Explique o que Cascão quis dizer com “AAAH! Nem morto!”
Questões relacionadas
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
Sejam N* = {1, 2, 3, . . . .} e f : N → R a função definida por f (x) = p.qx, onde p e q são números reais. Se a imagem de f é a progressão geométrica an= f (n) com a1= 1 e razão igual a ‒2, então, a soma p + q é igual a
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(VUNESP) Desde já a ciência entra, portanto, no nosso domínio de romancistas, nós que somos agora analistas do homem, em sua ação individual e social. Continuamos, pelas nossas observações e experiências, o trabalho do fisiólogo que continuou o do físico e o do químico. Praticamos, de certa forma, a Psicologia científica, para completar a Fisiologia científica; e, para acabar a evolução, temos tão somente que trazer para nossos estudos sobre a natureza e o homem o instrumento decisivo do método experimental. Em uma palavra, devemos trabalhar com os caracteres, as paixões, os fatos humanos e sociais, como o químico e o físico trabalham com os corpos brutos, como o fisiólogo trabalha com os corpos vivos. O determinismo domina tudo. É a investigação científica, é o raciocínio experimental que combate, uma por uma, as hipóteses dos idealistas, e substitui os romances de pura imaginação pelos romances de observação e de experimentação.
Émile Zola. O romance experimental, 1982. Adaptado.
Depreendem-se do comentário do escritor francês Émile Zola preceitos que orientam a corrente literária
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(FUVEST 2012 1ª FASE) Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose:
I. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados.
II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial dacélula.
III. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos.
IV. Divisão dos centrômeros resultando na separação das cromátides irmãs.
No processo de multiplicação celular para reparação de tecidos, os eventos relacionados à distribuição equitativa do material genético entre as células resultantes estão indicados em
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Tanto o mito da democracia racial, reiterado por Gilberto Freyre, quanto a teoria do escravo coisificado foram criticados pela historiografia dos anos 1970 e 1980. Pesquisadores se voltaram para a complexa relação entre senhores e escravizados, percebendo que, entre a passividade e a revolta, escravizados haviam protagonizado um cotidiano de negociações e conflitos, articulando dinâmicas sociais que possibilitaram criar formas de melhor sobreviver na dura experiência escravista, sem abrir mão da luta pela liberdade, que continuava no horizonte de suas expectativas.
(Adaptado de OLIVEIRA, R. D. Vozes afro-atlânticas. S. Paulo: Elefante, 2022, p. 41.)
A luta pela liberdade no contexto da escravidão
- Física
Apilha de uma lanterna possui uma força eletromotriz de 1,5V e resistência interna de 0,05 ohm O valor da tensão elétrica nos polos dessa pilha quando ela fornece uma corrente elétrica de 1,0A a um resistor ôhmico é de: