Um recipiente cilíndrico, de vidro, de está completamente cheio de mercúrio, a temperatura de 22 ºC. Esse conjunto foi colocado em um freezer a - 18 ºC e, após atingir o equilíbrio térmico, verificou-se um
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe o mapa a seguir.
Considerando as informações que constam no mapa e o que você estudou sobre o espalhamento dos humanos no planeta, é correto afirmar que:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(FUVEST 2018 1ª FASE) Uma caminhonete, de massa 2.000 kg, bateu na traseira de um sedã, de massa 1.000 kg, que estava parado no semáforo, em uma rua horizontal. Após o impacto, os dois veículos deslizaram como um único bloco. Para a perícia, o motorista da caminhonete alegou que estava a menos de 20 km/h quando o acidente ocorreu. A perícia constatou, analisando as marcas de frenagem, que a caminhonete arrastou o sedã, em linha reta, por uma distância de 10 m. Com este dado e estimando que o coeficiente de atrito cinético entre os pneus dos veículos e o asfalto, no local do acidente, era 0,5, a perícia concluiu que a velocidade real da caminhonete, em km/h, no momento da colisão era, aproximadamente,
Note e adote:
Aceleração da gravidade: 10 m/s2.
Desconsidere a massa dos motoristas e a resistência do ar.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
a) Como são classificados os objetos encontrados os objetos encontrados por Carlos?
____________________________________________________________________________________
b) Qual a importância histórica destes objetos para a sociedade?
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(FUVEST 2020 1º FASE)
O feminismo negro não é uma luta meramente identitária, até porque branquitude e masculinidade também são identidades. Pensar feminismos negros é pensar projetos democráticos. Hoje afirmo isso com muita tranquilidade, mas minha experiência de vida foi marcada pelo incômodo de uma 1incompreensão fundamental. 2Não que eu buscasse respostas para tudo. Na maior parte da minha infância e adolescência, 3não tinha consciência de mim. Não sabia por que 4sentia vergonha de levantar a mão quando a professora fazia uma pergunta já supondo que eu não saberia a resposta. 5Por que eu ficava isolada na hora do recreio. Por que os meninos diziam na minha cara que não queriam formar par com a “neguinha” na festa junina. Eu me sentia estranha e inadequada, e, na maioria das vezes, fazia as coisas no automático, 6me esforçando para não ser notada.
Djamila Ribeiro, Quem tem medo do feminismo negro?.
O trecho que melhor define a “incompreensão fundamental” (ref. 1) referida pela autora é:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir:
[...] O exército sempre foi uma instituição essencial para os romanos. [...] O exército dividia-se em legiões, unidades que se agrupavam aproximadamente três mil infantes, 1200 homens de assalto e trezentos cavaleiros, comandados no mais alto nível pelos cônsules e pelos pretores, chamados de generais, em latim imperatores, ‘aqueles que mandam’. Os generais vencedores eram socialmente muito respeitados e tinham direito a honras importantes, tais como desfilar em triunfo com suas tropas pela cidade de Roma [...].
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 87.(Fragmento)
À medida que Roma expandia seus domínios pelo mundo antigo a importância do exército crescia. Ao analisar este aspecto da história romana, o texto evidencia que