O texto a seguir é um trecho de um poema de Carlos Drummond de Andrade. Leia-o e resolva as questões
MÃOS DADAS
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considere a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
(...)
Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/drumm3.html#maos Acesso em: 12 de abr. de 2012.
As palavras sublinhadas no poema são
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
(UECE) “Aliada ao rompimento das ideias do mundo medieval, rompeu-se também a confiança nos velhos caminhos para a produção do conhecimento: a fé, a contemplação não eram mais consideradas vias satisfatórias para se chegar à verdade. Um novo caminho, um novo método precisava ser encontrado, que permitisse superar as incertezas.”
ANDERY, Maria Amália, et al. Para compreender a ciência. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988, p.173.
Considerando o surgimento da ciência moderna e sua forma de abordagem da realidade, assinale a opção que completa correta e respectivamente as lacunas do seguinte enunciado: O ____________ e o ____________ foram correntes filosófico-científicas que contribuíram para o surgimento das ciências modernas. O primeiro valoriza o raciocínio como fonte do verdadeiro conhecimento e aborda a realidade a partir do ____________ . O segundo, por sua vez, valoriza a experiência e procura produzir conhecimentos na lida com os fatos e as coisas humanas e naturais, e analisa a realidade através do ____________ .
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UFJF) Nas cobranças de faltas em um jogo de futebol, uma bola com massa de 500 gramas pode atingir facilmente a velocidade de 108 km/h .Supondo que no momento do chute o tempo de interação entre o pé do jogador e a bola seja de 0,15 segundos, podemos supor que a ordem de grandeza da força que atua na bola, em newton, é de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
“As bombas inteligentes” e o amanhecer em Bagdá
Amanhecia em Bagdá. Sobre a velha cidade começaram a cair as “bombas inteligentes”, prodígios tecnológicos da civilização ocidental e cristã. Amanhecia em Bagdá. Azulada luz de crepúsculo matinal já permitia avistar-se o traço sinuoso do lerdo rio Tigre, suas águas começaram a refletir o fogo das explosões. Amanhecia em Bagdá.
JORNAL DA CIDADE. As “bombas inteligentes” e o amanhecer em Bagdá. Caderno de Variedades.
Aracaju, mar. 2003.
O uso das aspas na expressão “bombas inteligentes” tem como função
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Observe a tirinha:
O efeito de humor é garantido, principalmente, pelo
- Biologia | 14. Biotecnologia
(PEQUENO PRÍNCIPE) Observe o fragmento de texto a seguir: Pesquisador da UFAL desenvolve pesquisa sobre plantas no Agreste/Sertão
Objetivo da pesquisa é a manutenção da variedade genética dessas cactáceas
Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, estudam a propagação do mandacaru, xique-xique e da coroa-de-frade. Os estudos estão sendo realizados no Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas (CR-ad) da Universidade Federal de Alagoas (CRAD/UFAL).
De acordo com José Vieira Silva, professor de fisiologia de plantas, o principal objetivo da pesquisa é a manutenção da variedade genética dessas cactáceas. “Nosso trabalho visa à reprodução desses cactos em laboratório e, posteriormente, a sua propagação vegetativa e plantio para garantir a variabilidade genética das espécies no ambiente natural. Nos últimos anos, devido à grande seca, a ação de extrativismo dessas cactáceas tem sido muito grande, principalmente para uso na alimentação animal, ornamentação e no caso da coroa-de-frade, que é utilizada na culinária exótica. Como são plantas que crescem muito lentamente, diversas áreas tiveram essas populações de cactáceas praticamente dizimadas. Nesse sentido, estamos tentando reproduzi-las para formar um banco de matrizes e depois retorná-las para o plantio no ambiente natural”, explica. [...]
Disponível em: http://www.tribunahoje.com/noticia/177376/interior/2016/04/28/pesquisador-da-ufal-desenvolve-pesquisa-sobre-plantas-no-agresteserto.html. Acesso em: 05/05/2016.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A vantagem da reprodução vegetativa é que ela promove a variabilidade genética.
II. Na reprodução vegetativa, o descendente é geneticamente semelhante à planta mãe.
III. O estiolamento é um dos processos usados na reprodução vegetativa.
IV. A melhor estrutura para realizar a reprodução vegetativa é geralmente a caulinar.
Da análise das afirmativas, podemos dizer que: