Leia o poema a seguir.
Em que estrofe o poema fala de um guarda-chuva que está com o mesmo problema do guarda-chuva do Cebolinha?
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- Matemática | 13.4 Quadriláteros Notáveis
(UEFS)
O trapézio representado na figura tem bases medindo 12cm e 4cm, e os ângulos internos da base maior medem 60º e 30º.
Seu perímetro, em cm, é igual a:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
São encontrados 60 cromossomos em uma célula diploide de um boi. Assim, pode-se afirmar que, nesse animal, o número de cromossomos encontrado em uma célula do estômago, em um espermatozoide e em uma célula muscular são, respectivamente,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Como os dias iam passando e a princesa continuava sem sair do quarto, o cozinheiro, o médico e o cabelereiro resolveram tomar uma providência.
a) O que estava causando tanta tristeza à princesa?
b) Por que isso estava causando tanta tristeza à princesa?
c) Por que a princesa não queria ver ninguém?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Mira con atención los medios de transporte que aparecen en este cruce de una ciudad para responder a la cuestión.
Imágenes disponibles en: <http://www.google.com.br/>. Acceso el: 16 sep. 2012
De los medios de transporte que aparecen en la imagen ¿cuál de ellos lleva, de una sola vez, un mayor número de pasajeros?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto e responda a questão.
CORTINA FECHADA. CAI LUZ DA PLATEIA. MÚSICA. Voz de Zezé – ( Off) A gente vinha de mãos dadas, sem pressa de nada pela rua. Totoca vinha me ensinando a vida. Mas ensinando as coisas fora de casa. Porque em casa eu aprendia descobrindo sozinho e fazendo sozinho, fazia errado e fazendo errado acabava sempre tomando umas palmadas. Até bem pouco tempo ninguém me batia. Se não estivesse na rua eu começava a cantar. Cantar era bonito. (Ao fundo ouve-se a introdução da música: “Marinheiro, Marinheiro”). Mas como eu não podia cantar por fora, fui cantando por dentro. (Ouve-se a voz de Zezé e da mãe cantando juntos). Eu estava me lembrando de uma música que mamãe cantava quando eu era bem pequenininho. (Começa abrir cortina lentamente). Era bonito quando ela cantava e eu ficava junto aprendendo... FICAM ZEZÉ E TOTOCA DE MÃOS DADAS NO CENTRO DO PALCO. NUM LADO DO PALCO A CADEIRA DO TIO EDMUNDO, NO OUTRO LADO UMA JANELA AZUL E UM BANCO COMPRIDO. SOM DE ESTRADA MOVIMENTADA. TOTOCA CUTUCA ZEZÉ. Totoca — Que é que você tem, Zezé? Zezé — Nada. Estava cantando. Totoca — Cantando? Zezé — É. Totoca — Então eu devo estar ficando surdo. (Pausa. Aponta a “estrada”). A gente primeiro olha bem. Para um lado e depois para o outro. Agora! CORREM E PARAM, AGITADOS. Totoca — Teve medo? (Zezé quer dizer sim, mas faz “não” com a cabeça). Agora você está sozinho. Nada de medo que você já está ficando um homenzinho. ZEZÉ VAI E VOLTA. NA VOLTA ABRE UM FOCO SOBRE A JANELA AZUL. Totoca — É ali. Você gosta? Zezé — Gosto. Mas por que a gente tem que mudar para cá? Totoca — É bom a gente sempre se mudar. SENTAM-SE NO BANCO. Zezé — Totoca, idade da razão pesa? Totoca — Que besteira é essa? Zezé — Tio Edmundo quem falou. Disse que eu era “precoce” e que ia entrar logo na idade da razão. E eu não sinto diferença. Totoca — Tio Edmundo é um bobo. Vive metendo coisas na sua cabeça. Zezé — Ele não é bobo. Ele é sábio. E quando eu crescer quero ser sábio e poeta e usar gravata de laço. Totoca — Por que gravata de laço? Zezé — Porque ninguém é poeta sem gravata de laço. Quando tio Edmundo me mostra retrato de poeta na revista, todos têm gravata de laço. Totoca — Zezé, deixe de acreditar em tudo que ele fala para você. Tio Edmundo é meio trongola. Meio mentiroso. O meu pé de laranja lima, adaptação de Luciano Luppi. Disponível em: <http://oficinadeteatro.com/
conteudotextos-pecas-etc/pecas-de-teatro/viewdownload/11-pecas-infanto-juvenis/
363-o-meu-pe-de-laranja-lima>. Acesso em: 21 abr. 2017.
Leia novamente o trecho:
Se não estivesse na rua eu começava a cantar. Cantar era bonito. ( Ao fundo ouve-se a introdução da música: “Marinheiro, Marinheiro.)
” Como é conhecida a frase em destaque típica do texto teatral?