2. RELÓGIO
37. Texto base: As aulas de Educação Física, do turno da tarde de uma escola, acontecem sempre no horário marcado no relógio a seguir. Veja: Disponível em: <www.smartkids.com.br>. Acesso em: 15 out. 2014.
Enunciado:
Na última aula o professor iniciou as atividades 1 hora mais tarde. Que horas o relógio estava marcando quando a aula começou?
Questões relacionadas
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(UFF) Os invertebrados se diferenciam a partir de diversas características morfológicas, incluindo a presença e número de patas. Considerando uma barata, uma aranha, um escorpião e um ácaro, pode-se afirmar que o número de pares de patas desses animais é, respectivamente,
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
De acordo com o eu lírico do texto apresentado, o amor se parece com
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UEPB) Na história da vida na Terra o aparecimento da fotossíntese representa um passo de extrema importância. A partir da leitura das informações contidas no gráfico abaixo e dos conhecimentos da ciência atual, analise as proposições que seguem:
I. As primeiras bactérias fotossintetizantes capazes de utilizar H2O em lugar de H2S, teriam surgido há pouco menos de 3 bilhões de anos. A abundância de água no planeta permitiu que essas bactérias se espalhassem por todo o planeta. Elas teriam sido ancestrais das cianobactérias atuais.
II. Esse processo, atualmente realizado por algas, plantas e bactérias em geral, consiste na produção de substâncias energéticas alimentares a partir de H2O e CO2 utilizando luz como fonte de energia. A maioria dos seres autotróficos atuais também produz O2 que é liberado para o ambiente.
III. Acredita-se que, inicialmente, os reagentes para a fotossíntese eram CO2 e H2S. Corrobora essa hipótese a existência das sulfobactérias, organismos capazes de realizar fotossíntese utilizando o gás carbônico e o sulfeto de hidrogênio que, na presença de energia luminosa, reagem, produzindo glicose, enxofre e água.
IV. No início, a atmosfera terrestre era pobre em O2 que era produzido principalmente pela decomposição de moléculas de água sob ação da radiação ultravioleta do Sol. A grande proliferação e dispersão de bactérias fotossintetizantes primitivas fez com que, a partir de 2,5 bilhões de anos atrás, a concentração de O2 aumentasse progressivamente até estabilizar-se em torno de 21%, que é a porcentagem atual.
V. Atualmente a hipótese mais aceita sobre o modo de nutrição dos primeiros seres vivos é a autotrófica. De acordo com essa hipótese os primeiros seres vivos seriam quimiolitoautotróficos, e a partir destes teriam surgido primeiro os fermentadores, depois os fotossintetizantes e, por fim, os aeróbios.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UFPA) A figura acima ilustra o conceito de células-tronco, que tem sido objeto de muita polêmica, principalmente no âmbito da justiça, da ética e da religião. Em relação ao que a figura representa e à luz dos conhecimentos atuais, considere as seguintes afirmativas:
I. Células-tronco são células indiferenciadas, com potencialidade para dar origem aos mais diversos tipos de células especializadas que formam os tecidos do organismo.
II. Células-tronco embrionárias ou pluripotentes têm a capacidade de se diferenciar em qualquer tipo de célula adulta.
III. Células-tronco multipotentes, que são menos plásticas e mais diferenciadas, dão origem a uma gama limitada de células dentro de um determinado tipo de tecido.
IV. As células-tronco embrionárias constituem a chamada massa celular interna da blástula (blastocisto), que dá origem ao embrião.
V. Células da medula óssea são exemplos de células-tronco pluripotentes.
É correto o que se afirma em:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As ruas na Roma Antiga também eram um importante espaço de convívio social. Nelas, os moradores da cidade podiam debater e decidir, juntos, assuntos sobre o futuro da cidade. Assinale a resposta correta.
a) Na Roma Antiga, as ruas eram:
( ) cheias de gente e estreitas.
( ) vazias e largas.
b) Os governantes romanos não permitiam que:
( ) as carroças circulassem por elas durante o dia.
( ) as pessoas caminhassem por elas durante o dia.
c) As ruas na Roma Antiga eram:
( ) espaço de convívio entre seus moradores.
( ) local de brigas.