Um bulbo de vidro conectado a um tubo fino, com coeficiente de dilatação desprezível, contendo certa massa de água na fase líquida é mostrado a seguir em três situações de temperatura. Na primeira, o sistema está a 4°C; na segunda, a 1°C e, na terceira, a 10°C. Conforme a temperatura, a água ocupa uma certa porção do tubo. Tal fenômeno é explicado:
Questões relacionadas
- Literatura | 5.2 Modernismo
Antiode (Contra a Poesia Dita Profunda)
Poesia te escrevia:
flor! conhecendo
que és fezes. Fezes
como qualquer.
gerando cogumelos
(raros, fragéis, cogu-
melos) no úmido
calor de nossa boca.
(...)
Delicado, evitava
o estrume do poema,
seu caule, seu ovário,
suas intestinações.
Esperava as puras,
transparentes florações,
nascidas do ar, no ar,
como as brisas.
Disponivel em https://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/antiode-contra-a-poesia-dita-profunda.João Cabral de Melo Neto
A geração de 45 corresponde a última fase do Modernismo brasileiro. Cabral retoma o acabamento formal poético contrariando a liberdade de 22 e, ao mesmo tempo, combate a permanência de concepções passadistas.
Desse modo, o poema Antiode
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
Dois amigos que adoram brincar juntos resolveram utilizar uma corda em suas brincadeiras. Em certo momento resolveram criar pulsos e analisar a propagação deles ao longo da corda. Ao criarem pulsos simultaneamente em cada extremidade da corda formaram a seguinte estrutura.
Para a surpresa dos amigos qual foi a estrutura que mostra os pulsos depois da interação entre eles?
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
A campanha institucional sugere ações cotidianas que melhoram a qualidade de vida das pessoas.
Na estruturação do texto, identifica-se o uso:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Celular: mocinho ou vilão?
[...] A cada dia novas tecnologias são lançadas no mercado e essa efemeridade provoca uma popularização de seu uso. Esse é o caso do celular, que até a década passada era considerado um artigo de luxo, mas passou a fazer parte da vida das pessoas, independentemente da sua classe social. Entretanto, na medida em que se torna acessível essa tecnologia, torna relevante a preocupação quanto aos limites de sua utilização.
O celular, cuja função inicialmente era a de realizar e receber chamadas, passou a ser um aparelho versátil, dotando-se de utilidades como a de fotografar, filmar, assistir a vídeos, acessar a internet, entre outras funcionalidades. [...] Embora nem sempre todos os recursos disponíveis sejam utilizados a contento.
Diante da infinidade de recursos, a utilização do celular vem sendo discutida por educadores, em virtude de este ser visto como um meio de dispersar a atenção em sala de aula [...].
Não cabe ao Estado disciplinar o uso dos celulares, mas aos próprios pais educarem seus filhos e se educarem quanto ao uso ético do aparelho e, ainda, à escola delimitar suas regras. Proibir o uso seria medida insana, devido à indiscutível relevância do celular na atualidade. [...]
Portanto, o celular não pode ser considerado vilão, mas é vilã sua utilização imprópria. Deve esse aparelho nos servir nos momentos convenientes. É necessário que tenhamos maturidade para usá-lo e isso implica dizer que, para presentear nossos filhos com um aparelho, devemos saber se estes já podem utilizá-lo com consciência. Assim, cabe aos pais e à escola regulamentar o uso e aplicar medidas que visem corrigir vícios decorrentes do uso indiscriminado do celular.
Disponível em http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u631.jhtm. Acesso em 16 dez 2013.
Comente, brevemente, a composição da estrutura do texto lido. Indique em sua resposta os parágrafos que compõem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A civilização egípcia desenvolveu-se no nordeste da África, em uma região caracterizada pela existência de desertos e pela vasta planície do rio Nilo. A parte fértil do Egito é praticamente um oásis muito alongado, proveniente das inundações causadas pelo rio. Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios.
Disponível em: www.culturabrasil.org/egito.htm. Acesso em 10 mai. 2012.
Qual o papel do rio Nilo para a sociedade no Egito Antigo?