No estudo dos materiais utilizados para a restauração de dentes, os cientistas pesquisam entre outras características o coeficiente de dilatação térmica. Se utilizarmos um material de coeficiente de dilatação térmica inadequado, poderemos provocar sérias lesões ao dente, como uma trinca ou até mesmo sua quebra. Neste caso, para que a restauração seja considerada ideal, o coeficiente de dilatação volumétrica do material de restauração deverá ser:
Questões relacionadas
- Matemática | 15.3 Circunferência
(ULBRA) As retas 2x – y – 4 = 0 e 2x + 3y – 12 = 0 interceptam-se no centro de uma circunferência de raio igual a 3. Então podemos dizer que:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UNIT) O parasita causador da malária é um protozoário.
Considerando-se os grupos dos protozoários analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Algumas amebas podem viver no corpo humano sem causar prejuízos, em uma relação denominada de comensalismo, alimentando-se de bactérias e detritos.
( ) O paramécio é dotado de estruturas locomotoras denominadas de cílios, que também são utilizadas para movimentar o alimento até o sulco oral.
( ) A regulação osmótica do paramécio está a cargo de dois vacúolos contráteis, que recolhem e excretam água que entra por osmose.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIT) A atmosfera terrestre é composta por vários gases, que exercem uma pressão sobre a superfície da Terra. Essa pressão, denominada pressão atmosférica, depende da altitude do local, pois à medida que algo se afasta da superfície do planeta, o ar se torna cada vez mais rarefeito, e, portanto, exerce uma pressão cada vez menor.
Com base nos conhecimentos sobre Hidrostática, é correto afirmar:
- Geografia | 8. Regionalização
(UFG) Analise a figura a seguir e leia os textos que a acompanham.
“O governo federal e o setor privado inauguraram um novo ciclo de desenvolvimento e ocupação da Amazônia Legal, onde vivem 24,4 milhões de pessoas e que representa só 8% do PIB brasileiro”.
FOLHA DE S. PAULO, São Paulo, 16 out. 2011, p. B1.
[…] “Assim, ao invés de reproduzir, como nas antigas áreas de incorporação agrícola, estruturas produtivas preexistentes, a expansão recente da fronteira agropecuária na Amazônia constitui, antes de mais nada, uma fronteira tecnológica na qual a inovação científica é o elemento central de explicação do novo perfil produtivo do agrorregional”.
Disponível em:
Acesso em: 8 mar. 2011. Considerando-se a figura e os textos apresentados e a grande diversidade natural, social, econômica, tecnológica e cultural da Amazônia Legal, evidencia-se uma região em crescente processo de diferenciação. Esse processo contraria a imagem difundida pelo mundo de um espaço homogêneo, caracterizado pela presença de uma cobertura vegetal, que a identifica tanto interna quanto externamente. Desse modo, o novo modelo de desenvolvimento e de ocupação da Amazônia Legal, atualmente, baseia-se
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Encontre no diagrama o nome de dez presidentes do Brasil.