Acauã foi levado ao palco pela audiodescritora antes da peça começar.
- a) Para que ele foi ao palco?
2.b) Por que é importante que ele vá ao palco nesse momento?
Questões relacionadas
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Reunindo-se as informações contidas nas duas charges, infere-se que:
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as informações e analise a charge a seguir crise na Europa.
Crise econômica europeia altera os fluxos migratórios pelo mundo. Abril 2012
Disponível em: http://www.focomagazine.com.br/materia/563/crise-economica-altera-os-fluxos-migratorios-pelo-mundo-/>. Acesso em: 10 jan. 2013.
Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-PT&sa=X&tbo=d&biw=1280&bih=681&tbm=isch&tbnid=XWmYA49axY6OvM:&imgrefurl-/>. Acesso em: 10 jan. 2013.
Explique os motivos da mudança dos fluxos migratórios mundiais em direção a Europa.
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
“(...) as palavras tomam significados distintos daqueles utilizados no cotidiano. Por exemplo, utiliza-se, com frequência, nas aulas sobre frações, a frase reduzir ao mesmo denominador."
(Edi Jussara Candido Lorensatti, Linguagem matemática e Língua Portuguesa: diálogo necessário na resolução de problemas matemáticos. Conjectura: Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 91, maio/ago. 2009.)
Cada ciência usa uma linguagem própria e com um grau de precisão terminológica necessário para o seu exercício.
Tendo em vista os significados distintos que as palavras assumem nas situações concretas em que são empregadas, o verbo “reduzir”, no uso cotidiano, significa
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
O DIA EM QUE A VARINHA DE CONDÃO DA FADA AURORA DEIXOU DE SER MÁGICA fada Aurora tinha muito orgulho da sua varinha de condão. Não era para menos: sabe aquela estrelinha na ponta da vara? Era uma estrela de verdade, chamada Dalva!
Uma bela noite, depois de milhares de anos juntas, Dalva disse a Aurora que estava com saudade do espaço sideral. A estrelinha queria voltar para junto das suas irmãs, lá no céu. Aurora ficou arrasada. Sem aquela estrela preciosa, a varinha não seria mágica. Aurora ia perder todos os seus poderes. Implorou a Dalva que ficasse. A estrela concordou. Mas a cada dia que passava, Dalva se apagava mais um pouco, tão triste se sentia.
Então, uma bela noite, Aurora descolou a estrela de sua varinha de condão. Deu-lhe um beijo e soprou-a delicadamente. Dalva brilhou bem forte para dizer adeus e foi subindo, subindo, bem devagarinho, até sumir no espaço.
Pronto! Agora ela não era mais a fada Aurora. Era só Aurora. Guardou o seu vestido de fada no armário, pôs a varinha em cima da cômoda e virou uma moça como outra qualquer. Uma moça sem poderes mágicos.
O começo não foi fácil. Estava acostumada a que sua varinha de condão fizesse tudo para ela. Agora, tinha de arrumar a casa, lavar e passar a roupa, cozinhar, cuidar do jardim... A ex-fada chorava muito, achando dura demais aquela nova vida.
Quando caía a noite, Aurora se espichava, exausta, numa espreguiçadeira do jardim para ver se enxergava Dalva no céu. Queria lhe pedir que voltasse. Mas as estrelas eram todas iguais e nenhuma piscava para ela. Aurora se levantava e ia para a cama, toda triste.
Dias e mais dias, noites e mais noites se passaram. Pouco a pouco Aurora recuperava sua alegria. Descobria a vida dos homens e das mulheres comuns, aprendia a apreciar os prazeres simples da chuva. Dar de comer aos gatos da rua. Ler o jornal tomando um refresco. Já estava quase esquecendo que até outro dia ela tinha sido fada.
(...) (LEVY, Didier. Nove novos contos de fadas e de princesas. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2004. p. 9-11.)
Enunciado:
Dê três exemplos de tarefas que passaram a fazer parte da vida de Aurora depois da partida de Dalva.
- Inglês - Fundamental | 06. Aprendendo Inglês com os Bichinhos
How many insects are in the garden altogether? ______________________________