Texto base: Durante um jogo de tabuleiro, Samuel lançou o dado três vezes:
- • No 1º lançamento tirou 3.
- • No 2º lançamento tirou o dobro do 1º lançamento.
• No 3º lançamento tirou o sucessor do 1º lançamento.
Enunciado:
Qual é a soma dos números que Samuel tirou nos dados?
Questões relacionadas
- História | 6.17 América Latina no Século XX
(FUVEST 2006 1ª FASE) A política externa dos Estados Unidos com relação à América Latina, na segunda metade do século XX, se pautou
- História | 5.4 Absolutismo
(MACKENZIE)
“O Estado sou eu”, frase atribuída ao rei francês Luís XIV, traduzia o grau de centralização de poderes típica dos Estados absolutistas europeus. Tal forma de organização política destacava a figura do monarca como bem caracteriza a imagem acima.
Assinale a alternativa correta que expressa o papel da monarquia absolutista.
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(UNIT)
Alguns cogumelos liberam o oct-1-en-3-ol, uma substância química repelente natural de lesmas, um tipo de molusco que se alimenta dessa espécie de fungos.
Em relação a essas informações, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O bit na galáxia de Gutenberg
Neste século, a escrita divide terreno com diversos meios de comunicação. Essa questão nos faz pensar na necessidade da “imbricação, na coexistência e interpretação recíproca dos diversos circuitos de produção e difusão do saber...”.
É necessário relativizar nossa postura frente às modernas tecnologias, principalmente à informática. Ela é um campo novidativo, sem dúvida, mas suas bases estão nos modelos informativos anteriores, inclusive, na tradição oral e na capacidade natural de simular mentalmente os acontecimentos do mundo e antecipar as consequências de nossos atos. A impressão é a matriz que deflagrou todo esse processo comunicacional eletrônico. Enfatizo, assim, o parentesco que há entre o computador e os outros meios de comunicação, principalmente a escrita, uma visão da informática como um “desdobramento daquilo que a produção literária impressa e, anteriormente, a tradição oral já traziam consigo”.
NEITZEL, L. C. Disponível em: www.geocities.com. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).
Ao tecer considerações sobre as tecnologias da contemporaneidade e os meios de comunicação do passado, esse texto concebe que a escrita contribui para uma evolução das novas tecnologias por:
- História | 1. Introdução à História
Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes?
Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha
da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo.
Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares?BRECHT, B. Perguntas de um trabalhador que lê. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.
Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos. A crítica refere-se ao fato de que