Passe as frases para plural, substituindo as palavras destacadas por outras no feminino. Faça todas as modificações necessárias para manter a concordância.
a) O menino ficou meio surpreso quando viu as sombras no salão.
b) O grupo de amigos ficou meio nervoso e diminuiu levemente seus passos.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
5. Texto base: Studiare 107376
MATERIAL
- Estilete
- Papel cartão – cores variadas
- Revistas para recortar
- Cola
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando sobre a Art Decó , mostrando sobre o seu estilo decorativo nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração, etc) e na arquitetura.
- Disponível: http://7dasartes.blogspot.com.br/2011/09/art-deco.html e https://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/art-deco/
- A proposta para esta atividade é a construção de um painel decorativo feito de papel, com a técnica dos trançados.
- Pedir aos alunos para escolherem a cor de fundo que irão trabalhar. Separar o papel cartão da cor escolhida.
- Pedir aos alunos para cortar o papel cartão na medida de30x20cm.
- Marcar ( riscar) nas duas extremidades do papel a medida 02 em 02 cm de uma ponta até a outra.
- Apoiar a régua na linha e com o estilete fazer os cortes das linhas marcadas deixando uns 02cm de borda nas duas extremidades.
- Corte tiras de mais ou menos 2 cm utilizando os papéis das revistas. Peça aos alunos para escolher uma paleta de cores para as suas tiras, ou use as tiras cortadas de forma aleatórias.
- Professor, explique para os alunos que estas tiras devem ser um pouco maior que a largura da folha de base.
- Agora é hora de começar a tecer!
- Colocar a tira sobre a primeira barra vertical, em seguida, desliza-o sob a segunda barra(horizontal). Continuar a trabalhar em toda a folha de base, desta forma, tecendo a tira alternadamente por cima e por baixo de cada barra vertical.
- Agora pegue a faixa seguinte e comece a tecer do outro lado da folha base. Instruir os alunos para tecer a tira alternadamente, por cima e por baixo de cada barra vertical.
- O professor deverá lembrar sempre aos alunos para estarem adequando as tiras no seu papel, sempre puxando para cima.
- Pedir aos alunos para tecer até chegar ao final da folha base.
- O professor vai explicar para os alunos que na última tira, o encaixe as vezes é mais difícil, pois é quando fica bem apertadinho a entrada. Uma pinça pode ajudar.
- O professor vai instruir os alunos quanto ao acabamento do trabalho. Chegando na última tira, os alunos deverão dar acabamento no trabalho.
- Pedir aos alunos para acertar as pontas que sobraram com a tesoura e colar essas pontas no papel base.
- Agora que as peças para montar o painel estão prontas, escolha um local bem legal na escola e comece a fazer a montagem deste painel. O professor deverá instruir os alunos neste momento, ajudando-os a fazer as combinações de cores de cada peça que foi tecida para que fique um trabalho bem harmonioso.
- Fonte: http://manunamoral.blogspot.com.br/2011/10/pap-papel-trancado-cestaria.html
- História - Fundamental | 15. Transformações na Europa Medieval
Leia a letra da canção abaixo e responda.
Burguesinha
Composição: Seu Jorge, Gabriel Moura e Pretinho da Serrinha
Vai no cabeleiro
No esteticista
Malha o dia inteiro
Pinta de artista
Saca dinheiro
Vai de motorista
Com seu carro esporte
Via zoar na pista
Final de semana
Na casa de praia
Só gastando grana
Na maior ganadaia
Vai para balada
Dança bate estaca
(...)
Burguesinha, Burguesinha
Burguesinha, Burguesinha
Burguesinha
(...)
A burguesinha retratada na letra do Seu Jorge está mais próxima do significado de burguesia na Baixa Idade Média ou no século XIX ? Justifique sua resposta.
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UFF) O disco rígido de um computador é um meio magnético utilizado para armazenar informação em forma digital. Sua superfície é dividida em trechos retangulares, muito pequenos, que funcionam como ímãs microscópicos e podem ser orientados em dois sentidos opostos -
e
, respectivamente. Um modelo simplificado do processo de leitura da informação gravada no disco rígido envolve um conjunto de bússolas I, II e III representado na figura. Se o polo norte da bússola aponta para cima, (
) sua orientação é representada pelo dígito 1, se aponta para baixo, (
) representada pelo dígito 0.
Assinale a opção que representa a orientação das bússolas na situação da figura.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Notícia 1
Cadela salva meninos de pit bull
A cadela vira-lata Catita salvou a vida dos irmãos Lucas, de 4 anos, e Leandro Tavares, de 10. Os dois estavam brincando em frente à casa da avó quando foram atacados por um cão da raça pit bull. Catita ouviu a gritaria e saiu correndo da casa da avó dos meninos para defendê-los. Ela avançou sobre o pit bull, que acabou fugindo depois de muita briga. Lucas teve ferimentos graves no rosto, e Leandro, alguns machucados. Catita foi ferida no pescoço e na orelha, mas virou heroína nacional.
Disponível em: <http://www.pro-vidaanimais.org/curiosidades.html>.
Acesso em: 06 jun. 2011. (Adaptado)
Notícia 2
Golfinho salva-vidas
Na Itália, um garoto de 14 anos foi salvo por um golfinho quando caiu de um barco. Com a ajuda de seu focinho, o golfinho Filippo levou o menino, que não sabia nadar, até a embarcação. O pai do garoto pôde retirar o filho do mar são e salvo.
Disponível em: <http://www.mundogump.com.br/nos-e-eles/>. Acesso em: 06 jun. 2011. (Adaptado)
Essas duas notícias falam sobre
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2017 LIBRAS)
Uma empresa vende xarope de guaraná a uma distribuidora de bebidas por R$ 1,60 o litro. O transporte desse xarope é feito por meio de caminhões-tanque que transportam 20.000 litros a cada viagem. O frete de um desses caminhões é de R$ 2.500 por viagem, pago pelo dono da distribuidora. Ele pretende estabelecer o preço do litro do xarope de guaraná para revenda de modo a obter um lucro de R$ 0,25 por litro.
Qual é o valor mais próximo, em real, para o preço de venda do litro de xarope de guaraná a ser estabelecido pelo dono da distribuidora?