Uma barra delgada está em uma temperatura na qual o seu comprimento é igual L0=100 cm.A barra, de coeficiente de dilatação linear 8.10-5 °C-1 é, então, colocada a uma distância d=0,8m do vértice de um espelho curvo. O espelho possui um raio de curvatura de 160cm.Para se fazer a imagem crescer meio centímetro, pode-se:
Questões relacionadas
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(UECE) Se os dois primeiros termos de uma progressão geométrica são dados por x1 = p2 – q2 e x2 = (p – q)2, com p > q > 0, então a expressão do décimo primeiro termo desta progressão será:
- Filosofia | 3. Medieval
(ESPM) Seu principal objetivo era demonstrar, por um raciocínio lógico formal, a autenticidade dos dogmas cristãos. A filosofia devia desempenhar um papel auxiliar na realização deste objetivo. Por isso a tese de que a filosofia está a serviço da teologia.
Antonio Carlos Wolkmer – Introdução à História do Pensamento Político
O texto deve ser relacionado com:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
A porca e os sete leitões
É um mito que está desaparecendo, pouca gente o conhece. É provável que a geração infantil atual o desconheça. (Em nossa infância em Botucatu, ouvimos falar que aparecia atrás da igreja de São Benedito no largo do Rosário.) Aparece atrás das igrejas antigas. Não faz mal a ninguém, pode-se correr para apanhá-la com seus bacorinhos que não se conseguirá. Desaparecem do lugar costumeiro da aparição, a qual só se dá à noite, depois de terem “cumprido a sina”.
Em São Luís do Paraitinga, informaram que se a gente atirar contra a porca, o tiro não acerta. Ninguém é dono dela e por muitos anos apareceu atrás da igreja de Nossa Senhora das Mercês, na cidade onde nasceu Oswaldo Cruz.
ARAÚJO, A. M. Folclore nacional I: festas, bailados, mitos e lendas.São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Os mitos são importantes para a cultura porque, entre outras funções, auxiliam na composição do imaginário de um povo por meio da linguagem. Esse texto contribui com o patrimônio cultural brasileiro porque
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.01 Intergenericidade e Hibridismo
Cyberbullying : ofensas e humilhações na Internet Humilhar, constranger, ofender, perseguir, difamar, machucar. Esses são os ingredientes maléficos que compõem o bullying, expressão inglesa aplicada às escolas para definir o comportamento de crianças e adolescentes que têm o dom de infernizar a vida dos seus colegas. Volta e meia, a imprensa noticia casos em que a agressão chega a extremos, terminando na morte da vítima ou do agressor. Ou seja, o que pode parecer uma simples brincadeira de criança, piadinhas de mau gosto ou apelidos pejorativos, na verdade não têm nada de normal ou inconsequente. É um desvio de comportamento em que o agressor pratica abusos morais ou físicos, levando a vítima a se afastar do convívio dos amigos, a desinteressar-se dos estudos, abalando profundamente sua autoestima. [...] O mais grave dessa situação é que a vítima, na maior parte das vezes, não sabendo como reagir, com medo de piorar sua situação, acaba se isolando, sofrendo sozinho, sem pedir ajuda a ninguém. Justamente numa época da vida em que o adolescente está definindo sua personalidade e que a opinião do grupo é fundamental como parâmetro de aceitação e admiração, ele se vê indefeso e profundamente magoado. Este tem sido um desafio para muitos pais e professores que se veem diante de um desvio de comportamento que tantos danos é capaz de causar, sem saberem como evitar que isso aconteça. DUPRAT, Maluh. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vyaestelar/cyberbullying.htm>. Acesso em: 10 jun. 2016. (Fragmento)
Tanto o artigo de opinião quanto a charge abordam a questão do ciberbullying. Ao relacionar os textos anteriores, infere-se o seguinte ponto de vista defendido pelos dois autores:
- Literatura | 2. Produção Medieval
O todo sem a parte não é todo
O todo sem a parte não é todo,
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte fez todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo todo.
Em todo o sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte;
E feito em partes todo, em toda a parte
Em qualquer parte sempre fica todo.
O braço de Jesus não seja parte,
Pois que feito Jesus em partes todo,
Assiste cada parte em sua parte.
Não se sabendo parte deste todo
Um braço que lhe acharam sendo parte,
Nos diz as partes todas deste todo.
Disponível em: https://www.guiadelinguagens.com.br/dicas-de-estudo/barroco-poesia-gregorio-de-matos/ Último acesso em 20 07 19
O poema barroco de Gregório de Matos opera com temas e formas representativas do movimento seiscentista. No texto, o poeta