Texto base: Raquel resolveu brincar de formar números de 3 algarismos usando as seguintes fichas:
Enunciado:
1. Qual é o menor número de 3 algarismos que ela pode formar usando 3 fichas? ______________
2. Qual é o maior número de 3 algarismos que ela pode formar usando 3 fichas? ______________
Questões relacionadas
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão.
VITALE. D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).
O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)
- Física
Um varal de roupas é constituído por um fio de comprimento 10 m e massa 2,5 kg suspenso nas extremidades por duas hastes uniformes de 200N de peso, com articulação nas bases, inclinadas de 45º em relação às bases e de iguais comprimentos. Um vento forte faz com que o fio vibre com pequena amplitude em seu quinto harmônico, sem alterar a posição das hastes. A frequência, em Hz neste fio é:
Observação:
- a vibração no fio não provoca vibração nas hastes
- História
A cidade do Rio de Janeiro foi palco de vários eventos importantes que se relacionam diretamente com o processo de desenvolvimento da luta contra as ações da ditadura entre 1964 e 1985.Apenas uma das alternativas abaixo reúne dois desses eventos, de modo CORRETO. Assinale-a.
- História | 1. Colônia
Durante a União Ibérica (1580-1640), iniciou-se a ocupação do território que hoje denominamos de Amazônia. Considere as seguintes afirmativas sobre a ocupação desse território.
I. A ocupação portuguesa foi empreendida de duas maneiras: a primeira com a instalação de fortalezas militares na beira dos rios para controlar a navegação (única via de comunicação) e os navios de outros países europeus; a segunda, através de várias ordens de padres católicos que instalaram missões para a evangelização dos índios.
II. O Forte do Presépio, instalado em 1616, deu origem à cidade de Belém; do Forte de São José do Rio Negro, fundado em 1669, nasceu Manaus.
III. Os índios, nas Missões, cultivavam a terra e entravam na floresta para colher as drogas do sertão, tais como: a baunilha, o cacau, o guaraná e a castanha-do-pará. Porém, as Missões transformaram-se em empreendimentos pouco lucrativos, uma vez que os índios não gostavam de trabalhar.
Das afirmativas acima, pode-se dizer que
- Arte - Fundamental | 03.1. Brincadeiras populares
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens ( Youtube)
- Fitas de cetim
- Poste
- Tesoura
- Cd (música escolhida pelo professor)
- Aparelho de som
- Filmadora
PROCEDIMENTOS
- No início da aula o professor poderá fazer uma breve introdução do tema falando sobre a
origem e a história da dança do pau-de-fita, bem como sobre seu enraizamento cultural em
diversas regiões do Brasil.
Sugestões de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pau_de_fita
http://www.floripacultura.com/2009/09/o-trancar-do-pau-de-fita-conta- historia.html
- O professor poderá introduzir o tema através de vídeos da internet que mostram como essa
dança é praticada em diferentes contextos no Brasil.
- Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=UJlFB8ZuFE4
http://www.youtube.com/watch?v=sxIUtOSIFgA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=sxIUtOSIFgA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=-0XaBZTNlOU
- Para dar início às atividades o professor poderá construir o pau-de-fitas com o auxílio
das crianças (Figura 1). Cada uma delas escolherá a cor de sua fita e com a ajuda do
professor irá cortá-la com um comprimento de 3 metros. Em seguida, o professor fará
a fixação de cada uma das fitas em um poste de aproximadamente 2 metros de altura (ex.:
poste da rede de vôlei). Após fixadas, cada criança esticará sua respectiva fita e formarão um
círculo entorno do potes para iniciar o ensaio da dança.
- Dando sequência a atividade anterior as crianças postadas em círculo entorno do poste
iniciarão o ensaio de alguns passos da dança.
1º passo(troca de duplas): em duplas as crianças trocarão de lugar fazendo a primeira trança
na fita.
2º passo (troca grupos): a segunda troca será feita em grupos de 4 crianças onde um grupo irá
rodar no sentido horário e o outro no sentido anti-horário.
3º passo (troca dos meninos): as meninas levantarão suas fitas e o meninos passarão por
debaixo com a suas fitas dando uma volta completa no mastro até voltar ao seu lugar de
origem.
4º passo (troca das meninas): agora é a vez dos meninos levantarem suas fitas para que as
meninas façam a volta entorno do mastro.
5º passo (dançando com a fita): as mesmas duplas do primeiro passo vão se juntar e dançar
abraçadas. Nesse momento elas farão 5 rodopios para a direita.
- Em seguida, as duplas, ainda dançando juntas farão 5 rodopios para a esquerda para começar
a desfazer as tranças do mastro. Os passos que se seguem serão no sentido contrário ao que
foi feito até este momento do 4º para o 3º, do 3º para o 2º e do 2º para o 1º passo que irá
finalizar a coreografia. Ao final dos passos todas as fitas estarão desatadas das tranças. Os
movimentos durante as coreografias devem ser feitos com rebolados e requebrados no ritmo
da música, por isso, as repetições da coreografia devem ser feitas acompanhadas com
embalos musicais da dança do pau-de-fita.
Sugestão de musica:
- “Expresso da Rancheira” do Grupo Chiquito e Bordoneio
Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=4yu1yEEOYIE
- Para finalizar, o professor poderá convidar os professores, funcionários e demais turmas
da escola para assistir a coreografia que foi ensaiada pelas crianças. Esse momento deve ser
filmado para que as próprias crianças possam fazer uma avaliação posterior sobre a
performance do grupo diante do coletivo da escola.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.htm