Leia a informação a seguir e responda a questão
Para formar o número 51 foram usados dois algarismos.
a) Forme outro número usando os algarismos do número 51.
b) É possível formar um número par usando esses algarismos? Explique sua resposta.
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UNIT) O calor específico de um corpo pode ser medido aquecendo-se esse corpo até uma temperatura conhecida. Considerando-se que um bloco de 100,0g de massa, feito de um material desconhecido seja colocado em um calorímetro de cobre de 1,0 kg, contendo 100,0g de água, estando o sistema em equilíbrio, a 30°C.
Sabendo-se que, ao adicionar 120,0 mL de água a 90°C ao calorímetro, a temperatura de equilíbrio do sistema passa a ser 50°C, os calores específicos do cobre e da água são, respectivamente, iguais a 0,092 cal/g°C e 1,0 cal/g°C, nessas condições e desprezando-se a perda da energia térmica para o meio, é correto afirmar que o calor específico do bloco, em cal/g°C, é igual a
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
Algumas doenças neurodegenerativas podem ser resultado da degradação progressiva da bainha de mielina dos neurônios pela ação do próprio sistema de defesa. Um exemplo é a adrenoleucodistrofia (ou ALD), uma doença hereditária na qual os portadores apresentam um acúmulo de grandes quantidades de um determinado tipo de gordura nos neurônios, o que estimula o ataque por leucócitos do próprio organismo. Outro exemplo de doença desmielinizante é a esclerose múltipla (figura a seguir) que apresenta características semelhantes à ALD, mas possui causas distintas. Embora os estudos já realizados não permitam uma conclusão definitiva, acredita-se que a esclerose múltipla tenha um componente genético, mas que a expressão da doença seja desencadeada pela ação de determinados micro-organismos.
A partir do texto lido e dos seus conhecimentos sobre tecido nervoso e doenças relacionadas, analise as seguintes afirmativas e aponte a que apresenta um ERRO:
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UNIRIO) Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, sugerem que o uso de estatinas, substâncias utilizadas ao colesterol, podem retardar o envelhecimento das artérias.
As artérias dos pacientes que sofrem de doenças cardíacas (pressão alta, diabetes, colesterol alto) e tem hábitos desaconselhados (tabagismo, pouca ou nenhuma atividade física) envelhecem em uma progressão mais acelerada do que o resto do corpo. As células das artérias mais “envelhecidas” não funcionam tão bem quanto as mais jovens. Por isso, são menos capazes de combater a ruptura dos depósitos de gordura, chamados de placas arterioscleróticas, o que pode bloquear as artérias e causar ataques cardíacos e derrames. De acordo com o estudo, ao aumentar os níveis da proteína NBS-1, as estatinas aceleram a recuperação do DNA das células, aumentando o tempo de vida das artérias e prevenindo seu envelhecimento prematuro.
http://www.bbc.co.uk
Em nível estrutural, os vasos sanguíneos aos quais o texto se refere diferenciam-se das veias porque
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
(ENEM 2015 1º APLICAÇÃO)
Segundo dados apurados no Censo 2010, para uma população de 101,8 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais de idade e que teve algum tipo de rendimento em 2010, a renda média mensal apurada foi de R$ 1 202,00. A soma dos rendimentos mensais dos 10% mais pobres correspondeu a apenas 1,1% do total de rendimentos dessa população considerada, enquanto que a soma dos rendimentos mensais dos 10% mais ricos correspondeu a 44,5% desse total.
Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 16 nov. 2011(adaptado).
Qual foi a diferença, em reais, entre a renda média mensal de um brasileiro que estava na faixa dos 10% mais ricos e de um brasileiro que estava na faixa dos 10% mais pobres?
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UDESC) Considere a seguinte sequência de códons de um segmento de RNA mensageiro:
AUG – CUC – UAU – CCC – GUC – GGG – AGG – UGA
Assinale a alternativa que contém os nomes do primeiro e do último aminoácido (sequência da esquerda para a direta) que estarão presentes na cadeia polipeptídica a ser formada.