Observe os ângulos na imagem abaixo:
Elaborado pelo autor.
Temos que os ângulos internos: x, y e α = 2y – 10, β = 4x + 10 e ω = 2x – 5.
É possível ver que alguns dos ângulos internos estão sem as suas medidas, então:
- Cite a proposição que relaciona os ângulos internos de um triângulo qualquer.
- Calcule a medida dos ângulos internos (y, α, β, ω e x) dos triângulos A e B que estão sem as medidas.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem a seguir e leia o texto sobre um movimento social que ocorreu durante a República Oligárquica.
Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/revolta-vacina-cidadania.htm>. Acesso em: 26 nov. 2012.
Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados a pedradas, destruição de fachadas dos edifícios públicos e privados, árvores derrubadas: o povo do Rio de Janeiro se revolta contra o projeto de vacinação obrigatório proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz. (Gazeta de Notícias, 14 de novembro de 1904).
Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sociedade/novavellha-questao-da-seguranca-publica-no-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 26 nov. 2012.
Identifique o movimento social a que se referem a imagem e o texto.
Determine a razão principal do descontentamento do povo do Rio de Janeiro neste contexto.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02.1. Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
Leia o texto a seguir para responder as questões.
As florestas da Amazônia concentram 60% de todas as formas de vida do planeta. Acredita-se que apenas a metade seja conhecida pelos cientistas. São mais de 3 mil espécies de árvores, algumas com mais de 50 metros de altura. Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais precisamos preservá-la.
Revista Veja 2130, Veja Amazônia, Edição especial, set. 2009.
Leia o trecho a seguir.
Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais precisamos preservá-la.
a) Identifique os referentes dos pronomes destacados:
Esses: ________________
la: _________________
b) O Pronome “la” foi empregado adequadamente? Justifique sua resposta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Leia o texto.
Vovô Bartolomeu
Vovô Bartolomeu desde manhãzinha que olhava o pardacento céu, enrugando a já bem engelhada testa.
— Vovô, que é que você está a ver no céu?
— Estou vendo uma coisa que você vai ver só, logo no meio-dia, e que a estas horas já chegou lá no sô Luca.
— Que é que tem lá no sô Luca?
— Diga aos homens para trabalhar com pressas, senão você vai ver só: ninguém que para com chuva.
E vovô Bartolomeu entrou arrastadamente na cubata, donde saía um fumo bem de fogueira quente. Ainda o ouvi cantar
— Eh! Eh! Eh! Eh!
— Eh! pessoal! Vamos despachar o serviço. Vovô Bartolomeu disse que vai vir chuva.
E todo o pessoal começou a trabalhar com força, para acabar de recolher o milho, quase para o meio-dia.
A colheita não tinha sido má, e para este ano havia de pagar todas as contas e ainda sobrava dinheiro para dar o alembamento da filha do velho Gonga.
[...]
In: SANTILLI, Maria Aparecida. Estórias africanas: história e antologia.
São Paulo: Ática, 1985, p. 55-7.
O trecho “Vovô Bartolomeu desde manhãzinha que olhava o pardacento céu, enrugando a já bem engelhada testa”, refere-se ao fato de o vovô estar observando a
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] El Park Güell parece sacado de un cuento de hadas. Es
un lugar extraño, peculiar, incluso onírico, pero sin duda bello.
Un paseo por el parque despierta incluso a las imaginaciones
[4] más adormiladas. Las curiosas formas y las atrevidas
combinaciones de colores, mezcladas con la vegetación, crean
un mundo diferente al que el visitante se siente
[7] irremediablemente atraído.
En todos los rincones se percibe la pasión de Gaudí
por las formas de la naturaleza. El arquitecto quería que la
[10] intervención humana en ese bosque se integrase en el paisaje,
lo complementase, y sin duda lo consiguió. Caracoles, setas,
hojas, flores, troncos o elefantes aparecen constantemente en
[13] los mosaicos, en las formas arquitectónicas.
Al entrar en el parque nos topamos con una curiosa
você sabe que você nos previene de que accedemos ao mundo dos los
[16] Cuentos de Hadas. Era la casa de los conserjes y es ahora la
encargada de recibir a los visitantes. Desde allí una escalinata
da acceso al recinto, y en ella se encuentra uno de los símbolos
[19] del Park Güell y también de Barcelona: el famoso dragón
Policromo, cubierto de pequeños trozos de baldosas de colores.
Esta técnica tan característica de la obra de Gaudí y que se
[22] Encuentra por todo el parque se conoce como Trencadís, y
utiliza pedaços, irregulares de azulejos e outros materiais, como
recubrimiento. Los trozos usados provenían de piezas rotas a
[25] Propósito o de restos de otras construcciones.
Internet: <www.spain.info> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior, juzgue lo siguiente ítem.
De acuerdo con el texto, para la construcción de los mosaicos, se cortaron minuciosamente las piezas para adecuarlas al diseño.
- Filosofia | 2.2 Clássica
TEXTO I
Sócrates – Imagine, pois, homens que vivem em uma morada subterrânea em forma de caverna. A entrada se abre para a luz em toda a largura da fachada. Os homens estão no interior desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo que não podem mudar de lugar nem voltar à cabeça para ver algo que não esteja diante deles. A luz lhes vem de um fogo que queima por trás deles, ao longe, no alto. Entre os prisioneiros e o fogo, há um caminho que sobe. Imagine que esse caminho é cortado por um pequeno muro, semelhante ao tapume que os exibidores de marionetes dispõem entre eles e o público, acima do qual manobram as marionetes e apresentam o espetáculo.A Alegoria da caverna: A República. In: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos Pré-socráticos a Wittgenstein. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
TEXTO II
Sócrates – Agora, caro Glauco, é preciso aplicar toda esta alegoria a tudo o que dissemos antes. Compare o mundo visível à caverna e a chama ao Sol. A subida do cativo para contemplar a realidade superior, você não haveria de se desiludir, se a comparasse à alma que se eleva para o mundo inteligível. Ela (a ideia do bem) gerou no mundo visível a luz e as fontes, enquanto que no mundo inteligível ela mesma abre as portas da verdade e da inteligência e quem queira se portar sabiamente em particular e em público deve contemplar essa ideia.
PLATÃO. A República. São Paulo: Escala Educacional, 2006. p. 47.
“Alegoria da Caverna” é uma passagem do livro “A República” do filósofo Platão. Nesses excertos, esse pensador defende que o conhecimento verdadeiro é alcançado no mundo