Ana Rosa é bailarina e, no sábado, ela fará uma apresentação. O início da apresentação será às 20 horas. A professora pediu que ela chegasse 30 minutos antes para se vestir com tranquilidade. Ela deve chegar às:
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
Um elemento químico da família dos gases nobres está situado no terceiro período da tabela periódica. Qual é esse elemento?
- Geografia - Fundamental | E. Regionalização do Território Brasileiro
O mapa a seguir destaca a localização da Amazônia Legal.
Meio ambiente e educação ambiental. Disponível em:< http://www.uff.br/geoden/figuras/amazonia_legal.jpg>. Acesso em: 04 nov. 2014.
Enunciado:
Existem diversas maneiras de regionalizar o espaço geográfico brasileiro, cada maneira utiliza um conjunto diferente de indicadores, sejam eles humanos, socioeconômicos, históricos ou naturais. A região destacada no mapa se distingue do restante do território por
- História - Fundamental | 03.2. Os migrantes
Leia o texto e responda a questão.
Migrações no Brasil
A população de um país não é apenas modificada pelas mortes e nascimentos de seus habitantes. É preciso levar em conta, também, os movimentos de entrada e de saída, ou seja, as migrações que ocorrem em seu território.
As migrações internas são aquelas que se processam no interior de um país como, por exemplo, êxodo rural, o que é constante no Brasil.
A história do povo brasileiro é uma história de migrações. As migrações não ocorreram ou ocorrem por causa de guerras, mas pela inconstância dos ciclos econômicos e de uma economia planejada independentemente das necessidades da população.
História
As migrações pelo território brasileiro estão associadas, como nota-se ao longo da história, a fatores econômicos, desde o tempo da colonização pelos europeus. Quando terminou o ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste e teve início o ciclo de ouro, em Minas Gerais, houve um enorme deslocamento de pessoas em direção ao novo centro econômico do país. Graças ao ciclo do café e, posteriormente, com o processo de industrialização, a região Sudeste pôde se tornar efetivamente o grande polo de atração de migrantes, que saíam de sua região de origem em busca de empregos ou melhores salários.
Acentuou-se, então, o processo de êxodo rural, migração do campo para a cidade, em larga escala. No meio rural, a miséria e a pobreza agravadas pela falta de infraestrutura (educação, saúde, etc.), pela concentração de terras nas mãos dos latifundiários e pela mecanização das atividades agrárias, fazem com que a grande população rural se sinta atraída pelas perspectivas de um emprego urbano, que melhore o seu padrão de vida. O fascínio urbano torna-se, então, o principal fator de atração para as grandes cidades.
Folha de São Paulo
Disponível em:<HTTP://noticias.uol.com.br> Acesso em: 22/03/2012
Cite 3 fatores que contribuem para a modificação da população de um país:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read and answer.
Lissa and Tainá go to school by bus. They can see a park and a supermarket on their way to school. They love going to school but Tainá does not like to wake up early.
Alex goes to school by car with his father. They see a church and a hospital on their way to school.
Bruno lives near the school. He does not like walking to school. On his way to school he sees lots of children and some shops.
Who goes to the school by car?
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Professor(a), leia com os alunos o fragmento do texto.
O que significa a expressão ”pensar fora da caixa”?
[...] A expressão “pensar fora da caixa” é um dos ensinamentos mais divulgados por pessoas que trabalham nas áreas de motivação e divulgação de negócios. Esse pensamento, que foi usado pela primeira vez pelo americano John Adair no ano de 1969, acabou sendo rapidamente “absorvido” pelas pessoas e introduzido em temáticas de apoio e desenvolvimento da motivação das pessoas.
Esse pensamento, que pode ser comumente encontrado em livros para “pensar fora da caixa”, tem o objetivo de influenciar as pessoas para que saiam da sua zona de conforto e que busquem mudar suas rotinas (ou flexibilizá-las de modo mais inteligente).
O “pensar fora da caixa” tem o objetivo de ajudar as pessoas a encontrar perspectivas diferentes das ideias e ações costumeiras e, dessa forma, conseguir resultados diferentes para as suas situações cotidianas e anseios. [...]
Disponível em: < http://dinheirama.com/blog/2016/06/30/5-livros-pensar-fora-caixa-inovar/>. Acesso em: 18 dez. 2016. (Fragmento)
Professor(a), após a leitura, faça as seguintes considerações à turma:
Pensar fora da caixa é uma maneira de exercitar a criatividade. Quando somos desafiados a fazer algo de um jeito diferente ao que estamos habituados, somos levados a criar, desenvolvendo assim, o nosso lado empreendedor. Vamos então fazer exercícios para “pensar fora da caixa”.
- Atividade 1: Desenhando com números
Divida a turma em três grupos: A, B e C.
Entregue à cada componente dos grupos uma folha de papel com os números 3, 6 e 9 grafados no centro da folha, de acordo com o quadro:
Peça que transformem o número do grupo em um desenho que será o símbolo do grupo.
Ressalte que o desenho é individual. Os membros do grupo não deverão se comunicar e poderão desenhar o que quiserem: animais, plantas, objetos.
Ao término da atividade, faça uma exposição e reflita com a turma como a partir de um mesmo número foram criados desenhos diferentes. Ressalte o valor da criatividade.
Faça uma votação para escolher o símbolo de cada grupo.
- Atividade 2: Pensando fora da caixa para solucionar um problema da rotina escolar
Entregue a cada grupo anteriormente formado, a seguinte situação:
Após o recreio, o pátio da escola está muito sujo. Há restos de alimentos e papéis espalhados pelo chão.
Cada grupo deverá observar por uma semana o recreio e anotar o que é mais descartado, quantidade de lixeiras, turmas que mais sujam, etc.
Ao término da semana, cada grupo deverá se reunir e propor duas estratégias para solucionar o problema do excesso de lixo após o recreio.
Cada grupo deverá preparar materiais de conscientização que serão apresentados à comunidade escolar em data a ser definida com a direção/coordenação: vídeos, cartilhas, cartazes, etc.
O símbolo criado e escolhido pelo grupo deverá constar em todo o material que produzirem
Obs.: Professor(a), caso a sua escola não vivencie a situação proposta, você poderá propor outra que seja relevante para seus alunos e sua escola.