Explicaê

01

Leia o trecho a seguir.

 

Utilizado como vítima sacrificial, dádiva, moeda, bem de capital, ostentação, mão armada, força de trabalho e reprodutor, era constante, na maioria das sociedades africanas, a demanda por escravizados, que poderiam ser obtidos se diferentes maneiras. A primeira fonte de escravizados era a guerra. A mais antiga e, com a razia ou gazua, que dela deriva, a atividade que mais transformou homens livres em cativos, ao longo da história. O vitorioso numa batalha ou numa série de batalhas, além de lograr o seu objetivo principal obter ou impedir, por exemplo, o acesso a um rio ou ao mar, abrir ou fechar uma estrada, vingar uma afronta, colocar um candidato à sucessão no poder, impor ou romper vínculos de vassalagem -, arrastava consigo, como butim, os derrotados ou, na maioria das vezes, apenas suas mulheres e crianças. Na África, o cativo, como subproduto da vitória militar, era um dos raros despojos que não se consumiam no mesmo dia ou na mesma semana da pilhagem. Ao ser capturado, era isso: um cativo.

 

SILVA, Alberto da Costa e. A Manilha e o Libambo: a África e a escravidão, de 1500 a 1700. 2. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 108. (Fragmento)

 

 

 a) De acordo com o texto é correto afirmar que a escravidão foi um fenômeno histórico introduzido no continente africano a partir da chegada dos europeus? Justifique.

     

b) Identifique qual era uma das principais fontes de escravos no continente africano antes da chegada dos europeus.


c) Cite os principais usos sociais aos quais os escravos eram submetidos.