Leia os textos a seguir e responda às questões
Explique a importância de se preservar a Cerâmica Tapajônica, apresentando duas características das sociedades que se desenvolveram na região dos Tapajós.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 13.1 Problemas com Adição e Subtração
NO ANIVERSÁRIO DE LUCIANA FORAM SERVIDOS DOCES.
A) CONTE QUANTOS DOCES ESTÃO NA BANDEJA E REGISTRE A QUANTIDADE: ---------------------
B) FELIPE E CAROLINA COMERAM JUNTOS 15 DOCES. SOBRARAM NA BANDEJA ------------------------DOCES.
C) DESENHE NA BANDEJA OS DOCES QUE SOBRARAM.
D) LUCIANA RESOLVEU DIVIDIR OS DOCES QUE SOBRARAM ENTRE EDUARDO E VINÍCIUS. QUANTOS DOCES CADA UM VAI GANHAR?
DESENHE COMO VOCÊ PENSOU.
- Geografia - Fundamental | 02.1. Água: usar bem para ter para sempre
Leia as frases a seguir e escreva nos espaços V para as frases VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
_______________A água da chuva alimenta os rios e mananciais e outra parte escorre na superfície.
_______________A água é constantemente renovada pela evaporação que ocorre devido ao calor solar.
_______________A água é um recurso renovável e por isso não é preciso preocupar com sua preservação.
REESCREVA as frases FALSAS tornando-as VERDADEIRAS.
- Matemática - Fundamental | 6.1 Porcentagem
Numa classe há 50 alunos. Os meninos totalizam 40% da classe e 20% das meninas têm olhos azuis, enquanto todas as demais têm olhos castanhos.
A quantidade de meninas de olhos castanhos é
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text.
What is this text about?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para responder à questão, leia a entrevista a seguir, com o escritor Ziraldo, publicada na Folhinha, suplemento do jornal Folha de S.Paulo, por ocasião do lançamento do musical:
Menino Maluquinho
Antes de escrever O Menino Maluquinho (1980), Ziraldo trabalhava como jornalista e dava palestras sobre política pelo país. Em uma delas, falou para pais e professores sobre a educação dos filhos. "Disse que devíamos preparar os filhos para o dia de hoje, pois o futuro será feito de muitos hojes." Quando chegou em casa, já tinha a ideia do livro na cabeça. Nasceu Maluquinho, que vive um dia por vez, intensamente. Folhinha — Você foi o Menino Maluquinho? Ziraldo — Fui um menino feliz. Meus pais eram muito simples, mas me passaram a sensação de que estavam cuidando, todos os dias, para que seus filhos fossem dormir felizes. Eu, por exemplo, podia desenhar em tudo quanto é parede, papel, livro ou móvel que achasse pela frente. Minha mãe brincava conosco como se fosse uma criança. Folhinha — As crianças de hoje mudaram em relação às daquela época? Ziraldo — Desde o Menino Jesus, as crianças são as mesmas. Sofrem e se sentem felizes pelas mesmíssimas razões. O que mudou foi seu entorno. Quem soltava papagaio hoje quer voar de asa delta; quem montava um rádio domina a internet; quem rodava pião joga no computador. Folhinha — _______________________________? Ziraldo — O que ele tem de diferente é o seu alto nível profissional. O Maluquinho já virou tudo: HQ, tira de jornal, peça de teatro, balé, cinema, série de TV e até ópera. Só faltava fazer o musical, né? Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/folhinha/2014/04/1441786-a-crianca-nunca-muda-diz-ziraldo-leiaentrevista.shtml>. Adaptado. Vocabulário:
papagaio – pipa
A última pergunta feita a Ziraldo foi propositalmente omitida. A partir da resposta dada pelo escritor, entende-se que a questão feita pelo jornalista foi: