Uma pessoa interessada em comprar uma sala nesse edifício pode concluir que
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Texto base: ..
Enunciado:
Analise atentamente a figura apresentada a seguir e considere as medidas dadas em cm
Marque a seguir a afirmativa CORRETA.
- Ciências - Fundamental | 19. Componentes do Sistema Solar
O Sol possui uma grande força gravitacional e mantém os planetas do Sistema Solar orbitando ao seu redor. Sobre esses planetas, assinale a opção correta.
- História - Fundamental | 02.1. O brasil indígena
OS PRIMEIROS CONTATOS ENTRE PORTUGUESES E INDÍGENAS
Quando desembarcaram nas terras onde hoje é o Brasil, os portugueses entraram em contato com os indígenas que aqui viviam. Europeus e indígenas tinham características muito diferentes, como idioma, os costumes e a religião.
Os indígenas que habitavam as terras que hoje são o Brasil faziam parte de vários povos que falavam línguas diferentes.
O modo de se vestir era muito diferente. Enquanto os portugueses usavam calças, camisas e botas, os indígenas não vestiam roupas. Pintavam seus corpos e usavam adereços de penas. Além disso, indígenas e portugueses não compreendiam a língua um do outro. Por isso, é provável que nos primeiros contatos os dois grupos tenham se comunicado por gestos.
A religião dos portugueses e indígenas também variava. Enquanto os portugueses praticavam o catolicismo, cada grupo indígena tinha sua própria religião. Além disso, esses grupos acreditavam em vários deuses e no poder das forças da natureza.
Os portugueses estavam interessados em ouro, prata e pedras preciosas, mas não os encontraram no início. Sendo assim, não se preocuparam em dominar as terras naquele momento.
Um dos navegantes portugueses, Pero Vaz de Caminha, escreveu ao rei de Portugal para contar o que havia sido encontrado. Por isso temos a versão dos europeus sobre o que aconteceu, mas não a dos indígenas.
Projeto Lumirá – História. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2013.
- “...Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei de Portugal para contar o que havia encontrado. Por isso, temos a versão dos europeus sobre o que aconteceu, mas não a dos indígenas”.
A situação histórica descrita evidencia
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text.
Available at: allenmf.wordpress.com/page/5/. Accessed on: March 03, 2014.
Text – There are over 1,000 species listed as endangered in Africa.
By choosing Life Savers you’re funding efforts to save and protect the valuable
diversity of our planet’s wildlife.
Together we can do something.
A) What can Life Savers do to help wildlife?
B) What continent is showed in the picture?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Conto fantástico
Leia um trecho do livro Declaração universal do moleque invocado, do escritor Fernando Bonassi. Toda criança tem direto a aprender a língua das borboletas, lobos, corujas, peixes, árvores, bolinhas de gude ou pedras. Toda criança tem direito de inventar pelo menos três línguas secretas. Toda criança deve pedir desculpa quando pisar no pé de alguém sem querer. […] Toda criança tem o direito a ir ao dentista e não sentir dor. […] Toda criança tem direito de comer pelo menos oito brigadeiros bem molinhos por semana.
Fernando Bonassi. Declaração universal do moleque
invocado. São Paulo: Cosac&Naify, 2001.
a) A Declaração universal do moleque invocado fala de coisas divertidas das quais as crianças têm direito. Escreva quais os direitos que o autor, de forma bem humorada, apresenta no trecho que você leu.
b) Indique em qual parágrafo encontra-se um dever citado pelo autor. Depois, copie-o.
c) Escreva a sua declaração de direitos da criança invocada, seguindo a forma divertida do autor Fernando Bonassi.