Um barco pode viajar a uma velocidade de 11 km/h em um lago em que a água está parada. Em um rio, o barco pode manter a mesma velocidade com relação à água. Se esse barco viaja no Rio São Francisco, cuja velocidade da água, em relação à margem, assume-se 0,83 m/s, qual é sua velocidade aproximada em relação a uma árvore plantada na beira do rio quando seu movimento é no sentido da correnteza e contra a correnteza, respectivamente?
Questões relacionadas
- História | 2. Pré-História
(UEMA) Arte rupestre é o mais antigo tipo de arte da História. Também é conhecida como gravura ou pintura rupestre. Esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior e é encontrada em todos os continentes. O estudo da arte rupestre favoreceu o conhecimento de pesquisadores em relação aos hábitos dos povos da Antiguidade e a sua cultura. As matérias-primas utilizadas para a expressão artística dos povos da antiguidade eram pedras, ossos e sangue de animais. O sangue, assim como o extrato de folhas de árvores, era utilizado para tingir, constituindo o que devem ser as mais primitivas expressões artísticas, conforme a imagem abaixo.
Durante muito tempo, os povos que assim se expressavam foram conhecidos como “Pré-históricos”. Essa denominação, hoje em desuso entre a maioria dos historiadores, mas ainda presente nos livros didáticos, está diretamente relacionada ao fato de esses povos
- Literatura | 2. Produção Medieval
Em Portugal, os textos literários mais antigos datam do século XII, momento que coincide com a expulsão dos árabes da península Ibérica e com a formação do Estado português.
Fruto da integração linguística e cultural existente entre Portugal e Galiza, a língua então falada na região que hoje se conhece como Portugal era o galego-português, e que persistiu entre os séculos XII e XIV. No século XV, as duas línguas foram separando-se tornando-se independentes.
O português moderno, ou seja, a língua portuguesa mais madura, que se aproxima da língua que falamos hoje, só surgiu no século XVI.
Tradicionalmente, é apontado o ano de 476, data da deposição do último imperador romano do Ocidente, Rómulo Augusto, por Odoacro, que transferiu mesmo as insígnias imperiais para Constantinopla, como sendo o seu inicio no período histórico entre a Antiguidade e a Época Moderna, a Idade Média, como qualquer outra divisão cronológica, apresenta datas discutíveis quanto ao seu início e fim.
Naturalmente se o início da Idade Média é polémico, o fim não é claro também: para além de 1453, ocupação de Constantinopla pelos Otomanos, também é apontado 1492, ano da primeira viagem de Colombo à América, o ano de 1517 (Guerras da Religião, ocorridas após a Reforma Protestante) ou 1598 ( Édito de Nantes), são igualmente datas referidas para o fim do período da Idade Média.
A civilização medieval caracterizou-se por um fraccionamento da autoridade política e um enfraquecimento da noção de Estado, tendo em conta a organização e centralidade romanas. A economia baseava-se na agricultura, embora o comércio e as manufacturas tenham tido algum progresso.
Socialmente, existia uma divisão em três grupos distintos: dois poderosos, a nobreza, guerreira e proprietária, e o clero, dominador mental e culturalmente, e um pobre, servil e maioritariamente camponês, o povo.
A literatura medieval é um tema vasto, pois abrange no seu essencial a produção escrita e disponível na Europa, (e não só) durante a Idade Média (o milénio que vai da queda do Império Romano em cerca de 500, até o início da Renascença florentina em fins do século XV).
A Literatura Portuguesa surge no século XII, na Idade Média, portanto. Tudo que se refere a respeito da Idade Média vale para Portugal: o que ocorre na sociedade, na Arte e na Literatura portuguesas é exemplo do que ocorre em toda a Europa.
Por uma questão de sistematização, até porque se trata de um complexo e rico campo de estudo que vai do totalmente sagrado ao exuberantemente profano, passando por todos os pontos intermediários, - vamos subdividir a literatura medieval Portuguesa em dois períodos: O período: dos Trovadores e o período: dos poetas Palacianos e Cronistas.
Disponível em: https://www.lusofoniapoetica.com. Acesso em: 15 mar. 2022.
O texto apresenta a contextualização da produção literária medieval. De acordo com o texto, a
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
El globo que aparece en el cuarto cuadro expresa
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
(UNCISAL)
TEXTO I
Disponível em: http://educacao.uol.com.br. Acesso em: 25 out. 2013.
TEXTO II
Walter Benjamin defendia que o cinema poderia ser de imenso valor para o indivíduo, no sentido material, porque seria um instrumento político e ideológico em benefício da classe proletária quando esta estivesse pronta para assumir a liderança política, pois ele lhe traria incríveis expectativas na construção de uma nova história da camada popular.
Disponível em: http://www.infoescola.com. Acesso em: 25 out. 2013
Walter Benjamin concebia a viabilidade da reprodutibilidade técnica das obras de arte para a democracia ideologizada considerando a democratização cultural como uma forma de:
- Biologia
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Observe a figura a seguir e responda à(s) questão(ões) seguinte(s).
A figura lembra o sistema hidrovascular ou ambulacral de um equinoderma. Esse sistema atua na locomoção, respiração, captura de alimento e como órgão sensorial, consistindo em um conjunto de canais no interior do corpo e de prolongamentos tubulares, os pés ambulacrais, que se projetam para fora através de poros.
Com relação às principais características das classes de equinodermas, assinale a alternativa correta.