Vancouver, Salzburg, PyeongChang, Bern.
Questões relacionadas
- Matemática | 1.13 Equação do 2º Grau
(FUVEST 2007 1ª FASE) A soma e o produto das raízes da equação de segundo grau (4m + 3n) x2 - 5nx + (m - 2) = 0 valem, respectivamente, 5/8 e 3/32. Então m + n é igual a
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
O glifosato (C3H8NO5P) é um herbicida pertencente ao grupo químico das glicinas, classificado como não seletivo. Esse composto possui os grupos funcionais carboxilato, amino e fosfonato. A degradação do glifosato no solo é muito rápida e realizada por grande variedade de microrganismos, que usam o produto como fonte de energia e fósforo. Os produtos da degradação são o ácido aminometilfosfônico (AMPA) e o N-metilglicina (sarcosina):
A partir do texto e dos produtos de degradação apresentados, a estrutura química que representa o glifosato é:
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(FUVEST 2014 1° FASE) O Sr. Rubinato, um músico aposentado, gosta de ouvir seus velhos discos sentado em uma poltrona. Está ouvindo um conhecido solo de violino quando sua esposa Matilde afasta a caixa acústica da direita (Cd) de uma distância l, como visto na figura abaixo.
Em seguida, Sr. Rubinato reclama: – Não consigo mais ouvir o Lá do violino, que antes soava bastante forte! Dentre as alternativas abaixo para a distância ℓ, a única compatível com a reclamação do Sr. Rubinato é
Note e adote:
- O mesmo sinal elétrico do amplificador é ligado aos dois alto-falantes, cujos cones se movimentam em fase.
- A frequência da nota Lá é 440 Hz.
- A velocidade do som no ar é 330 m/s.
- A distância entre as orelhas do Sr. Rubinato deve ser ignorada.
- Biologia | 10.5 Cordados
(UFG) No último verão, devido a um fenômeno meteorológico, no qual uma imensa massa de ar quente e seco estacionou no território brasileiro bloqueando as frentes frias, as temperaturas passaram de 36 ºC em diversas regiões, e a sensação térmica foi ainda maior. Os vertebrados possuem mecanismos fisiológicos para detectar tal sensação e estruturas orgânicas para responderem a alguns fatores abióticos envolvidos nessa situação climática.
Nesse cenário, os anfíbios são mais susceptíveis ao risco de morte. Nesse sentido, conclui-se que os fatores abióticos detectados por esses animais e o motivo pelo aumento de fragilidade no contexto descrito são, respectivamente,
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
Dança e folguedos regionais ou folclóricos
Diferentes manifestações culturais e folclóricas se utilizam da dança como meio de expressão.
Nesta sugestão de trabalho, será proposta aos alunos uma pesquisa prévia desse assunto.
Procedimentos
1.º Professor, divida a sala em grupos e estabeleça algumas manifestações culturais como tema de investigação. Como sugestão (podem-se acrescentar ou escolher outras vertentes) de temas de pesquisa para os grupos. apresentamos: capoeira, congado, folia de reis ou reisado e dança de São Gonçalo. Forneça aos alunos sugestão de sites confiáveis para facilitar o acesso às informações que você deseja coletar.
2.º Os alunos deverão fazer uma pesquisa prévia e realizar uma apresentação para a turma, seja com uso de multimídias ou cartazes (o que for mais viável). Auxilie os alunos na escolha da forma de apresentação. Prepare com antecedência material para projeção, som ou papéis para os alunos confeccionarem os cartazes.
3.º Podem ser analisadas as vestes, as músicas, as regras de apresentação. Além disso, em relação à capoeira, a situação intermediária em que se encontra como um sistema de defesa e a dança, simultâneos.
4.º Sugira aos alunos que apresentem uma pequena performance de como seria a dança folclórica pesquisada. Eles poderão improvisar as roupas, escolher a música que geralmente é usada na apresentação e, em um dia marcado por você, professor, as crianças apresentariam as danças para os outros alunos da escola. Peça auxílio para os professores de Educação Física, na execução dos passos próprios de cada dança.
Material de pesquisa sobre danças e folguedos regionais disponível em:
<http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/dancas-folcloricas-brasileiras/>.Acesso em: 20 abr. 2015.
<https://www.youtube.com/watch?v=aO96RV3u1OU>.Acesso em: 20 abr. 2015.
<http://www.gazetadebeirute.com/2013/04/a-cultura-e-danca-popular-do-brasil.html>.
Acesso em: 20 abr. 2015.