Leia os textos que seguem para responder a questão.
Texto I
Texto II
O texto I
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
O calendário registra os dias de um ano, divididos em semanas e meses; ele também indica as fases da lua, as festas religiosas e os feriados nacionais. Cada país tem seu próprio calendário, com suas datas históricas e culturais importantes.
No Japão, por exemplo, as aulas começam no mês de abril.
Por que o calendário é tão importante para as sociedades?
- Geografia - Fundamental | 3.01 Crescimento Populacional
Analise a tabela a seguir que apresenta estimativas populacionais de três diferentes países para julho de 2015:
A partir da análise desses dados, assinale a afirmativa que apresenta corretamente as informações relacionadas à população de um dos três países:
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(FUVEST 2015 1ª FASE) Considere as figuras a seguir, em que cada esfera representa um átomo.
As figuras mais adequadas para representar, respectivamente, uma mistura de compostos moleculares e uma amostra da substância nitrogênio são
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Pensava em escrever esta coluna sobre o consumismo natalino, mas percebi que não adiantaria muito. Afinal, quem é que quer ouvir bronca justo no Natal? As férias já começaram e todo mundo está no bem-bom, brincando na casa da avó com os primos ou trançando nas pernas das mães, que preparam os quitutes para a festa.
Com o tempo corrido, são poucas as situações como o Natal, quando podemos juntar nossas famílias e encontrar os primos, tios, tias, avôs e avós. Às vezes dos dois lados da família, às vezes só de uma parte.
Em certas casas, ainda existe algum tipo de ritual natalino: a avó fica esperando a missa do galo, as crianças ficam esperando os presentes, alguns rezam. Mas tenho cá comigo que a grande maioria troca presentes, janta e pronto.
Pois, gente, queria propor uma coisa diferente. Não é muito grande nem nada, mas acho que está novamente na hora de vocês darem uma lição nos pais: aproveitem de verdade o dia e a festa, façam com que eles sejam especiais para além de todas as coisas que nos dizem nas propagandas da TV.
Para isso, vale tudo: cozinhem uma comida diferente, cantem uma música divertida, façam presentes vocês mesmos, enfim, inventem. Esse tipo de data existe para celebrarmos o amor entre nós, que no dia a dia fica tão difícil de demonstrar. Aproveitem de verdade a coisa boa do Natal, que é ficar junto. Feliz Natal!
(Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di22121207.htm>. Acesso em: 26 dez. 2012.)
Fica claro que o texto é dirigido a um leitor de pouca idade no trecho
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Reizinho Mandão foi publicado no ano de 1978, pela Editora Pioneira. A obra reflete o momento político vivido pelo Brasil, pois foi lançada um pouco antes da extinção do AI-5 (Ato Institucional nº 5), que dava força total à censura e às perseguições políticas totalmente arbitrárias. O Reizinho Mandão faz crítica aos governos militares brasileiros, já que a primeira edição da obra é de 1978 (final do período militar). A autora, Ruth Rocha, utilizou-se da sátira ou da paródia para apresentar o seu personagem principal.
Leia a seguir um trecho do livro O reizinho mandão, de Ruth Rocha, e responda às questões.
O reizinho não queria saber de nada.
[…]
Ele era tão mandão, que queria mandar em tudo que acontecia no reino.
Quando eu digo tudo, era tudo mesmo!
A diversão do reizinho era fazer leis e mais leis.
[…]
Eu sou o rei. Eu é que mando!
ROCHA, Ruth. O reizinho mandão. São Paulo: Editora Pioneira, 1978.
a) Ao ler o trecho do livro, você acha que a autora também encontrou um jeito de criticar a ditadura militar?
( ) sim ( ) não
b) Que relação pode ser estabelecida entre as frases da autora e a ditadura militar?