Observe o Enunciado Gráfico (EG) seguinte.
Qual, dentre as alternativas seguintes, contém um Enunciado Verbal (EV) equivalente ao EG dado na figura?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 08. Problemas com Adição e Subtração
O álbum “Melhores do Futebol” que André ganhou tem espaço para 320 adesivos. Ele já colocou 185 adesivos de jogadores de linha, 78 goleiros, 39 treinadores e ainda 17 juízes.
Como está o álbum de André?
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Na figura seguinte, são dados os pontos A, B, C e D, além dos vértices T e U do paralelogramo RSTU (notação cíclica anti-horária).
Sabendo que RT = 43TU (medida da diagonal do paralelogramo) e RU = 23TU (medida do menor lado do paralelogramo), o vértice R do paralelogramo RSTU deverá coincidir com o ponto:
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
O empregado de uma transportadora precisa descarregar de dentro do seu caminhão um balcão de 200 kg. Para facilitar a tarefa do empregado, esse tipo de caminhão é dotado de uma rampa, pela qual podem-se deslizar os objetos de dentro do caminhão até o solo sem muito esforço. Considere que o balcão está completamente sobre a rampa e deslizando para baixo. O empregado aplica nele uma força paralela à superfície da rampa, segurando-o, de modo que o balcão desça até o solo com velocidade constante. Desprezando a força de atrito entre o balcão e a rampa, e supondo que esta forme um ângulo de 30º com o solo, o módulo da força paralela ao plano inclinado exercida pelo empregado é:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Generation Z truly is the digital generation. They are unlike any before them and are developing in a world that is pure media. They are born into a digitized economy where instant access is everywhere and while the world that they are growing up in is new and evolving, so are the techniques that it will take to teach them. These are children that have never known a world without internet service, landline phones, or homes without a PC. They have never had to use a phone book or encyclopedia to gain information. And the concept of waiting is foreign. This is a generation of instant gratification but a group of kids that welcome diversity, change, and accept that things cannot and will not last forever. They are environmentally conscious and aware of social causes. They mobilize through social networks and public formats. They have been called "The Silent Generation" because of their lack of face to face interaction. They are communicating through various mediums and digital formats. The average Gen x-er sends a minimum of 50 text messages per day, which is the primary use for their mobile phone. These kids learn differently because they have evolved differently. No longer will a pen, paper and book satisfy the needs of this group who thrives in a media rich environment [...] Disponível em: http://techwithclass.webs.com/facts-about-gen-z. Acesso em: 05 mar. 2015.
Enunciado:
According to the article, we can state that the Generation Z
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
Materiais necessários
- Imagens apresentadas, a seguir, impressas em cor no tamanho A4 ou em Data show. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8580/lasar-segall. Acesso em 03 abr.2015.
- Música
- Jornais e revistas velhas para recorte.
- Canetinhas coloridas e pincéis atômicos coloridos de ponta fina.
- Caderno de desenho ou folhas brancas.
- Tesoura sem ponta e cola.
- Papel kraft com aproximadamente 3 metros de comprimento.
Procedimentos
Apresentar as seguintes obras de Lasar Segall:
Morro Vermelho
1926 | Lasar Segall
óleo sobre tela, c.i.d.
115 x 95 cm
Coleção particular
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Figura sobre Fundo de Morro
1924 | Lasar Segall
aquarela e tinta preta sobre papel, c.i.e. 22,5 x 31 cm
Coleção particular
Reprodução fotográfica Vera Albuquerque
Mãe Negra
1930 | Lasar Segall
óleo sobre tela, c.i.e.
73 x 60 cm
Coleção particular
Reprodução fotográfica Vicente de Mello
1º. Após trabalhar o conceito do Expressionismo apresentado no livro de Artes, conversar com os alunos sobre Lasar Segall, artista expressionista brasileiro (ver biografia no site sugerido) e perguntar a eles:
– O que vocês sentem quando olham essas imagens?
– Sobre o que Lasar Segall está falando?
– Vocês acreditam que ele se preocupava com as questões do negro no Brasil?
– Vocês acreditam que a obra de Segall fala sobre questões mundiais? Quais?
– Que tipo de recurso estético Lasar Segall utiliza nestas imagens para nos transmitir o valor que dava aos negros?
– Por que podemos chamar estas obras de expressionistas? (As crianças poderão consultar o livro didático nesse momento para elaborar suas respostas).
2º. Entregar aos alunos jornais velhos para que identifiquem imagens e frases, ou palavras, que tratam da questão do racismo no Brasil e no mundo. Eles deverão recortá-las e fixá-las numa cartolina – em grupos de 4 alunos, por exemplo ou papel kraft em metro – sugiro 3m – num trabalho realmente coletivo – buscando alcançar um bom resultado.
3º. Após expor essas montagens, perguntar aos alunos se já presenciaram ou ficaram sabendo de alguém que sofreu discriminação por causa da cor de sua pele. Em seguida perguntar a eles quais os motivos, segundo a percepção de cada um, contribuem para que este tipo de problema exista no mundo.
4º. Por último, propor que cada um desenhe em seu caderno como seria o mundo se não existisse racismo ou discriminação. Podem usar e abusar do estilo expressionista de Lasar Segall em seus trabalhos.
5º. Quando o desenho estiver pronto, voltar com os alunos para a colagem de jornal e pedir a eles para que colem seu desenho no painel.
6º. Expor o trabalho.