Observe la página de la historieta de Mónica y su pandilla y contesta a las cuestiones.
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Enunciado:
Script para o professor:
Listen to your teacher and mark the part of the face . (Cantando no tom da música Frère Jacques):
“ Where is my head?(2x) Here it is.(2x)”
Dê um tempinho para o aluno observar as quatro alternativas e marcar a alternativa correta.
- Ciências - Fundamental | 03.3 Ecossistemas
Leia as informações e faça o que se pede na questão.
A araucária Pinheiro-do-paraná, pinho, pinheiro brasileiro, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões e pinheiro-são-josé _ a araucária é conhecida por muitos nomes. É uma árvore alta e sua copa tem a forma de um guarda-chuva invertido, pois os galhos são virados para cima. Ela aparece principalmente nos estados do Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No Paraná, antes de os campos do interior serem cobertos pelas lavouras de café e soja, a araucária cobria quase todo o estado. Os índios que moravam ali deram o nome de Curitiba ("muito pinhão" ou "imensidão de pinheiros") ao grande planalto que começava depois da Serra do Mar. O nome ficou e hoje Curitiba é a capital do Paraná.
Muito apreciada para a construção de móveis e casas, a araucária foi exportada para a Europa durante a Primeira Guerra Mundial. Resultado: grandes serrarias instaladas no Sul do Brasil dizimaram milhões e milhões de árvores. Hoje restam apenas 2% da formação original, um ambiente rico que abriga diversas espécies de animais.
As florestas de araucárias não têm só essa árvore. Muitas plantas, como a imbuia, a erva-mate (que serve para fazer chimarrão e chá) e outras herbáceas, nascem junto aos pinheiros.
Essas árvores podem chegar a pouco mais de 50 metros de altura. Sua madeira, o pinho, é aproveitada para fazer peças de construção (como vigas, forros e pisos) e na fabricação de papel. (Disponível em http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/araucaria.htm acesso em 10/01/2010)
Reflita sobre os trechos destacados.
Hoje restam apenas 2% da formação original, um ambiente rico que abriga diversas espécies de animais.
As florestas de araucárias não têm só essa árvore. Muitas plantas, como a imbuia, a erva-mate (que serve para fazer chimarrão e chá) e outras herbáceas, nascem junto aos pinheiros.
Ao derrubar os pinheiros para a exploração da madeira, o ser humano provoca mudanças no ambiente.
Explique o que pode acontecer com as plantas e os animais que vivem próximos aos pinheiros.
Ciências - Fundamental | 03.3 EcossistemasLeia as informações e faça o que se pede na questão.
A araucária Pinheiro-do-paraná, pinho, pinheiro brasileiro, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões e pinheiro-são-josé _ a araucária é conhecida por muitos nomes. É uma árvore alta e sua copa tem a forma de um guarda-chuva invertido, pois os galhos são virados para cima. Ela aparece principalmente nos estados do Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No Paraná, antes de os campos do interior serem cobertos pelas lavouras de café e soja, a araucária cobria quase todo o estado. Os índios que moravam ali deram o nome de Curitiba ("muito pinhão" ou "imensidão de pinheiros") ao grande planalto que começava depois da Serra do Mar. O nome ficou e hoje Curitiba é a capital do Paraná.
Muito apreciada para a construção de móveis e casas, a araucária foi exportada para a Europa durante a Primeira Guerra Mundial. Resultado: grandes serrarias instaladas no Sul do Brasil dizimaram milhões e milhões de árvores. Hoje restam apenas 2% da formação original, um ambiente rico que abriga diversas espécies de animais.
As florestas de araucárias não têm só essa árvore. Muitas plantas, como a imbuia, a erva-mate (que serve para fazer chimarrão e chá) e outras herbáceas, nascem junto aos pinheiros.
Essas árvores podem chegar a pouco mais de 50 metros de altura. Sua madeira, o pinho, é aproveitada para fazer peças de construção (como vigas, forros e pisos) e na fabricação de papel. (Disponível em http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/araucaria.htm acesso em 10/01/2010)
Reflita sobre os trechos destacados.
Hoje restam apenas 2% da formação original, um ambiente rico que abriga diversas espécies de animais.
As florestas de araucárias não têm só essa árvore. Muitas plantas, como a imbuia, a erva-mate (que serve para fazer chimarrão e chá) e outras herbáceas, nascem junto aos pinheiros.
Ao derrubar os pinheiros para a exploração da madeira, o ser humano provoca mudanças no ambiente.
Explique o que pode acontecer com as plantas e os animais que vivem próximos aos pinheiros.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A imagem mostra a rotina diária de uma pessoa adulta.
Com base nessa imagem, escreva uma página de diário pessoal, narrando e detalhando as atividades mostradas na imagem.
Leia com atenção como deve ser esse texto:
Você deve imaginar que é essa personagem e escrever em 1ª pessoa.
• Inclua:
– vocativo: forma de cumprimento, saudação ao próprio diário. (Ex.: “Querido diário...”);
– data;
– registro das atividades.
• A linguagem deverá ser informal, coloquial, espontânea.
• Crie momentos de interlocução/conversa entre o escritor (você) e o texto.
• O texto deve ter um tom intimista, uma vez que será uma página de diário pessoal, secreto.
Por fim, faça a revisão de seu texto, observando as seguintes questões:
• Você escreveu o texto solicitado?
• Incluiu no texto o que foi pedido?
• Há palavras repetidas desnecessariamente? Se houver, verifique a possibilidade de substituí-las por pronomes pessoais, que deem mais coesão ao texto.
• Faltou alguma palavra ou explicação para o texto ser entendido por quem o lê?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A chegada da Família Real ao Brasil trouxe muitas mudanças. D. João tomou muitas decisões que fizeram com que o Brasil, especialmente o Rio de Janeiro, fosse transformado.
Identifique quatro ações de D. João que resultaram em progresso para o Brasil.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.4 Sentido Denotativo, Sentido Conotativo e Polissemia
Leia a charge para responder à questão.
Disponível em:<http://www.charges.com.br>. Acesso em: 30 dez. 2012
Os verbos odiar e adorar se referem à palavra “pneus”, entretanto, em virtude da polissemia, esta palavra está sendo usada em sentidos diferentes. Explique ambos os sentidos e, dessa forma, justifique o emprego dos verbos em cada lado da charge.
Língua Portuguesa - Fundamental | 2.4 Sentido Denotativo, Sentido Conotativo e PolissemiaLeia a charge para responder à questão.
Disponível em:<http://www.charges.com.br>. Acesso em: 30 dez. 2012
Os verbos odiar e adorar se referem à palavra “pneus”, entretanto, em virtude da polissemia, esta palavra está sendo usada em sentidos diferentes. Explique ambos os sentidos e, dessa forma, justifique o emprego dos verbos em cada lado da charge.