O crescimento demográfico, observado na Europa a partir do século X, modificou o modelo autossuficiente dos feudos. Entre os séculos XI e XIII, a população europeia mais que dobrou. O aumento das populações impulsionou o crescimento das lavouras e a dinamização das atividades comerciais. No entanto, essas transformações não foram suficientes para suprir a demanda alimentar daquela época. Nesse período, várias áreas florestais foram utilizadas para o aumento das regiões cultiváveis.
Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/historiag/crise-feudalismo.htm Acesso em: 31 nov. 2016
O quadro e a imagem retratam os fatores que contribuíram com
Questões relacionadas
- Química | 2.5 Oxirredução
(UESB)
MnO4– (aq) + SO3–(aq) + H+ (aq) → Mn2+ (aq) + SO42 – (aq) + H2O (l)
Dentre alguns princípios aplicados ao balanceamento de equações químicas de oxirredução, destacam-se os balanços do número de elétrons, envolvidos na reação, e o de cargas elétricas em ambos os membros da equação química.
Levando-se em consideração esses princípios e os conhecimentos sobre o balanceamento de equação química de oxirredução com os menores coeficientes estequiométricos inteiros, é correto afirmar:
- Ciências - Fundamental | 04.7. Vírus
Os vírus são estruturas minúsculas que podem infectar células vivas de plantas, animais e seres humanos, sendo uma das principais causas de doenças infecciosas. Desde a descoberta do primeiro vírus, em 1892, muitos avanços foram feitos na compreensão de sua estrutura, reprodução e mecanismos de infecção. Hoje em dia, o estudo dos vírus é de extrema importância para a prevenção e tratamento de doenças causadas por esses agentes infecciosos.
Qual das alternativas abaixo é uma medida de prevenção para evitar a transmissão de doenças virais?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto 1 A operação Carne Fraca, da Polícia Federal, expõe a gravidade da doença da corrupção no Brasil. Grandes empresas estão vendendo carne podre no país, com data de validade adulterada e com aparência e peso mascarados com produtos químicos e papelão. [...] Entretanto, arma-se um rápido sistema de propaganda em favor delas, a pretexto de defender os interesses comerciais do país e sua imagem no exterior. [...] A preocupação com a saúde financeira do país e das empresas é legítima quando estão dentro das leis, das práticas corretas, da justiça. [...] Ao menos a vida e a saúde das pessoas devem sobrepor-se à ganância de lucros. Se a carne é fraca, o espírito não pode a ela submeter-se. Disponível em: <https://redesustentabilidade.org.br/2017/03/20/o-limite-da-insanidade--diz-marina-sobre-o-escandalo-dos-frigorificos/>. Acesso em: 03 mar. 2017. Texto 2 O Brasil é o primeiro exportador mundial de carne bovina e avícola, com presença em ao menos 150 países. O impacto deste escândalo no exterior preocupa as autoridades brasileiras, num momento em que busca acelerar um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Eumar Novacki, secretário-executivo do Ministério da Agricultura, afirmou que “não se pode colocar em xeque o sistema inteiro pela conduta de uma minoria”. A única informação que dá uma ideia da dimensão é que, entre os 4837 frigoríficos que são inspecionados no país, a fraude estaria sendo praticada em 21 abatedouros – menos de 1%. Dos 11 mil fiscais e servidores do Ministério da Agricultura, 33 estão sob investigação. Disponível em: <www.folhape.com.br/noticias/noticias/brasil/2017/03/18/.aspx>.Acesso em: 03 mar. 2017.
Enunciado:
O parágrafo final do texto 1, “Se a carne é fraca, o espírito não pode a ela submeter-se”, teve como intenção
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
Após ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir e ter por constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes que a enuncio ou que a concebo em meu espírito.
DESCARTES, R. Meditações. Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
A proposição “eu sou, eu existo” corresponde a um dos momentos mais importantes na ruptura da filosofia do século XVII com os padrões da reflexão medieval, por:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais necessários
- Cano de PVC – diversos tamanhos e larguras.
- Serrinha.
- Cola de PVC e cola adesiva ex: Super Bonder.
- Cola quente. Máquina e refil.
- Suporte – pedaço de madeira.
- Spray – Diversas cores.
- Lixa para cano de PVC.
- Materiais diversos que apresentem textura: lixas, tecidos macios e com relevo, papelão corrugado, cascas de árvores, plástico bolha, dentre outros.
OBS: se não conseguir tubos de PVC, você poderá substituir por tubos de papelão destes que são suportes para papel alumínio, tecidos, banners e papel higiênico. Se usar esses materiais, substitua a cola por cola Cascorex por exemplo.
Procedimentos
1 º.Conversar com os alunos sobre a escultura através do tempo. Trazer nomes e imagens que mostrem trabalhos de esculturas de artistas, de preferência mais conhecidos. É importante também trazer imagens da evolução da escultura através do tempo, com trabalhos artísticos desde à Pré-História até os tempos atuais.
2 º.Aborde agora sobre sustentabilidade e reaproveitamento de materiais que seriam descartados no meio ambiente e que podem ser usados para produzir outros objetos, inclusive Arte. Deixe que falem sobre o assunto e colha as informações que eles já trazem de casa. Aproveite para citar nomes de artistas que trabalham com materiais da natureza e sustentabilidade, com Frans krajcberg (Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cultura/conteudo_221819.shtml> . Acesso em 20 dez. 2015) e Chris Jordan http://danielakutschat.com/blog/2012/10/23/chris-jordan-critica-a-sociedade-de-consumo/.> Acesso em 24 jan. 2016).
3 º.Divida a sala e grupos para o trabalho prático que consiste em montar, usando os canudos de PVC ou papelão, uma “escultura texturizada”. Lembre aos alunos que eles devem primeiro, revestir os tubos com os materiais que trouxeram com antecedência. Após isso feito, devem montar uma bela composição usando todo o material disponível e colocar a estrutura em pé, na placa de madeira que providenciaram.
4 º.Opcional - Após toda a colagem feita e seca, devem pintar usando a tinta spray para uniformizar as cores. O professor pode fazer esta parte, pois tinta Spray pode apresentar reações em pessoas alérgicas. Utilize uma máscara de proteção.
5 º.Coloquem as esculturas em exposição. Certifiquem que tudo está bem colado, pois é interessante deixar que as pessoas toquem nas estruturas para sentirem a aspereza do rústico e a maciez da parte mais polida.