Analise as figuras e faça o que se pede nas questões
RELACIONE os elementos apresentados nas duas figuras.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | F. Climas do Brasil
Cuiabá, no Brasil, e La Paz, na Bolívia, são duas cidades da América do Sul que estão em latitudes semelhantes, mas são diferentes no aspecto climático. Observe a tabela abaixo.
Baseando-se na tabela e nos seus conhecimentos a respeito do clima, escolha a alternativa correta.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Lápis HB
- Papel ofício
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (data-show)
- Jornal
- Recipiente com água
- Retalhos de tecido
- Faca sem corte
- Palitos de picolé
- Palitos de dente
- Clips
- Argila
- Betume
- Argamassa
PROCEDIMENTOS
- Convide os alunos a observarem desenhos das culturas indígenas . Explique, que os índios pintam o corpo para enfeitá-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. E para revelar de quem se trata, como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos “falam”, dão recados. Boa tinta, boa pintura, bom desenho, garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser.
Fonte: http://julirossi.blogspot.com/2011/01/arte-indigena.html
- Mostre vários desenhos de tribos diferentes.
Disponível: http://julirossi.blogspot.com/2011/01/arte-indigena.html
https://br.pinterest.com/marisecassia/grafismo-ind%C3%ADgena/
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/420734790188381620/
- Apresente uma imagem de um grafismo indígena e realize a apreciação das respectivas características com seus alunos.
- Peça aos alunos para fazerem croquis de desenhos com grafismo indígena. Incentive-os a criarem desenhos indígenas também.
- O professor deverá organizar um banco de imagens para enriquecer o trabalho dos alunos .
- Explique que a argila será o meio e o suporte do nosso trabalho.
- Explique que eles farão um trabalho de baixo relevo que é quando o desenho se destaca ao fundo da superfície trabalhada ou até acima , em pequena altura.
- Organize as mesas, forrando-as com jornal e disponibilizando vasilha com água, retalhos de tecido, facas sem corte e palitos de picolé;
- Distribua um bloco pequeno de argila para cada aluno e solicite a construção de uma placa na medida combinada (Molde: vasilha de margarina +ou- 12 x 10 cm/ espessura de 2cm para não ficar frágil);
- Recortada a placa, o aluno fará o trabalho de alisamento com dedo/mão umedecido(a);
- Entregue os croquis/desenhos que os alunos fizeram em papel sulfite e lápis.
- Após observação dos detalhes do projeto individual, os alunos transferirão o desenho para a placa de argila, podendo este ser feito com lápis, clipes aberto ou palito de dente;
- É necessário passar uma esponja úmida sobre o desenho para retirar o excesso de argila que se junta/acumula próximo aos sulcos produzidos pela incisão do palito, clipes aberto ou lápis sobre a placa de argila, de forma bastante sutil/leve, para não descaracterizar o traço;
- Coloque as placas desenhadas para secar em local seguro;
- Se possível, queime as placas em forno de cerâmica – tente parceria com ceramistas ou Faculdade de Artes, caso contrário, aplique betume da Judéia para destacar as linhas do desenho, antes de realizar a incrustação na parede;
- Incruste as placas na parede com argamassa, produzindo um painel coletivo a partir das poéticas visuais em modelagem e desenho sobre argila.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13455
GRAVAÇÕES DAS CULTURAS INDÍGENAS AMAZÔNICAS
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Read the next text to answer questions 18, 19 and 20. Avril Lavigne
Canadian singer Avril Lavigne first became a star in 2002 when she released her debut album “Let Go”. She was just 17 years old at the time. Almost a decade later, she is still a star. Now she is 26, although she is struggling to shake off her teenage image - she released her fourth album “Goodbye Lullabye”. Stardom has not been easy. She already has a divorce under her belt and, as she explained, she has spent most of her adult life touring. About the tour life It’s important for me to find a balance. I spent most of my life on the road. So, since I was 17, I’ve been travelling and doing tours. So it was nice for me to kind of chill at home and like live my life for a little bit. And now I’m... I’m very like energised and I’m very inspired. And so I’m ready to get back out and do my tour now.
About Abbey Dawn, her line of clothing It’s really cool because I can travel, like how I travel a lot and go to the different countries and get inspiration and check out all the different trends, especially when I go to Tokyo, like the fashion is ridiculous there. So I get a lot of inspiration from my line when I travel and I have a really great team at Abbey Dawn, who get me, and we all work really well together. So it’s so much fun. And I’ve had a blast with it, and I’m actually going to do heels now and bags and I’m bringing a lot more to the line and I’m starting some guys’ pieces for the first time. So it’s growing and it’s just a project that it’s a lot of fun. It’s like I focus on my music and I do that and I’ve been doing music now for like 10 years. And it’s nice to have these other opportunities. About Tattoo I’m definitely not addicted to getting tattoos at all. I’m a free spirit and like I like to have fun. And I have, you know, moments where I want to get tattoos. It’s all about remembering certain moments in life and connections to people. And a lot of my tattoos are matching tattoos. And I’ve gotten them with friends and... and even family. And it’s someone’s personal decision, if they want to do that or not. By Marcel Anders Speak Up Online (adapted) Available at: http://www.speakup.com.br/index.php/mat2011/mat289.html** Accessed on October 20, 2012
**Professor, o texto acima está disponível no site da Revista Speak Up em forma de áudio. O download é simples, gratuito e não requer cadastro prévio de login e senha. Você pode baixar este áudio e dar aos seus alunos a oportunidade de ouvir o texto, além de lê-lo. Partes do texto são depoimentos da própria Avril Lavigne.
Enunciado:
Choose the alternative in which the sentence from the text shows an action or situation in Avril Lavigne’s life that started in the past and continued up to the present.
- Matemática | 09. Probabilidade
Uma academia de ginástica realizou uma pesquisa sobre o índice de massa corporal (IMC) de seus alunos, obtendo-se o seguinte resultado:
Categoria
Número de alunos
abaixo do peso
50
peso ideal
110
sobrepeso
60
obeso
30
Escolhendo-se um aluno, ao acaso, a probabilidade de que este esteja com peso ideal é
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Google, Apple, Facebook, Amazon, Microsoft. Esse conjunto de grupos empresariais — ocasionalmente designado como Gafam, Big Tech ou Big Five — é conhecido por sua hegemonia na indústria de tecnologia digital. Nós utilizamos seus sistemas operacionais, fazemos compras e buscas por meio de suas plataformas, mantemos contas em suas redes sociais e conhecemos os nomes e rostos de seus fundadores. Isso ocorre, muitas vezes, sem que sequer tenhamos consciência: quando mandamos áudios por WhatsApp ou vemos stories no Instagram, não é óbvio que esses serviços pertençam à Facebook Inc. Similarmente, o usuário padrão ignora que o sistema Android é desenvolvido pela Google e que ela pertence à Alphabet Inc., conglomerado que também é proprietário do YouTube. Os problemas associados a essa concentração de poder econômico, político e cultural têm sido um foco cada vez maior de atenção pública. Muito se fala sobre como filtros-bolha, bots e desinformação fragilizam a democracia, e manchetes sobre violações da privacidade e da liberdade de expressão dos usuários pelas empresas se tornaram comuns nesta década.
Disponível em: https://irisbh.com.br. Acesso em: 29 maio 2019 (adaptado).
Esse texto problematiza os resultados do desenvolvimento tecnológico da sociedade contemporânea, denunciando o(a)